sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Meia centena de alunos de Carrazeda em greve durante esta sexta-feira

Cerca de meia centena de alunos da Escola Básica 2,3 e Secundária de Carrazeda de Ansiães estão hoje em greve às aulas.
Uma semana depois de protestos generalizados por todo o país, estudantes de vários anos de escolaridade de Carrazeda contestam hoje o estatuto do aluno entre outras medidas do Ministério da Educação.
Ana Sofia, aluna do 11º ano, admitiu à Rádio Ansiães, que "já foram feitas algumas alteraçoes ao regime de faltas, mas mesmo assim não chega". Além disso, acrescentam não concordam com "a proibiçao de entrar com telemóveis na escola", embora entenda que não devem ser utilizados dentro da sala de aula.
Ana Sofia gostaria de ter mais adesão a uma greve que não tem o apoio da Associação de Estudantes e que reúne aproximadamente 10% por cento da comunidade escolar. "A Associação de Estudantes não nos apoia por que diz que não concorda com esta greve", frisou.
Rádio Ansiães/Eduardo Pinto

12 comentários:

Anónimo disse...

Nesta matéria como outras, o direito à greve é indiscutível, mas saber evitá-las e ser razoável nas reevindicações, faz parte do dever dos cidadãos no seu todo.
A lado nenhum nos leva a intransigência e a "ferocidade" cívica, porque a irresponsabilidade espreita.
Embora alguns excesssos sejam permitidos aos jovens dada a sua irreverência ( nós também já por lá passamos), certo será que não se pode aceitar o "OITO", mas também o "OITENTA" será exagerado e desproporcionado.
Entre o DEVE e HAVER, os alunos que nunca deixem de bam analisar o que lhes pode ou não convir em matéria de aprendizagem.
Num tempo em que parece valer tudo, é também muito bom que os alunos recusem, sejam quais forem os autores, a manipulação política, que muitas vezes aproveitam algum justo descontentamento para atingirem fins inconfessáveis.
M. Lameiras

Anónimo disse...

Em primeiro lugar gostava de frisar que a Associação de Estudantes nunca teve conhecimento da greve que se iria realizar hoje pelos alunos, caso contrário a A.E. tomaria com toda a certeza o seu partido pelos alunos.
O que é inadmissível é a A.E. ser criticada por algo sobre o qual não tinha conhecimento.
Acima de tudo estão os interesses dos alunos e não os da A.E..
Que é o motivo da nossa candidatura e do nosso mandato.

A Associação de estudantes.

Unknown disse...

Este M. Lameiras diz coisas avisadas.
Eu,por mim,direi que gosto,desejo mesmo,a participação activa dos alunos na discussão dos problemas que lhes dizem respeito:através de actuações construtivas,positivas,não através de braços cruzados ou de actos negativos.
JLM

Anónimo disse...

Gostava que fossem também publicadas as razões da Associação de Estudantes não estar de acordo com a greve e que foram transmitidas no noticiário das 12:30 pela rádio Ansiães.

Vice Presidente da AE

Anónimo disse...

Agradeço ao Senhor JLM a sua boa apreciação aos comentários que ainda tenho a paciência de ir produzindo, mas acredite que começo a não suportar tanto mal que ao nosso concelho é feito!
Relativamente à sua breve análise aos nossos estudantes de Carrazeda, concordo inteiramente consigo... e que os visados sejam absoluta excepção ao que de mau por vezes se lhes associa.
Num meio rural como o nosso, o sacrifício dos pais é enorme para bem receberem ensinamentos e educação que os tornem verdadeiros homens e mulheres.
M. Lameiras

Anónimo disse...

A.E Associação de Estudantes.

Devia defender os interesses dos alunos!

Anónimo disse...

O Caro ou cara anónima. a associação de estudantes não deve defender meia dúzia de putos que se lembraram de querer um dia sem aulas sem motivo nenhum, sem saberem o que faziam, muito menos sem ter pedido o apoio da mesma associação. a notícia diz que era meia centena de alunos? pareciam bem menos. quantosw alunos tem a escola? contem, façam médias e vejam que a associação de est. esteve do lado dos alunos. da maioria dos alunos. estudem caloteiros. para isso andais na escola. senão ide cavar vinhas.

Anónimo disse...

A iniciativa deveria partir da A.E.

E se em vez de estarem a dividir os estudantes e colocarem-se contra um considerável número deles, deviam tomar iniciativas e discutirem o que realmente interessa, o estatuto do aluno, pois desta A.E. nunca saiu qualquer iniciativa em relação ao mais importante tema que temos perante nós.

Limitam-se a tentar denegrir quem vos chama a atenção e toma inciativas que deviam partir da A.E

Anónimo disse...

quem e que ja leu o estatuto do aluni?

Anónimo disse...

Mas o problema aqui é que ninguem de entre os alunos que estavam a fazer greve sabiam o estatuto do aluno... E isso deu-se conta quando o presidente da A.E. perguntou aos estudantes em greve se o sabiam, e todos eles se calaram e resumiram a sua insignificancia!
Por isso antes de se fazer uma greve deve-se estudar bem o estatuto e ter um objectivo ao fazer essa greve e nao faze-la so porque querem ou para faltar ás aulas!

Anónimo disse...

Os elementos da AE prestam esclarecimentos quanto ao Estatuto do aluno a quem quiser...

Anónimo disse...

A palhaçada das palhaçadas.
Manifestam-se sem saber porquê!
Crise de valores, conhecimento saber estar, etc. etc.
É pena.