terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Daqui e dali... M. Lameiras

"O Presidente da Câmara, eu e Carrazeda"

Assim escreve (e muito bem) JLM no artigo que antecede e que, como não podia deixar de ser, merece o meu simples e modesto comentário.
Afinal é cousa pública!
O desempenho do cargo de timoneiro e a nossa Câmara Municipal, deve ser, antes do cidadão propriamente dito, o objectivo que nos conduza às apreciações por bem entendidas.
Mas só isto não chega! Por vezes não é fácil, pois há sempre a tendência para observarmos uma pessoa que num meio como o nosso, nos é mais ou menos próxima.
Todavia com um pouco de humor propositado e comedido, a "coisa" ultrapassa-se!
Porque se tratou de pessoa desde muito cedo ligada às dinâmicas Municipais, equilatava-se então da indiscutibilidade na ocupação do cargo desde que resolveu radicar-se em Carrazeda.
Quanto a mim, desde logo disse que dado o percurso na Ilha, (pouca gente o sabia) se tratava de uma aposta nem ousada nem tímida, porquanto foi desde logo a reboque do Dr. A. J. R. Sampaio, qual fracasso, qual desastre maior que a este concelho poderia ter acontecido!
Esse foi o período mais negro que este concelho viveu e, no entanto, ninguém fala nele! Foi esse período, no qual Eugénio de Castro sustentabilizou a sua segunda estadia autárquica em Carrazeda, que lhe deu para tudo.
Governava, mas não era ele! Mandava, ou não, mas não era ele!
Nada fazia, mas a prática política do quanto pior, melhor, assentava bem na sua função!
Sabia então que 4 anos passavam rápido! A infelicidade do seu Presidente, quando sofreu um ataque de coração, foi (mais uma vez) "mel que lhe caíu na sopa". Não havia segundo mandato para Sampaio!
Eugénio tinha o caminho aberto para estes todos anos de fracassos continuados!
Nunca ninguém percebeu e parece que ninguém se interroga porque razão é que desde 1989, com tantos governos da área dos eleitos (PSD), Sampaio primeiro e depois E. Castro, nem sequer aproveitaram a onda DR. GAMA de Mirandela, para que fosse sustentabilizada uma política de desenvolvimento para Carrazeda.
Isto quer dizer a todos os Carrazedenses que o realizado foi mau e muito pouco!
O dinheiro desbaratado foi tanto que acabou por nos colocar numa situação financeira caótica!
Pessoalmente nada me move contra quem quer seja, mas caros amigos, há muitas respostas e justificações por dar!
Não me conformarei NUNCA, porque o nosso concelho está numa situação impensável e os prejudicados são os nossos filhos, os nossos netos e vindouros!
Certamente que outros virão, sendo preciso que estes alertas digam aos que aí vêm que há haver alguém atento, que tudo fará para não permitir mais e tais prepotências!
Obs:- O tema não se esgotará por aqui, creio!

M. Lameiras

24 comentários:

Anónimo disse...

Na minha modesta maneira de ver as coisas penso que pouco ou nada haverá a comentar uma vez que as verdades estão todas ditas.
Comentaria apenas aquela frase que se refere aos nossos filhos,netos e vindouros com esta canção:
Ei-los que partem,velhos e novos
buscar a sorte noutras paragens,
Noutras paragens,entre outros povos,
Ei-los que partem, velhos e novos.
Virão um dia,ricos ou não, contando histórias de lá de longe,onde o suor se fez em pão, virão um dia ricos ou não,virão um dia ou não virão.
Não tendo condições na sua terra, continuarão a procurar outras paragens para terem uma vida melhor,e Carrazeda cada vez ficará mais deserta não fosse o atoleiro em que está metida,melhor, onde a meteram.

Unknown disse...

