sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Daqui e dali... Aníbal Gonçalves

Hoje completam-se dois anos desde que ocorreu o primeiro acidente na Linha do Tua, onde morreram três pessoas. Depois disso, a linha ainda não saiu das luzes da ribalta, sempre envolta em polémica.
Eu vesti a camisola da defesa da linha. Não acredito no progresso propagandeado pelos políticos. Não acredito que a barragem seja uma reserva de água potável para dar de beber aos milhares de humanos que aqui vivemos. Cada vez somos menos os que aqui vivemos e a água da barragem dificilmente será potável.

Para mim a principal riqueza do vale do Tua é a Linha. Esta linha, não outra, moderna, larga e rápida. Tem que ser esta, centenária mas remodelada, segura, eficiente, ao serviço das populações ribeirinhas, apostada na atracção de turistas e apoiada por novos autarcas que a conhecem. Enquanto se mantém esta indecisão, faço aquilo que posso fazer: percorro a linha a pé, fotografando todas as suas belezas e mostrando ao mundo os encantos deste recanto trasmontano, que é nosso, e não está à venda.

Deixo para saborearem, uma viagem de Outono, em forma de diaporama entre Codeçais e Mirandela. Apesar de já conhecer bem a linha, não deixei de ser surpreendido com quadros de rara beleza, quadros esses que estão vedados à maioria das pessoas, porque a linha se encontra fechada, afastando aos poucos todos os que dela dependiam para fazer a sua vida.
Espero que esta situação mude em breve.


Texto, foto e video de
Aníbal Gonçalves

A Linha é Tua
http://alinhaetua.blogspot.com/

5 comentários:

mario carvalho disse...

É notória a diferença entre os que

Sabem o querem, os que estão conscientes da responsabilidade que têm quer em relação ao passado quer em relação ao futuro:

É a coragem
É o trabalho
É o prescindir de mordomias
É a dedicação total a causas e valores


e os outros que neme se sabe quem são

Parabéns Aníbal

Abraço

Mario

CARRAZEDENSES:

Não se esqueçam de escrever e dar a vossa opinião favorável ou não mas manifestem-se.. provem que não são aquilo que dão a entender que são

obrigado

Director Geral da Agência Portuguesa do Ambiente
Rua da Murgueira, 9/9A
Zambujal
Apartado 7585
2611-865 Amadora

A data limite é a 18 de Fevereiro; não esperem mais tempo!

mario carvalho disse...

em:

http://www.linhadotua.net/3w/index.php

têm todos os dados necessários

Obrigado

Mario

mario carvalho disse...

A todos os residentes, naturais ou oriundos do concelho de Carrazeda de Ansiaes

Todos estão conscientes da responsabilidade que vão assumir perante as gerações passadas e futuras .. os vossos filhos e netos e não só.

- Os que se manifestarem a favor
da defesa :
- do Vale do Tua e da sua beleza
- da Linha do Tua , uma das maiores obras da Engenharia Portuguesa reconhecida Mundialmente embora já com 122 anos e uma das mais belas do mundo
- das vinhas e olivais centenários
- de um ecossistema único
- das termas milenáres
- dos valores que vêm do respeito pela obra dos nossos pais , avós e ancestrais e da responsabilidade de os entregar beneficiados aos vindouros


--Os que se manifestarem a favor da barragem da Foz do Tua têm a sua argumentação com a qual justificarão aos seus netos e vindouros a a razão da posição tomada.....e na consciencia o conselho amigo dos seus antepassados.

e

os outros .. os que não ligam nenhuma, a estas coisas mas se preocupam com outras...os que querem é dinheiro para por no banco e quando lá vão para o levantar.. não têm nenhum..por causa da crise.. ( Onde investe os o dinheiro que lá se deposita?)

aí os filhos e netos perguntar-lhe-ão... E tu pai .. e tu avô que posição tomáste ?

Eu ? Nenhuma filho,,
tanto me fazia.. o que me interessa é o .. ou o... ou ......

e não te preocupáste comigo avô?


mário

Faltam 2 dias

Anónimo disse...

Como e para quê dar "palpites" se por exemplo na Quinta-feira passada-09/02/12- à noite, presenciei, uma reunião no Centro de Apoio Rural de Carrazeda para debater a questão da Barragem, onde, por um lado, esteve presente um qualificado técnico da EDP- e por outro, houve apenas cerca de 20presenças.
Além disso presidia ao pseudo-encontro/debate o Presidente da Câmara de Carrazeda que não deixava ninguém opinar sobre a matéria!
INCRÍVEL!
Este triste espectáculo, dado pelo Presidente da Câmara de Carrazeda demonstra claramente a prepotência de que se incumbe, o descaramento de que se reveste, o quão descricionária se torna a sua acção e a mentira que alimenta junto dos poderes instituídos.
Era de todo o interesse concelhio a participação de todos, inclusivé os autarcas das freguesias, principalmente os envolvidos, os deputados municipais, os observadores mais atentos como os administradores dos blogs em presença, etc.., ...
Mas não!
NINGUÉM FOI CONVIDADO/CONVOCADO!
Para meros espectáculos musicais ou exposições baratas e irrelevantes, alimentadores dos amigos e compadres, enviam-se mensagens por telemóvel, ofícios, convites bem encadernados, via CTT etc., etc., mas para debater o nosso futuro enquanto concelho, NADA!
Desprecatadamente, direi mesmo, irresponsavelmente, este presidente toma por si uma representação absoluta do concelho e de todas as suas boas e más vontades!
Engrampona-se na sua vaidade íntimamente escondida, fazendo de todos nós imputáveis da sociedade Carrazedense!
Digo eu e mais quem viu, ter-se tratado da mais inqualificável forma de participação em democracia!
Não admira pois que todos desejemos que por graça de DEUS, Outubro próximo seja o mais "amanhã" possível (passe a redundância)!
Bolas!
MEU DEUS, para o que havíamos de estar guardados!

mario carvalho disse...

Caro Senhor

Obrigado pela sua informação e opinião

quer o Movimento Cívico pela Linha do Tua

quer todas as organizações preocupadas em debater o futuro da região com ou sem barragem

tiveram sempre "a elegancia" de convidar o Senhor Presidente da Camara e todos os orgãos Autarquicos para todos os eventos realizados embora estes nunca tivessem mostrado disponiblidade em comparecer.
Infelizmente este debate parece ter sido realizado à porta fechada e por isso reservamo-nos o direito de nem comentar

cumprimentos