quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Daqui e dali... Anónimo

«Sendo eu informático de formação, percebo e subscrevo a introdução de meios pessoais de computação acompanhando a aprendizagem escolar desde o ensino básico. O que não é aceitável é a gigantesca falta de racionalidade e de sensata contenção nas despesas de interligação que os Magalhães "trazem de série". O que ninguém explica é que cada Magalhães representa um contrato para a PT, implicando uma renda mensal à PT de 25 euros pelos serviços de comunicações e, alguém vai ter de os pagar, se não forem as autarquias será o governo, ou seja, se não for o nosso dinheiro será o dinheiro nosso. Imaginem 20 ou 30 crianças numa sala de aula, cada qual com a sua ligação individual quando era tão simples partilhar uma ligação por toda a escola e reduzir drasticamente esses custos. Fora da escola, aí sim, ficaria à escolha dos pais requererem ou não a ligação 3G, pagando parte da mensalidade, isso porque há muitas famílias que já têm net em casa e o Magalhães poderia ser integrado na rede doméstica sem custos adicionais.
Um operador da concorrência oferece gratuitamente os web books pelos contratos de serviços de comunicação durante 2 anos.
Visto isto os Magalhães são um excelente negócio para a PT e para quem os "assembla". O benefício para as crianças é inegável, mas o que se critica é o despesismo, sendo certo que um serviço mais racional mantendo as benesses dos portáteis poderia ter sido atingido com contratos muito mais vantajosos para o erário público.»

2 comentários:

Anónimo disse...

Se este Senhor não fosse anónimo, poderia, eventualmente, vir a ser uma sumidade no mundo ligado à economia!
Porque não o tenta visto ter as suas certezas, das quais eu gostaria de não duvidar?!
M. Lameiras

Anónimo disse...

Nem todos os Magalhães trazem a ligação à internet. Isso era uma opção que se colocava no formulário do pedido. Como vê, não é obrigatório o contrato com nenhuma operadora...