Caro sr. M. Lameiras:
Tenho muita consideração por si pois entende dever dar a sua opinião nos problemas que se vão levantando, o que considero um bom hábito.
Mas confesso que tenho, em relação a si, uma diferença e ela consiste numa diferente perspectiva.
Enquanto o sr. se preocupa, excessivamente(do meu ponto de vista), com o passado, eu pretendo olhar para o presente e, sobretudo, para o futuro.
Dentro de si, existe o que chamaria de preocupação obsessiva com os culpados (do seu ponto de vista) da situação presente e em que eles sejam submetidos à justiça.
O sr. pensa que os autarcas são os culpados de todo o atraso e desertificação, que têm assolado o interior. Eu penso que com os autarcas que tivemos ou com quaisquer outros a situação não seria muito diferente do que é. E tanto assim é que o que aconteceu em Carrazeda, aconteceu(mais coisa menos coisa, sem grande significado) em quase todos os concelhos do interior.
Lanço um repto: não percamos tempo com o que lá vai. Hoje estamos como estamos. É um dado. Vamos partir daqui e tentar encontrar soluções para o futuro.
Vamos tentar que haja desenvolvimento em Carrazeda e não nos preocupemos apenas com o facto de continuarmos a constituir um concelhozeco ou uma comarcazeca.
O desenvolvimento depende muito da iniciativa dos privados e os poderes autárquicos podem dar maior atenção às condições que facilitem os investimentos.
Em que apostar então? Criar infra-estruturas para o desenvolvimento do turismo, apoios para a modernização da agricultura e para a criação de alguma indústria.
As autarquias não caminharão bem se continuarem a contratar cada vez mais burocratas, que, para mostrarem serviço, só complicam, cada vez mais, a vida dos cidadãos. É melhor fazer ou deixar fazer coisas com alguns erros que só deixar fazer as coisas muito perfeitinhas, complicando e emperrando qualquer iniciativa.
Com as novas vias de comunicação, as distâncias encurtar-se-ão e isso trará consequências a nível de número de órgãos administrativos. Mas não tenhamos medo disso. Isso deve sim ser olhado como um desafio mais a encarar, não nos devendo fechar em soluções que talvez estejam ultrapassadas.
E preocupemo-nos em fazer obras à nossa medida , de modo a não se transformarem em fardos impossíveis de suportar.
JLM

Anónimo disse...

Pois muito bem, caríssimo Dr. João L. Matos...
Ficando-lhe reconhecido pela estima, gostaria antes de mais, de lhe garantir que não desejo que ninguém seja submetido à Justiça propriamente dita!
NÃO ADIANTARIA DE NADA!
À justiça do reconhecimento público, negativo ou positivo, sim, porque a sociedade, sendo conhecedora do que é enviesado, acolherá ensinamentos futuros, inevitavelmente!
Ao contrário, será uma sociedade doente!
Se me preocupo excessivamente, foi porque observei de perto a vivência prática deste meu pobre concelho durante décadas a fio e sofri na "pele social" a incompetência política local e a indiferença a bons reparos ou propostas capazes de mudarem por completo a face da nossa terra, acções cometidas a coberto de uma irresponsabilidade atroz!
Assumo por inteiro o que o meu caro amigo chama de "preocupação escessiva"...
Entendo, por outro lado, que o mal estando feito, remediado está!
Sim, o nosso actual "concelhozeco ou Comarcazeca" é exactamente o que estes nossos conterrâneos fizeram!
Estou consigo e com todos que queiram discutir o nosso concelho para o futuro, mas confesso que não passarei uma esponja sobre tanto mal que DEIBERADAMENTE nos foi feito!
Se a incompetência fosse por pura inabilidade política...
Mas não!
Sim, as vias de comunicação, a indústria que para aqui não foi conseguida, o ensino, o comércio abandonado à sua sorte, os privados e os investimentos! Olhava-se então para o Manuel da avenida como sendo o centro do mundo hoteleiro para desenvolver Carrazeda...
LOUCURA E OPORTUNISMO!
O planeamento e soluções tidas por necesariamente discutidas, nunca existiram, prepositadamente...
O umbigo de cada um destes "atrasados" políticos sempre foi a coisa mais importante...
Se a mudança que se vai processar em Outubro deixar de ter esses "umbigos jeitosos" já é muito bom para todos nós!
O resto, os nossos reparos e propostas que faremos com humildade
hão-de ajudar.
Obrigado pela atenção que me deu!
M. Lameiras

Anónimo disse...

