terça-feira, 18 de novembro de 2008

GNR ensina idosos a não caírem no “conto do vigário”

Na última semana, a GNR tomou conta de três casos de burla no distrito de Bragança, mas apenas uma delas foi consumada.(...)
Para evitar situações como a de Alfândega da Fé, entre muitas outras que se verificam em meios rurais, a GNR de Carrazeda de Ansiães está a promover, este mês, sessões de esclarecimento sobre burlas em todas as freguesias do concelho. O objectivo é alertar, sobretudo os idosos, para as formas de actuação dos burlões, de forma a não serem facilmente apanhados no “conto do vigário”.
O comandante do posto da GNR de Carrazeda, Paulo Silva, tem frisado nestas sessões que os malfeitores se apresentam, geralmente, “como funcionários de empresas públicas e bancos, o que, aliado à falta de informação das potenciais vítimas, lhes facilita a consumação os seus intentos”.
Paulo Silva aconselha os mais velhos a desconfiarem sempre de pessoas que se apresentem “de fato e gravata, bem-falantes e que aludam a aspectos da vida desses idosos”. Como tal, “não devem dar informações suas ou sobre vizinhos, não assinar nada e recusar tudo o que lhe ofereçam”. Mais: “não devem ter muito dinheiro em casa e objectos de valor. E se o tiverem que o distribuam por vários esconderijos nos diversos compartimentos”.
Eduardo Pinto/Rádio Ansiães

1 comentário:

Anónimo disse...

Então senhores do "bota abaixo"?? aqui nao fazem comentários, não têm uma palavra de apreço por este trabalho? então, embora anónimo, tenho eu,parabens ao comando da GNR,de Carrazeda por estes esclarecimnentos aos nossos idosos.