domingo, 4 de janeiro de 2009

Ensino profissional mais que triplicou nos últimos dez anos em Portugal

O ensino profissional mais do que triplicou nos últimos dez anos em Portugal, tanto em número de alunos como na oferta de cursos, abrangendo actualmente quase um terço dos estudantes do secundário, indicam dados do Ministério da Educação.
Em 2009, ano em que se comemoram os 20 anos do ensino profissional em Portugal, estão a frequentar este tipo de cursos quase 91 mil alunos, dos quais 60,3 por cento em escolas secundárias públicas. O número de alunos inscritos em cursos profissionais tem mantido crescimentos constantes desde há, pelo menos, dez anos, quando estavam inscritos 27.995 alunos, apenas nas escolas profissionais. "O Governo propunha-se atingir a meta de, em 2010, ter metade dos alunos do secundário a frequentar a via qualificante e, actualmente, à entrada no 10º ano, já alcançámos o objectivo", afirmou a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, em declarações a propósito das comemorações públicas, que se iniciaram em Janeiro. Para o presidente da Associação Nacional do Ensino Profissional, no entanto, o ensino profissional abrange ainda uma parcela relativamente reduzida da população estudantil, já que a opção por cursos profissionais é feita por 30 por cento dos cerca de 300 mil alunos que frequentam o ensino secundário em Portugal. (...)Público

2 comentários:

Anónimo disse...

Agora digam lá se isto não é uma boa política educativa para incentivar o conhecimento àqueles que, por diversas razões, não tiveram oportunidade de ter sucesso na escola dita normal.

Anónimo disse...

Tudo muito certo, mas será que as pessoas habilitadas com esses cursos têm conseguido ou conseguem facilmente emprego? Se conseguem óptimo, aplaudo.Mas se ficamos só pelas estatísticas, não está bem.