Mas afinal o JLM e o M.Lameiras não são a mesma pessoa? Gostaria de responder mas era importante saber a quem. Elucidam-me?

Anónimo disse...

Este último anónimo, desculpe-me a franqueza, é um sonhador!
Responda ao JLM e não deixe de o fazer ao M.Lameiras.
O Senhor será suficientemente capaz de também contribuir para o nosso desenvolvimento concelhio!
Por mim, M. Lameiras "unipessoal" (como agora empresariamente se diz) contribuirei como for meu jeito...
Agora nao pensem tirar-me a memória!
Respeitiosamente,
M. Lameiras

Unknown disse...

Se olhar bem para os dois estilos,para a forma como os assuntos são tratados por um e outro(é manifesto que M. Lameiras sabe muito mais que JLM sobre o passado recente da vida política de Carrazeda),e para outros pormenores, chegará facilmente à conclusão que se trata de duas pessoas distintas e as duas verdadeiras.É elementar,meu caro Watson!(agora,sim, já sei que este Watson não tem nada a ver com James Watson).
JLM

Anónimo disse...

Tanto faz como tanto fez.
O mal está feito.
Venha nas próximas uma pessoa que saiba pensar e escolha uma equipa inteligente e trabalhadora para pôr ordem na CASA.
Uma pessoa que saiba o que vai fazer e se fôr vaidoso, deixe a vaidade em casa quando se deslocar para ir trabalhar.
Que seja ASSÍDUO no seu cargo,que se relacione com os funcionários,visitando-os nos seus gabinetes ou onde eles estiverem para que os serviços se coordenem e a CÂMARA SE LEVANTE.
VENHA A MUDANÇA.

Anónimo disse...

Onde é que eu já ouvi isto...o último comentário,cheira-me a de um PSD camarário, embora até concorde com o desejo porque também penso o mesmo que é assim que se deve exercer o cargo, mas acho que o Sr. Eugénio como bom comunicador que é, penso que se relaciona e bem com os funcionários...e que será dos candidatos do PSD se o actual presidente não os apoiar?Tanto batem nele mas se ele ficasse até andariam agarrados ao "cinto" do senhor...
tenham memória....Lamento é que não apareça uma alternativa, indepentente ou não, forte para mudar os caminhos da gestão da coisa pública...
M.H.

Anónimo disse...

É com pena que me deito e com pena me levanto, ao ver que se fala muito do mal que está feito e não existe qualqur tipo de preocupação com aquilo que há para fazer.
Fala-se dos erros do passado mas não de propostas para o presente e futuro do concelho, como que se, fosse possível atingir os culpados desses erros por qualquer forma que fosse. Se isso fosse possível jamais consiguiriamos recuperar o tempo perdido com dois ou três anos de uma qualquer pena suspensa decretada por um tribunal.
Exponham-se ideias, mostrem-se projectos e desenvolva-s esta terra, mas com regra e com contenção pois com muitas peuquenas coisas as coisas grandes acabam por aparecer.
Deixar a retórica politica e avançar com ideias, nem que por muito que pareçam absurdas, algum pouco têm de útil e aproveitável.

Anónimo

Anónimo disse...

Falando-se do mal feito, sem exagero, claro, servirá para os futuros governantes ficarem de alerta.
Compreendo que bater no(s) "ceguinho(s)" porque seu(s) amigo(s), custe, mas é o custo de tanta injustiça praticada à custa de todos nós!
Apresentar projectos válidos, com contenção?
Pois se tivesse havido contenção não estávamos a passar por isto!
Se tivesse havido contenção, talvez, se calhar, você, como muitas, não fosse empregada Municipal!
anónima

Anónimo disse...

