segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Museu do Imaginário Duriense abre hoje em Tabuaço

A secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, vai inagurar este sábado, em Tabuaço, o Museu do Imaginário Duriense (MIDU) – o primeiro dos 11 núcleos do Museu do Douro, que tem sede na Régua.
A partir de agora, o MIDU terá por missão a recolha e divulgação das manifestações do imaginário tradicional da região. É o caso do património imaterial herdado, que inclui o cancioneiro, o romanceiro, as lendas e tradições, entre outros exemplos. No conceito cabem ainda aspectos da vertente utópica e imaginária das novas gerações.
A exposição "Olhares sobre Alpajares" marca o arranque daquele espaço museológico que, para além de estar sedeado no centro da vila de Tabuaço, pretende ter uma abrangência regional.
A mostra inaugural parte da lenda da construção da calçada de Alpajares, também conhecida como Calçada do Diabo, em Freixo de Espada à Cinta. Tem textos e fotografias de Egídio Santos, João Paulo Sotto Maior e Luís Ferreira Alves, e um filme realizado por Luís Saraiva.
Para o mês de Maio está prevista a abertura de um outro pólo do Museu do Douro: O Núcleo Museológico do Pão e do Vinho de Favaios (concelho de Alijó). A sua missão é a preservação e divulgação dos saberes e artefactos associados aos trigos de quatro cantos e ao vinho moscatel.
Os núcleos de Tabuaço e Favaios são os primeiros de 11 núcleos do Museu do Douro, que conta com a colaboração do Municípios para pôr a rede em prática. Vila Nova de Foz Côa vai ter dois: o Núcleo da Amêndoa e o Núcleo do Somagre - foi o principal produto da Região Demarcada do Douro até ao século XVIII, uma planta que era utilizada nas indústrias da tinturaria e dos curtumes.
Os restantes pólos do Museu do Douro são: Vinho e Viticultura Duriense (São João da Pesqueira); Seda (Freixo de Espada à Cinta); Cereja (Resende); Arrais e Barqueiros (Mesão Frio); Núcleo Interpretativo da Linha de Caminho de Ferro (Figueira de Castelo Rodrigo); Gastronomia Tradicional Duriense (Lamego) e Central do Biel (Vila Real).
Para além destes, o Museu do Douro deverá estabelecer parcerias com o Museu do Ferro e da Região de Moncorvo e com o Museu do Azeite de Mirandela.
Eduardo Pinto/RA/JN

Sem comentários: