sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Daqui e dali... Aníbal Gonçalves

BTT Carrazeda 16-11-2008 - Apontamentos

No dia 16 de Novembro foi inaugurada em Carrazeda de Ansiães a Rede Municipal de Percursos. Juntamente com mais 5 percursos pedestres espalhados por várias aldeias do concelho, integra também a rede, uma Rota por Trilhos Vinhateiros para BTT.
A concentração para o PR4 - Percurso Pedestre Trilho da Fraga das Ferraduras (Carrazeda de Ansiães) e para o percurso em BTT aconteceu junto às piscinas municipais. A adesão ao evento não foi das melhores e, no caso do BTT, não fosse a amizade entre os praticantes da modalidade entre Carrazeda e Vila Flor, através do Clube de Ciclismo de Vila Flor, e o grupo de participantes teria ficado reduzido a metade.

O primeiro contratempo aconteceu logo no momento de pagamento das inscrições. O reforço distribuído aos participantes limitou-se a uma barra de chocolate, uma maçã e uma garrafa de água. Tudo isto no início de um percurso com 29 quilómetros!
O sr. Presidente da Câmara brindou os participantes com algumas palavras dando-se de seguida a partida.

O percurso foi no geral bastante interessante com passagem pelas localidades de Amedo, Paradela, Pombal, Pinhal do Norte, Felgueira, Zedes e Samorinha. A segunda metade do percurso é a mais dura com subidas bastante extensas embora com bom piso. Os tons de Outono eram bem visíveis quer nos soutos, nas vinhas e nos pomares de macieiras.
Dois momentos interessantes são a passagem pela Felgueira, lugar a que restam 2 habitantes e a subida à capela de Senhora da Graça a 898 metros de altitude.

O banho revigorante foi nos balneários da Escola EB2,3 e Secundária.
O almoço, na Quintinha do Manel, era mais prometedor do que aquele que tinha sido servido em eventos de BTT, em Carrazeda. Infelizmente também o almoço deixou muito a desejar. Foi servida uma feijoada, com fraco aspecto, que em nada dignifica o restaurante nem a organização do evento.
Se o grupo de participantes no BTT já era pequeno, foram ainda menos os que se inscreveram no almoço. Ou já sabiam o que os esperava, ou não se sentem bem na companhia dos restantes companheiros do pedal.

Durante o almoço foi distribuído um inquérito com algumas questões sobre o percurso. A insatisfação era maior com a organização do que propriamente com o percurso, no entanto, este também merece alguns reparos: a classificação do grau de dificuldade do percurso como Fácil é um eufemismo. Mesmo os mais experientes no BTT acharam que esta classificação não estava correcta. Os quilómetros feitos por estrada entre Pombal e Pinhal podiam e deviam ser feitos por caminhos rurais. Chamar ao percurso “Trilhos Vinhateiros” também é exagero. Apenas se encontram vinhas em menos de um quarto do percurso, com maior concentração à volta de Paradela e Pombal. Há freguesias no concelho com muito mais vinhedos do que Zedes!

Quanto à organização, há a salientar pela negativa: o preço elevado da inscrição (12€); a não existência de qualquer brinde ou recordação; o reforço alimentar que praticamente não existiu; a distribuição de bebidas ao longo da prova, que também não existiu e a fraca qualidade do almoço.
Salvam-se disto tudo: as bonitas paisagens percorridas que, mesmo com um dia pouco agradável, provocaram algumas exclamações de espanto e a companhia de um grupo de pessoas de Carrazeda e de Vila Flor que levam a amizade para além das provas ou passeios de BTT.
Do Grupo de Ciclismo de Vila Flor estiveram presentes 13 praticantes de BTT.
Aníbal Gonçalves

http://cciclismo-vilaflor.blogspot.com/ http://descobriransiaes.blogspot.com/

6 comentários:

Anónimo disse...

Contra factos, não há argumentos!

Anónimo disse...

É uma vergonha para quem organizou este evento, ou não fosse a loiro e seus pares que de nada de bom sabem fazer, depois sobra tudo isto para a Câmara. Para futuros BTT`s senhor Presidente da Câmara coloque pessoas capazes de fazerem alguma coisa de bom e escolha um novo restaurante porque a Quintinha do Manel acabou.

Anónimo disse...

Foi tudo a condizer!
Desde a palestra do Presidente, que ainda presenciei, ao dito reforço, (que não reforçou nada) ao próprio percurso, acabando no almoço, tudo isto é Carrazeda no seu melhor!
O Presidente estava no almoço?
Claro que não!
Esta gente não é mesmo competente!
Para eles não é importante o esforço que as pessoas fazem em participar, pagando, como não é importante fazer destes eventos, pelo menos, uma mais valia organizativa, de tão simples que eles são, onde até os próprios participantes têm gosto em colaborar.
Depois parece nada acontecer, nem desculpas a apresentar!
Alem de incompetentes ainda são orgulhosos e empinados!
Vaidosos ou vaidosas ali se apresentam impingindo-nos os "geitosos" da cerca!
Melhor fariam que estivesem quietinhosou quietinhas!
Nós Carrazedenses que carregamos
esta cruz, num longo calvário... até quando?
Tudo isto parece um pesadelo!

Anónimo disse...

De lamentar o dinheiro esbanjado pela CMCA a pagar a uma empresa, para esta pegar nas cartas tipográficas e fazer o que fez.....não ficaria mais rentável á autarquia colocar certos e determinados funcionários a pintar umas tábuas e a pregá-las numas estacas para marcarem depois o percurso???já para não falar no miserável saquinho com uma maçã, uma barrita e uma água que foi fornecido- ridiculo-...sim porque parece surreal...ja agora deixo uma questão..5 euros para o passeio pedestre?????!!!!só mesmo em Carrazeda...não sei se ja repararam...mas de passeio em Passeio a adesão cada vez é menor( quantos participantes nos anteriores????30 neste ???- nada mau tendo em conta que 10-12 eram de Vila Flor ...)e muitos apenas vieram por insistência de amigos de Carrazeda...acho que deveriam repensar bem a maneira de organizar tais eventos e de promover a terra... a autarquia não "nada em dinheiro" bem pelo contrário....por isso secalhar para a imagem da Terra teria sido melhor não organizar....do que ter deixado esta pobre e triste imagem...Pensarei duas vezes antes de voltar a Carrazeda a eventos desta natureza e organizados pela autarquia...

Anónimo disse...

Inadmissivel o reforço alimentar dos bttistas, uma mãça um chocolate e uma água e nem uma lembrança. Inscrições a 12€ é um roubo, quem ganhou foi o tirá-boina, por Carrazeda nunca mais.
Bttista desiludido.

Anónimo disse...

O percurso é interessante e algo exigente para o grau de dificuldade anunciado mas que qualquer bicileta a vapor como a minha, faz razoavelmente bem...
Do reforço dispensei o peso da garrafa da água. Carreguei a maçã até Pinhal do Norte que digeri na subida da Felgueira. O chocolate como era mais leve carreguei-o até à passagem da estrada dos Pereiros sendo digerido no restante do percurso e ao contrário de alguns meninos trouxe a embalagem vazia no bolso!
Se o prcurso estava marcado não era necessário deixar marcas para os mais atrasados não se perderem...

Sobre o almoço estava muito bem...
Posta grelhada na brasa com batata assada, arroz branco, uma salada de alface, tudo regado com um copo de bom tinto e uma salada de fruta...

porque eu...


almoçei em casa!

A paisagem teve momentos de encanto seguida aqui e além por uma ou outra cara da organização. Eram simpáticas e até se ofereceram para me trazer a mim e à bicicleta!
Mas como um "bttista a sério" como eu, tem que fazer alguns sacrificios mesmo que algo muito forte o puxe para trás...rejeitei!


Trofeus?
Sim, trouxe uma beijoca de até à proxima e uma pinha muito engraçada que caiu de um pinheiro no alto da Srª da Graça no momento em que passava!
Significativo?
Nem tanto! Deu jeito. Ajudou a acender a fogueira e enquanto olhava as chamas malancólicas que se erguiam, projectando sombras irrequietas e furtivas, pensava no outro troféu...amável e belo,
que,
não pude trazer e assim esquecer aqueles 5 euros...

Portanto, se houver próxima contem comigo.
Nem que seja só para trazer mais um troféu!

Mas pinhas não!

Bttista OFF ROAD.