Em resposta á última anónima, também é com pena que lhe digo que não sou funcionária, mas sim funcionário do Estado mas não da C.M. Carrazeda, quando me refiro a contenção, quero com isso dizer que sejam levados a cabo projectos ÚTEIS, COM SENTIDO e REALIZADOS COM TRANSPARÊNCIA EM TODOS OS SENTIDOS! Espero que tenha ficado esclarecida(o).
Quanto ao bater nos ceguinhos, se meus amigos? cara concidadã, se fossem meus amigos não tinha que abandonar essa terra para governar a vida, mas sempre na esperança de voltar claro!(Como tantos outros)!

anónimo respondeu

Anónimo disse...

O comentário do anónimo M.H. de 10 de Janeiro de 2009-21.15 dá até para rir.Para rir e porquê?
Dizer que o Senhor Eugénio é comunicador,tenha lá paciência mas esta é das que bate mas não entra.
Não tenho conhecimento que as relações Presidente/funcionários sejam assim tão evidentes salvo raras excepções.
Quanto ao resto não passa de hipocrisia e puro cinismo precedidos de uma vontade de vingança.Se ele fosse mais comunicativo teria tentado bater a portas que o ajudassem para o desenvolvimento deste miserável Concelho,e ainda o que fez não era o prioritário,outras coisas haveria mais urgentes do que as que ele fez e continua a fazer.
É com as peças de granito colocadas aqui e ali que ele chama os turistas?que incentiva o Comércio?que procura oportunidades para os jovens salvo aqueles que pertencem ao compadrio?.
M H não se iluda porque ele nunca foi,não é e nunca será um bom comunicador.
Ele teria feito um grande favor a este Concelho se nunca se tivesse cá aparecido,como Presidente claro,pois como natural daqui teria todo o direito de o fazer.

Anónimo disse...

aquele anónimo de 10 de Janeiro às 21.23, cheira-me a presidente ou muito próximo.
parece-me realmente EC!
como gostava de ter a cetreza!

Anónimo disse...

Ao anónimo de 15JAN ás 10H59:
DESENGANE-SE! Está muito longe, como se costuma dizer está frio, frio, frio, gelado, pois a minha maneira de pensar nada tem haver com a de EC, pois se pensar um bocadinho, se o que ali escrevi menciona os males feitos, se fosse EC estaria a assumir a culpa, dizer que devem ser apresentadas propostas viáveis e não utópicas e com segundas intenções, não é o feitio e maneira de estar como presidente de EC, se não lhe basta, esteja mais atento, sou o oposto de EC.

Anónimo respondeu

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo de 10-01-21.23 devo dizer-lhe o seguinte:
Diz que se fala de erros do passado e que não se apresentam propostas para o futuro pois bem:
Propostas é fácil apresentá-las pois são muitas as carências de que este Concelho sofre.A primeira proposta é que se baixe o endividamento do MUNICIPIO e depois então sim virão as ditas propostas,mas se quiser posso adiantar-lhe já algumas como por exemplo:
Uma central de camionagem,um ATL para os pais colocarem os seus filhos após o fim das aulas já que alguns pais trabalham até mais tarde,um parque de campismo equipado devidamente para possivelmente os turistas ficarem por CARRAZEDA,um hotel,um posto de Turismo,fazer força para que o Centro de Saúde NÃO FECHE,dar apoio ao comércio tradicional, quanto mais não fosse retirar os parqinmetros para as pessoas poderem estacionar mais perto,pois penso que não será com esse rendimento que a CÂMARA SE VAI RECOMPOR FINANCEIRAMENTE,uma nova barragem.ESTES SERIAM OS PRIORITÁRIOS PENSO EU.
Quanto ao comportamento do futuro PRESIDENTE aconselho-o a não fazer promessas pois na realidade não saberá o que vai encontrar,às vezes diz-se que é uma coisa e depois sai outra.
SR ANÓNIMO CONVIDO-O A EXPÔR AGORA AS SUAS PROPOSTAS POIS MUITO MAIS É NECESSÁRIO NESTE CONCELHO,DIGO CONCELHO PORQUE NÃO NOS DEVEMOS ESQUECER DO QUE FAZ FALTA NAS NOSSAS ALDEIAS.

