segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Nota do IDP sobre a Linha do Tua

O Instituto da Democracia Portuguesa sauda a posição assumida a 5 de Fevereiro de 2009 pela Srª Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, ao considerar imprescindível a manutenção da Linha do Tua e inaceitável o plano de alternativas rodoviárias propostas pela EDP.
Ao ganhar a concessão da barragem do Tua, sem concurso, a EDP pagou ao Estado 56 milhões de euros. A EDP já manifestou preferência por uma barragem com cota a 170m, que inundaria 16 quilómetros de linha e quatro apeadeiros. Feita a análise de custos/benefícios, é o melhor negócio para a EDP. Terá que indemnizar menos pessoas e pagará menos ao Estado. Com uma cota de 170 metros, a albufeira teria 31 quilómetros, a capacidade de armazenamento de água seria de 156,2 milhões de metros cúbicos de água, mas a potência instalada acrescentaria apenas 0,7% ao potencial energético nacional.
O bom negócio para a EDP com um investimento de 282 milhões de euros é um mau negócio para a região, e um atentado à mobilidade das populações. É um mau negócio porque a construção de uma barragem por um consórcio nacional não cria emprego na região. É um mau negócio porque destrói uma ligação ferroviária que é uma ferramenta turística com capacidade de projectar na Europa os cinco concelhos do vale do Tua. É um atentado à mobilidade porque prejudica as populações das aldeias ribeirinhas. É um atentado à mobilidade porque priva os transmontanos de uma linha com capacidade de criar uma ligação dorsal do Douro a Puebla de Sanabria.
Apoiando o esforço de cidadania das populações e dos autarcas transmontanos que exigem alternativas de desenvolvimento sustentado para a região, o IDP reitera que esta atitude da Srª Secretária de Estado Ana Paula Vitorino honra quem a toma e merece ser seguida da apresentação de planos de modernização da Linha do Tua.
Lisboa, 6 de Fevereiro de 2009
A Direcção do IDP - Instituto da Democracia Portuguesa
www.democraciaportuguesa.org

5 comentários:

Anónimo disse...

A barragem traz imensos postos de trabalho para a Região.
Concluída, traz desenvolvimento, é só arranjar inventos e projectos.

Anónimo disse...

você diz que vai trazer e eu digo que não
Quem mente?

Anónimo disse...

Deste não querer saber
na falta de coragem
ou na coragem de
me perder me afundar
perto de ti tão longe
tão nu
tão evidente
tão pobre como tu
oh diz-me quem sou eu
quem és tu ? MJ

Anónimo disse...

o MJ vai beneficiar com a barragem e carrazeda?

Anónimo disse...

Será que o Dr. Silvano, presidente da Camara de Mirandela, não está com medo precisamente de uma perda de desportos náuticos que dinamizam a cidade, promovem o turismo e o comércio?
É que com a construção da barragem de Foz-Tua, esses eventos podem ali ser realizados, perdendo assim Mirandela esses eventos.
E afinal quem pode ganhar com isso?
Carrazeda e Alijó concerteza.