quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Governo em tribunal por uso de fundos em Lisboa

Junta Metropolitana do Porto interpôs sete processos para impugnar aprovações de projectos.
A Junta Metropolitana do Porto quer impugnar todos os investimentos feitos em Lisboa com fundos comunitários destinados às regiões mais pobres, o que, diz, é ilegal. Deu já entrada com sete processos junto do Tribunal Administrativo do Porto.
(...)
A utilização numa região considerada rica de dinheiro dado pela União para desenvolver as pobres está a ser feita mediante uma regra de excepção negociada entre o Governo e a Comissão Europeia, vertida em anexo às regras do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), e foi transposta pelo Governo para as regras de funcionamento do FEDER e Fundo de Coesão durante a campanha para as legislativas.
Ora, é a própria legalidade da excepção à regra que a Junta Metropolitana do Porto contesta. Lembre-se que Portugal foi o único país da União Europeia a negociar este regime de excepção, conforme o JN noticiou.
(...) JN

3 comentários:

Anónimo disse...

Completamente pertinente e opurtuna no bom sentido a acção intentada... é absolutamente escandalozo o uso indevido desses fundos, assim como o regime de excepção que se pretende aplicar, regime que não faz qualquer sentido, e pelo contrário contraria o próprio espirito e sentido dos fundos e sua aplicação na sua essencia!!
Agora duvido que em Portugal haja coragem judicial para dar provimento a esta acção... com a nossa justiça será mais um processo para muitos papeis, muito tempo, dinheiro gasto, e resultados adiados e previsiveis....
Parabens pelo artigo.

mc disse...

http://norteamos.blogspot.com/2009/10/governo-promove-regras-para-desviar.html

Vale a pena ler

O Norte não tem que se queixar... pelo contrário deu a maior votação ao PS o que significa que até autoriza que o expoliem !!

Anónimo disse...

Só agora veio a lume mais um disparate do Governo. Enfim, deveria ter vindo a público antes das legislativas.
Antonieta