Anónimo disse...

O Anónimo anterior esqueceu-se de dizer que em vez de todos os mamarrachos que se encontam por aí espalhados executados em granito,não seria necessário espatifar tanto dinheiro,pois temos nos nossos montes pedras que a NATUREZA nos legou bem mais intessantes que as outras e ao menos eram ao natural.
Eu apresentaria uma proposta que era mandar fazer uma estátua ao D LOPO VAZ DE SAMPAIO na praça que lhe dá o nome,já que ele foi a figura mais importante sendo VICE-REI DA INDIA.Mas em vez disso puseram lá aqueles matronos.
gostava que explicassem qual o significado daquilo.

Anónimo disse...

Ou esse lugar estará guardado para fazerem a estátua do Senhor Eugénio.Às tantas!!!......

Anónimo disse...

PROPOSTAS!

Caro(a) anónimo(a), propostas, pensamentos, ideias e afins todos temos.
Inicialmente estou plenamente de acordo com o saneamento das contas do Municipio, essencial para o futuro próximo, ponto final!
CENTRAL DE CAMIONAGEM: Recualificação do Mercado Municipal, como área de comércio e instalar nesse local a referida Central de Camionagem, pois dada a sua localização, pouco mais de 500 metros do centro da Vila, aproveita-se o Mercado (inactivo) dando-lhe uma nova vida e UTILIDADE, espaço ali não falta.
ATL: Os Atelier de Tempos Livres, são um dos serviços de maior importância ao serviço das populações, a exemplo do que acontece nos grandes Centros Urbanos, os ATL, funcionam em parcerias com as Escolas, Associações d Pais e Municipios, não sendo um projecto de custos elevados, pois a comparticipação dos Pais e Municipio em parceria com as Escolas/Ministério da Educação, facilita muito esta execução, haja vontade.
PARQUE CAMPISMO/HOTEL: Um parque de Campismo é sem dúvida necessário, com condições dignas e inovador, para que possa ser divulgado. Quanto ao Hotel, não vejo porque deve ser o Municipio responsável por um projecto destes, pois estes empreendimentos devem ser particulares, agora que me digam que é necessário criar condições, para que os possíveis investidores estejam disponíveis para os construir, isso sim faz parte das competências do Município, criá-las.
CENTRO DE SAÚDE: Uma questão com que se debate todo o País e não só Carrazeda, pois bem, neste caso o Municipio, para bem dos residentes, deve e têm a obrigação de debater-se contra esse encerramento (que presumo seja no período nocturno), para isso deve evidar todos os esforços para que seja possível a continuidade do atendimento 24H, nem que para isso tenha que fazer parceria privada com os médicos para assegurar a saúde dos residentes, a exemplo do que já acontece no Alentejo.
PARQUÍMETROS: Quem será que teve tão brilhante ideia? Não sei responder, mas sOU completamente de acordo que sejam retirados e o estacionamento seja livre, mas não posso deixar de dizer que, devem ser instituidos incentivos para parquear as viaturas em zonas mais periféricas (criando as devidas condições para o efeito claro).
BARRAGEM: A construção de uma nova barragem é uma das obras que cada vez mais e a curto prazo têm que ser pensada, pois a evolução do clima, levando-nos cada vez mais á passagem de clima mediterranico a médio tropical, vai trazer dificuldades no abastecimento de água e criar reservas é mais do que necessário, mas para este projecto é necessário estudar muito bem a sua localização e saber os custos que podem daí advir.
Penso que nestes aspectos estamos de acordo, mas para que ideias como estas e muitas outras possam vir a ser emplementadas, como já referi passam pelo saneamento financeiro inicialmente, ao mesmo tempo que a politica de incentivos ao desenvolvimento no concelho, tem que dar uma volta de 360 graus, pois sem criação de postos de trabalho, não será fácil fixar os residentes e chamar novos a Carrazeda.
É obrigação do Municipio evidar esforços em todos os sentidos á criação de industria, comércio e serviços, em áreas diversas.
É obrigação do Municipio promover o turismo, hoje uma das vertentes realizáveis no concelho, como há já muitos anos, mas basta de tanto marasmo, pois promovendo o turismo e divulgando-o capazmente, é possível trazer gente a esta terra.
Recuperar o património histórico e criando locais de interesse, com uma agenda cultural anual.
Efectivar parcerias com as várias Associações dos Concelho para esse desenvolvimento, criando por exemplo campos de trabalho.
O Turismo é fonte de riqueza, pois ligado a ele há movimentação de pessoas, pessoas essas que necessitam do comércio e serviços adequados.
Com a capacidade que esta vertente tem na economia, sendo o concelho de Carrazeda um produtor agrícola por excelência, incentivar á promoção dos produtos agrícolas, como o vinho, azeite, maça e outros como os enchidos, etc..., o que além de produzir riqueza, promove o bem estar das famílias.
bem por agora, espero que tenha correspondido ás expectativas, voltarei em breve com: Apoio á Terceira idade, Fixação de população, Incentivos ao comércio.
Anónimo.

