quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Sub-região reclama transporte de idosos aos centros de saúde

Os transmontanos são os portugueses que têm mais dificuldade em aceder aos centros de saúde. É o que revela um estudo realizado pela Entidade Reguladora da Saúde, que agora foi divulgado. A dificuldade dos habitantes de Bragança e Vila Real em ter cuidados de saúde primários está ligada a acessibilidade precária, sobretudo dos idosos situados na área rural.
As distâncias são grandes, nalguns casos e as estradas más.
Berta Nunes, cordenadora da Sub-Região de Saúde de Bragança concorda com a análise efectuada e desafia as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia a assumirem a responsabilidade de assegurarem transporte específico para essas pessoas. Esta responsável sublinha ainda que têm tentado aumentar o sistema de marcação de consultas pelo telefone, como forma de evitar uma primeira deslocação.Por outro lado, refere, a Sub-região de Saúde de Bragança tem apostado no aumento do apoio domiciliário a doentes impossibilitados de se deslocarem ao centro de saúde. RBA

5 comentários:

Sérgio Deusdado - MMS Bragança disse...

Até sinto os salpicos. Esta nomeada política está claramente a sacudir a água do capote. As populações literalmente a gritar por melhores e mais próximos serviços de saúde e quem tem responsabilidades claras não se coíbe de atirar as culpas para cima das autarquias, que no caso de Bragança e Mirandela, tiveram de procurar hospitais privados para atender as suas gentes, pois tão gritante é a demissão do Estado em assegurar um SNS eficiente para as populações maioritariamente envelhecidas do nordeste transmontano.
É preciso mais serviço aos cidadãos e menos aos partidos que representam. É, também, esta luta à partidocracia que o MMS - Movimento Mérito e Sociedade defende.

Anónimo disse...

Mas todos sabemos que este governo pretende enterrar o SNS, e foi copiar o modelo dos EUA que, como todos bem sabemos, é deficiente e só para quem tem muito dinheiro. Mas a nossa mania das grandezas, é no que dá...Triste mentalidade a destes governantes..

Anónimo disse...

Quem fez o estudo foi a Entidade Reguladora da Saúde e não Berta Nunes!
Esta apenas sugere que as C. Municipais e Juntas de Freguesia...etc.. e tal!
E elas ( C. Municipais e J. de Freguesia ) bem gostam, porque é uma forma de gastarem bem, algum do dinheiro que normalmente estragam em épocas de eleições e pré-eleições.
Essa iniciativa dar-lhe-á votos, inevitavelmente!
Por isso é que gostam!

Anónimo disse...

o problema é que as câmara estão falidas e as juntas não têm orçamento para suportar esse serviço...

Anónimo disse...

Há gente que prefere que se gastem milhares de euros em fogo de artificio no carnaval do que colocar esse dinheiro ao serviço das populações. E depois, ai Jesus, o Governo é que tem culpa....