sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Projecto "Afectos" combate, há uma ano, isolamento dos idosos

O projecto "Afectos", lançado há um ano pela Câmara de Valpaços, está a ajudar a combater o isolamento de 210 idosos do concelho, proporcionando-lhes passeios, ginástica e acções de sensibilização.
O projecto resultou de um levantamento feito no concelho que detectou 668 pessoas, com mais de 65 anos, a viverem sozinhas e sem rectaguarda familiar.
A assistente social, Filomena Ribeiro, adiantou que no início o projecto apoiava apenas 60 idosos nos quatro primeiros núcleos, localizados em Lebução, Veiga de Lila, Carrazedo de Montenegro e Valpaços.
Hoje, segundo salientou, o "Afectos" acolhe 210 idosos e alargou-se a oito localidades do concelho.
Uma equipa composta por técnicos e voluntários promove diariamente aulas de ginástica e animação lúdico-recreativa, desenvolvendo sessões de pintura, croché, bordados, escultura e recolhendo também histórias de vida, lendas e receitas tradicionais.
Mensalmente, são proporcionadas novas experiências aos mais idosos, nomeadamente passeios, caminhadas e visitas a instituições, passando por acções de sensibilização sobre diversas temáticas.
No âmbito do projecto agentes da GNR deslocaram-se, em Abril, a várias localidades com o objectivo de esclarecer os idosos sobre os procedimentos de segurança que devem usar em situações de tentativa de burla ou burla consumada.
A câmara de Valpaços comemora sábado o primeiro aniversário do projecto com o lançamento de um livro de poesia da autoria de Adriana Reis, uma das integrantes do "Afectos", com 93 anos de idade, que se estreia assim na esfera literária.
Depois de um lanche convívio, os idosos podem assistir à peça de teatro "A Rainha Louca - O Riso e a Morte", interpretada pelo Teatro Experimental Flaviense.
Rádio Ansiães

1 comentário:

Anónimo disse...

Um bom exemplo a seguir por todos os Municipios.Levar aos idosos uma palavra de coforto´,é uma um gesto de valor incalculável.Ajudá-los na solidão é uma das melhores obras que se pode fazer neste mundo.
Este é um acto que deve ser seguido.