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo com tudo o que diz o último anónimo menos no que se refere ao Hotel.
Houve privados dispostos na construção do Hotel,tanto assim que ele foi começado,e de repente parou.Não será aquela obra abandonada há muito tempo mesmo em frente à paragem dos autocarros quem sobe da IGREJA para a rua principal.
Também sempre houvi dizer que o espaço onde se instalam os carrinhos e o circo quando visitam CARRAZEDA estava reservada para um Hotel.Não seria falta de apoio da CÂMARA MUNICIPAL?
E outro privado paredes meias com este espaço?.Álguem sabe o que se passou?

Anónimo disse...

Caro anóimo de 19JAN ás 14H24, como referi no meu comentário, não sou de acordo que seja a C.M. a adjudicar a construção de um hote, deverá estar de acordo comigo, que a C.M. seja uma entidade que deve promover o desenvolvimento, mas não seja esta a desempenhar funções que competem ao sector privado, pois comércio e industria tem que passar pela mão de privados, que assim geram mão de obra e fixação de pessoas no concelho.
No que diz respeito á construção do hotel, cuja obra parou, não sei quais as razões para tal facto, mas nada mais fácil dos que solicitar essa informação nos serviços camários competentes, para avaliar quais as causas de tal situação, mas que presumo se prenda com questões burucráticas, das quais só a C.M. pode responder.
No que o caro anónimo refere de o espaço que se encontra junto á praça dos Combatentes, se é para ali instalar ou não uma unidade hoteleira, desconheço, bem como desconheço se esse terreno é camário ou não, mas opurtunamente ir-me-ei informar se é ou não e se for mais destinos lhe podem ser dados que para um hotel, pois a capacidade do concelho neste momento não justifica a criação de mais camas, pois o potencial turistico não está minimamente dsesenvolvido para que tais condições sejam criadas, cada coisa a seu tempo, temos o Hotel Rural em Pombal, a Quintinha do Manel, a residencial em Vilarinho e mais, mesmo que com menor dimensão mas que servem no momento, temos sim é que aumentar a competividade do concelho turisticamente para que, aí sim, sejam criadas essas condições.
Agora passando ao que me traz a este espaço de discussão, apresentar Ideias e pensamentos para que possam ser lidos e até aperfeiçoados, por quem quer bem á nossa terra!
APOIO Á TERCEIRA IDADE: Não pode um concelho como o nosso, do interior do País e onde os custos da interioridade são elevados, deixar de pensar nos nossos idosos, assim sendo tem a C.M. uma responsabilidade neste aspecto, sendo assim, a C.M. deve promover incentivos ás familias que tem a cargo idosos, comprovar as dificuldades com que estes vivem e criar um gabinete de emergência para solucionar os casos pontualmente, pois com uma verba reduzida é possivel dar resposta a etes idosos e que são muitos no nosso concelho, que podem com parcerias público/privadas, conseguir proporcionar melhores condições de vida, até porque se for estabelecido um protocolo neste ambito é possível reduzir a carga fiscal das empresas que integrem esta parceria.
APOIO Á FIXAÇÂO:Deve a C.M. ter um papel fulcral neste aspecto que é a fixação de população e inverter a e(i)migração das nossas gentes e criar desenvolver o concelho, torna-lo competitivo comercialmente, incentivar a a criação de novas empresas e fixação de industria, pois só assim com a criação de postos de trabalho é possível alcançar estes objectivos.
INCENTIVOS AO COMÉRCIO:>Emplementar uma politica de desenvolvimento comercial, em parceiria com a Associação de Comércio, deve a Camara Municipal incentivar o comércio, não com projectos de grandes áreas, mas sim proporcionar as pequenas médias empresas em todos os ramos a criação de mais postos de trabalho, incentivando ao invés do que suecede com municipios vizinhos que dão dinheiro para a natalidade, deve começar-se pelo incentivo á criação de postos de trabalho e assim consequentemente á fixação de população o que trará concerteza aumento do nível de vida.
Voltarei com mais temas.
Anónimo.

