quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Reaproveitamento de resíduos vai gerar novas receitas no Nordeste Transmontano

Metade dos resíduos produzidos no Nordeste Transmontano vai ser reaproveitada para produção de material orgânico e energia, no âmbito de um projecto que promete 30 postos de trabalho, anunciaram hoje os responsáveis.
O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, preside hoje, em Mirandela, à assinatura do contrato de financiamento do projecto que custará 24 milhões de euros, inserido no programa operacional temático da valorização do território.
O projecto consiste na criação de uma unidade de tratamento mecânico e biológico por digestão anaeróbica (compostagem), que vai dar um novo destino a metade do lixo produzido nesta região, no âmbito do plano estratégico para os resíduos sólidos.
Segundo informações disponibilizadas à agência Lusa pela Empresa Resíduos do Nordeste, a nova unidade vai transformar metade das mais de 50 mil toneladas de lixo produzidas por ano nos 13 concelhos da sua área de influência.
Actualmente, 94 por cento do total dos resíduos sólidos da região são depositados no aterro sanitário da Terra Quente que, com a nova unidade, terá o seu prazo de vida útil alargado
. (...) Eduardo Pinto, Rádio Ansiães

Sem comentários: