sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Linha do Tua em debate

Este sábado debate-se em Mirandela a continuidade da Linha do Tua. A iniciativa é da Assembleia Municipal que convidou todas as partes envolvidas no processo.
A EDP já confirmou que vai estar presente e José Silvano, autarca local e presidente da sociedade Metro de Mirandela diz que faz todo o sentido, pois, segundo ele, o que está em causa é o binómio: ferrovia/barragem do Tua.
O presidente da Câmara diz que a continuidade da linha está, claramente, dependente da existência da albufeira. José Silvano sabe que ninguém do governo vai estar presente no debate, mas gostava que lhe explicassem como é possível investir muitos milhões na segurança da Linha do Tua, como foi pronetido pelo ministro Mário Lino e sumergir esse investimento daqui a uns anos, com a construção da barragem.
A construção da barragem no Tua, segundo os cálculos apresentados vai significar que vários quilómetros da Linha do Tua fiquem submersos e, com isso, a ferrovia vai ficar inutilizada. RBA

3 comentários:

Anónimo disse...

Linha do Tua: Silvano quer 50 ME para desenvolver estratégia capaz de fazer cair a barragem
15 de Novembro de 2008, 19:45

Mirandela, 15 Nov (Lusa) - O presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano, anunciou hoje que vai propor ao Governo a criação de um fundo de 50 milhões de euros para uma estratégia de desenvolvimento a partir da linha do Tua capaz de fazer "cair" a barragem que ameaça a via férrea.

O autarca acredita que a manutenção do vale do Tua, principal atractivo turístico das viagens de comboio, e a reactivação da linha até Bragança, com ligação a Espanha, "será uma mais valia muito maior para o desenvolvimento da região do que a barragem" projectada para a foz do Tua.

Silvano diz que estão já em curso estudos que demonstrarão esta teoria e quer que o Governo crie um fundo de 50 milhões de euros para permitir aos agentes locais privados e públicos avançarem com os primeiros projectos e acções necessárias.

A proposta foi apresentada hoje num debate, em Mirandela, sobre a linha e a barragem promovido pelas câmara e assembleia municipais locais, onde não esteve presente nenhuma entidade responsável pela linha.

Na sessão ficou também já decidido organizar um outro debate, mas em Lisboa, em finais de Janeiro, onde pretendem apresentar os estudos e propostas.

Segundo disse à Lusa, o debate terá lugar na gare de Santa Apolónia.

"Lá conseguiremos sensibilizar mais facilmente, já que não conseguimos que venham cá (os responsáveis nacionais)", disse.

De acordo com o autarca, os estudos que vão sustentar a estratégia proposta estão a ser elaborados, um pelos cinco municípios servidos pela linha, e outro no âmbito do Agrupamento Europeu que reúne municípios portugueses e espanhóis de Bragança, Mirandela, Zamora e Salamanca.

"Os estudos que estamos a elaborar demonstrarão que traz muito mais valia a manutenção da linha e o seu prolongamento até Espanha, em termos turísticos e económicos, do que a construção da barragem".

No debate de hoje em Mirandela, um representante da EDP, a concessionária da futura barragem apresentou como alternativa para o troço da linha que ficará submerso, e serão pelo menos 14 quilómetros, independentemente da cota que vier a ser adoptada.

A EDP propõe a construção de um sistema hidráulico tipo elevador para fazer a ligação da estação do Tua, onde é feita a ligação à linha do Douro, à barragem e um percurso de barco na zona inundada.

O autarca de Mirandela rejeita as soluções propostas e continua a defender "intransigentemente" a manutenção da linha do Tua.

A maior parte dos cerca de 60 quilómetros da última via férrea do Nordeste Transmontano continua encerrada desde o acidente de 22 de Agosto que provocou um morto e mais de 40 feridos.

O relatório ao acidente aponta "defeitos grosseiros" na linha e a desadequação das automotoras do Metro de Mirandela que fazem a ligação.

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paulo Vitorino, reconheceu sexta-feira, na Assembleia da República "falha humana" neste processo e anunciou que a linha permanecerá encerrada até Março.

Neste período deverão ser executados os investimentos e medidas necessários para repor a segurança na linha do Tua, onde num ano e meio ocorreram quatro acidentes com o mesmo número de mortos.

O presidente da Câmara e do Metro de Mirandela, José Silvano, disse que já esperava que a linha permanecesse encerrada durante algum tempo e entende que nunca deve abrir sem ter todas as condições de segurança.

HFI.

Lusa/fim

Parabéns Dr Silvano

Tudo o resto são mangericos enfeitiçados pela depravação de Lisboa

Anónimo disse...

www.linhadotua.net

Anónimo disse...

É una palhaçada quem está a ganhar com isto são os taxistas e que paga somos nós os contribuintes. Enfim país de 3º mundo.