Anónimo disse...

PRESSUPOSTOS.

Ora, que belo debate;
Ideias felizmente não "nos" faltam para empurrar esta terra por diante com o intuíto que acredito seja comum a todos de criar bem estar quer para os de agora, quer para os vindouros.
Mas sejamos realistas. Com que dinheiro faríamos as obras / tarefas que temos em mente.
Será necessário saber concretamente a disponibilidade financeira do Município porque de outra forma pouco adianta ter boas ideias...

Ateu

Anónimo disse...

Caro amigo Ateu, se é atento aos comentários, pode verificar que há alguns dias atrás, referi precisamente que é necessário saber qual é a realidade financeira da C.M., agora que lhe posso dizer que diminuir a carga fiscal das empresas que protocolem incentivos isso é mais do que possível é uma realidade que já se assiste no País.

Anónimo respondeu.

Anónimo disse...

Acrescentando o meu último comentário, caro amigo Ateu, se o nome é sujestivo, foi bem escolhido, mas porém, contudo, todavia, devo dizer-lhe que com poucos milhares de euros, é possivel realizar muitos projectos, haja vontade! Passo a explicar: Qual o valor de um vencimento de um técnico de reinserção social? sabe? digo-lhe, cerca de 900 Euros mensais, mas quem paga não é o Municipio, paga o sistema de protecção nacional, pois para isso existe, portanto custo ZERO.
Quanto podem lucrar as empresas sitiadas no concelho com protocolos de desenvolvimento e redução na carga fiscal? cerca de 35%, digo-o pois antes de o poder referir informei-me junto de fontes oficiais.
Agora que me digam que ninguém se quer preocupar com o futuro/destino de Carrazeda e dos seus residentes isso já é outra cousa, cousa á transmontano!
M.F.

Anónimo disse...

Sim, preocupemo-nos com o nosso lindo Concelho, arrangem trabalho aos oriundos de Carrazeda e não áqueles que apenas estejam por cá só por puro oportunismo. Quem quiser aqui trabalhar, que invista e aqui resida, só assim ficarão divisas neste Concelho. COM ESSES JOVENS CARRAZEDENSES, VAMOS DAR CONTINUIDADE AO TRABALHO DOS NOSSOS ANTECEDENDES. Abraços de um bom Carrazedense.