quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Festival "didáctico" de azeite em Mirandela

Começa hoje o festival de Sabores do Azeite Novo em Mirandela. É já a quarta edição do certame cujo objectivo é dar a conhecer à população os novos azeites produzidos este ano. E também serve para anteceder o festival gastronómico que decorre durante o mês de Fevereiro.
O vice-presidente da autarquia de Mirandela, António Branco diz que o festival não se trata de uma feira mas sim de uma acção de sensibilização. Do programa fazem parte várias iniciativas que visam educar as pessoas para escolha e consumo de azeite de qualidade. Exposições sobre a oliveira e a azeitona, um curso de iniciação de Provadores de Azeite, workshops e tertúlias.
A grande aposta do programa do festival são as provas didácticas de azeite, que segundo o vice-autarca de Mirandela, são essenciais para abrir o diálogo em torno do “néctar das azeitonas”. António Branco refere que é um festival de grande importância para a região que tem na produção de azeite a sua segunda maior riqueza económica. A alheira continua a ser o maior impulsionador económico. "Com a Denominação de Origem Protegida a alheira é a indústria mais estável da região" refere o vice-autarca.O quarto Festival de Sabores do Azeite Novo irá decorrrer então em Mirandela, de 28 de Janeiro a 1 de Fevereiro, um certame com exposições, workshops, seminários e tertúlias entre outras iniciativas, com o objectivo de educar as pessoas quanto ao consumo do azeite de qualidade. Azeite este que é elaborado por vários produtores individuais e cooperativas da região de Mirandela. RBA

Sem comentários: