sexta-feira, 7 de novembro de 2008

37,5 milhões de euros para novos projectos

Pela primeira vez há dinheiro para apoiar projectos no âmbito do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro. São 37,5 milhões de comparticipação comunitária que poderá gerar investimentos globais de 50 milhões.

O plano, designado de PDTVD, foi apresentado há quatro anos e meio, e revisto nos últimos meses pela Estrutura de Missão do Douro. Contam-se pelos dedos de uma mão os projectos concluídos: a Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego, as Aldeias Vinhateiras do Douro e o combate às dissonâncias ambientais. De resto, pouco mais passou do papel.

Para relançar o PDTVD, a Comissão Directiva do "ON.2-O Novo Norte", anunciou, ontem, na Régua, um orçamento de 37,5 milhões de euros para financiar projectos em duas áreas: infra-estruturas e imaterial. O presidente da Comissão, Carlos Lage, justifica o montante com o facto de o Douro ser um "destino de vocação turística internacional que merece uma discriminação positiva". "Pela primeira vez há uma região que tem uma estratégia e, no seu programa operacional, um orçamento afecto exclusivamente à sua concretização", notou Ricardo Magalhães, chefe de projecto Missão do Douro.
No âmbito das infra-estruturas destaca-se a intenção de qualificar a Estrada Nacional 222, desde Resende até Vila Nova de Foz Côa, por ser "uma via panorâmica fundamental para o turismo"; a requalificação de cais no rio Douro; alargar o projecto das Aldeias Vinhateiras, dando-lhes dinamismo para gerar emprego; aumentar a sinalização da região; combater os atentados ambientais; qualificar os espaços que marcam a identidade da região, bem como os centros históricos dos concelhos.

No campo imaterial, Ricardo Magalhães adiantou que vai ser criada "uma rota de escritores, pintores e outros artistas que nasceram, trabalharam ou viveram no Douro"; serão estimulados projectos de animação, pois "a festa local é necessária há que ir mais além"; e quer ainda um guia para os turistas, "para que logo no hotel saibam o que podem fazer na região".
A vogal executiva da Comissão, Cristina Azevedo, preferiu destacar o "rigor" que vai rodear o processo. Será privilegiada "a escala regional ou inter-municipal", as parcerias entre agentes privados ou público-privadas , bem como a "sustentabilidade dos projectos, em termos de viabilidade económica, geração de riqueza e emprego". São abrangidos os municípios de Alijó, Armamar, Baião, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Miranda do Douro, Mogadouro, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Régua, Resende, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.
Eduardo Pinto/RA/JN

5 comentários:

Anónimo disse...

E por duas mãos abertas, logo, cheias de nada, se contam os projectos apresentados por Carrazeda!
Também não nos devemos admirar muito porque se financeiramente o Município se encontra da maneira que publicamente se conhece, não poderá, por isso, sustentabilizar uma candidatura...
HAJA UM MILAGRE!

Anónimo disse...

Com 24 concelhos a olharem embasbacados para tantos milhões, estou a ver o nosso Carrazeda a dar consigo a pensar: - Candidatar o quê se não tenho um cêntimo para mandar tocar um cego?
Se ao menos me dessem dinheiro para o gás, electricidade e técnicos da piscina coberta!
Estou mesmo a ver os "aboucados" do Pombal de Ansiães a serem mais uma vez enganados...
" A menina dos olhos do presidente (qual S. Lourenço enganado depois de queimado vivo) pode ir agora alimentar a "fome" do Senhor Presidente da Junta de Freguesia daquela localidade, que de tanto acreditar nas mentiras Municipais, até fica cada vez mais careca...
Valha-lhe ao menos a hóstia de cada domingo!

Anónimo disse...

Muito bem dito!

Anónimo disse...

ASSINA Dou os parabéns ao penúltimo anónimo.Quais serão os projectos que a Câmara de Carrazeda irá apresentar?O que será desenvolvido a nível túristico e outros?NÃO SE ESQUEÇAM QUE ESSE DINHEIRO NÃO É PARA SER GASTO A VOSSO BEL PRAZER,TIRAR DAQUI PARA PÔR ALI.APRESENTEM PROJECTOS,SEJAM RIGOROSOS NO CUMPRIMENTO DOS PRAZOS,SENÃO FICAMOS COMO ESTAMOS.O DINHEIRO NÃO É VOSSO É DOS CONTRIBUINTES QUE BEM LHES CUSTA A PAGAR EMBORA SEJA ESSE O SEU DEVER.CONTRATEM UM BOM ECONOMISTA,QUE DIABO É MAIS UM POSTO DE TRALHO QUE A CÂMARA CRIA,MAS AO MENOS QUE SAIBA O QUE FAZ.ATENÇÃO,MAS QUE SEJA UMA PESSOA IDÓNEA E INDEPENDENTE,PORQUE SENÃO NÃO VALERÁ A PENA.SE PARA GERIRMOS O QUE É NOSSO PRECISAMOS DE PENSAR DUAS VEZES,PARA GERIR O QUE É DO POVO PRECISAMOS DE PENSAR MUITAS MAIS.PORQUE SENÃO O QUE ACONTECE:COMO CANTAVA O ANTÓNIO VARIAÇÕES:QUANDO A CABEÇA NÃO TEM JUIZO O CORPO(POVO )É QUE PAGA,COMO OUTRA DO MESMO CANTOR:É PARA AMANHÃ BEM PODIAS FAZER HOJE,PORQUE AMANHÃ SEMPRE VOLTAS A ADIAR,FOI MAIS UM DIA E TU NADA FIZES-TE.ANTÓNIO VARIAÇÕES TU SABIAS O QUE DIZIAS,CANTANDO.ASSINA UMA CANTADEIRA.

Anónimo disse...

Não sei se o SR Presidente da Câmamara gosta de FADO contudo vou dedicar-lhe um.

SE NÃO ESQUECEU O AMOR QUE NOS DEDICOU
O QUE NOS PROMETEU NAS CAMPANHAS PORQUE PASSOU.

ESQUEÇA O PASSADO E VOLTE-SE PARA O NOSSO LADO,PORQUE SERÁ PERDOADO,SE CUMPRIR O APREGOADO.

SE É PARA MENTIR,VEJA LÁ TENHA CUIDADO,PORQUE JÁ ESTAMOS CANSADAS DE SER ENGANADAS.

HAJA O QUE HOUVER,JÁ BASTA PARA NOSSO CASTIGO
O SR PRESIDENTE NÃO TER SIDO NOSSO AMIGO.

DEIXE FICAR O PROJECTO EM ANDAMENTO
PARA QUE NÓS TENHAMOS
O MERECIDO DESENVOLVIMENTO.

"AS MENINAS DOS SEUS OLHOS"
ESPERO QUE GOSTE.
OBRIGADAS.