sábado, 21 de fevereiro de 2009

Professores amordaçados e acorrentados no desfile

Os professores do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura cumpriram as ordens da DREN de realizar o desfile de Carnaval com os alunos, mas descontentes, apareceram de negro amordaçados e com correntes nas mãos.(...) JN

15 comentários:

Anónimo disse...

Isso é que eles são masoquistas!

Anónimo disse...

Não podemos ver as coisas com essa ligeireza, pq os professores têm sido mesmo muito maltratados por esta Ministra e quem é mais afectado com insólita postura desta, são os alunos.

Anónimo disse...

Os alunos tinham e têm o direito de ter o seu cortejo de carnaval. Não se admite que meia dúzia de professores queiram amordaçar os seus alunos, privando-os do direito de se divertirem e darem larga às suas fantasias de infância.

Anónimo disse...

Até porque o Carnaval é uma das tradições pagãs mais ancestrais que o Homem tem cultivado ao longo de milénios (segundo alguns antropólogos, desde o Paleolítico!) Por outro lado, esta tradição sempre mereceu a melhor e mais entusiástica atenção dos professores, não apenas para esclarecer os alunos do significado e importância que se tem em manter as tradições como formas identitárias de um povo, mas também para, a partir da preparação dos festejos se desenvolverem outras capacidades pedagógicas, tais como a língua, através de composições escritas e pela dramatização; a arte plástica, através da própria criação de máscaras individuais (alter ego?)e respectivas ilustrações; o próprio desfile pelas ruas, numa interacção simbólica e importante da Escola com o Meio, etc. etc. Em suma, a comemoração do carnaval nas escolas é uma óptima oportunidade para se desenvolverem e conhecerem múltiplas capacidades. Ora, com todo o respeito que tenho pela luta dos professores (concordando com algumas razões mas discordando de outras), parece-me um mau exemplo o de escamotear uma tradição com tanto significado sóciocultural como é a do Entrudo.
Já agora, um bom Carnaval para todos os carrazedenses.

h. r.

Anónimo disse...

Carrazedenses amordaçados

A Negociação “Secreta”

em

http://pensar-carrazeda.blogspot.com/2009/02/daqui-e-dali-ruicmartins.html

Anónimo disse...

Disseram-me que o senhor h.r. foi professor. Já agora diga-me com quantos anos se reformou, para vir aqui falar de maus exemplos. Agora de fora canta bem...
Professor de Carrazeda, com orgulho de todos os colegas grevistas do concelho

Anónimo disse...

O professor orgulhoso de Carrazeda, que na circunstância é do PSD, não se dá bem, de todo, com a reforma do Ensino...
Mas deve habituar-se a ela porque se o Sócrates for andando, a tia "Manela" não deixará de apertar consigo...
Habitue-se, habituemo-nos!
A qualidade e responsabilidade nunca mais se coadunam com aquela prática muito em voga em Carrazeda que era de ver professores no activo em permanência nos Cafés...
Até pareciam os donos dos estabelecimentos!

Anónimo disse...

"quem mais fala mais tem que se lhe diga" - Nulidades

Anónimo disse...

O senhor h. r. ainda anda nas rondas a reparar quem anda nos cafés?! É pena que não se lembre das várias 6ªs feiras em que os encarregados de educação procuravam por si durante o horário e não o encontravam. A memória é curta. E a sua pedagogia continua a mesma de sempre. Arrogante para com os outros colegas, pais e os alunos! Com tanta qualidade, ~devia andar até aos 65 anos e não abandonar o barco, antes que lhe descobrissem as manhas.
Um professor 100% ao lado dos grevistas

Anónimo disse...

Ao caro colega "orgulhoso..."respondo-lhe, em sinal de respeito e deontologia: parece-me que não leu com atenção o penúltimo período do texto que escrevi. Leia-o mais devagar e verá facilmente que quando falo de "mau exemplo", não me refero ao direito à greve (também fiz muitas, como sabe) que é um direito que a Constituição Portuguesa nos confere. Quanto à minha aposentação, ela decorreu, como não podia deixar de ser, nos trâmites legais da legislação então em vigor. Se a legislação, entretanto mudou, não me pode culpar disso.De resto, só lhe posso desejar um paciente e profícuo trabalho até à... sua reforma!

h. r.

Anónimo disse...

É bem respondido pelo h.r.!
Mas tenham "juízo" pois o exemplo que estão a dar aos alunos é simplesmente lamentável para o futuro, apenas lhes demonstrando não querer trabalhar!
Aos pais já não enganam!
Habituem-se a trabalhar, trabalhar...porque para isso ganham bem!
Só assim serão exemplo!
Mário Nogueira representa muito mal!

Anónimo disse...

Este último comentário da Maria Limão (ou será do Mota?) que fala de barriga cheia, pois já se reformou e agora anda só a criticar os colegas de profissão.

Anónimo disse...

O tempo do Bom e Muito Bom para todos acabou assim como o tempo da balda.
Com salários muito acima da média da dos restantes portugueses têm obrigação de o justificar.
Como?
Atingindo e cumprindo objectivos, como afinal hà muitos anos o privado já exige aos seus trabalhadores.
Progressões automáticas??????? Era um luxo que não podemos suportar.
Acredito que custe principalmente para os mais velhos mas não pode haver retrocesso até por uma questão de justiça para com o povo que lhes paga para ensinar.
É que hà uma pequena coisa que não podem esquecer.
É o povo que paga os seus serviços, o mesmo povo a quem são pedidos sacrificios para reduzir défices etc. etc. e que não pode concordar em viver num nível muito abaixo dos srs. professores em todos os aspectos.
Não me levem a mal mas os meus 486 € / mês com segurança social estão muito longe dos 1.000, 1.500, 2.000com adse!
E se saber é importante o professor não sabe fazer o que eu faço mas, podia saber, assim como eu também podia ensinar...

Anónimo II

Unknown disse...

O primeiro comentário de HR parece-me bem fundamentado e equilibrado.
Para dizer isto,não tenho que concordar com tudo o que HR diz ou faz.
JLM

Anónimo disse...

Antes demais é com tristeza que vejo estes comentários, mais partidaditas do que outra coisa, façam ou digam o que é necessário fazer, pois só assim se contrói uma vida melhor.
Um abraço.

Milton Fernandes