quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dois bebés nasceram no IP4 em duas semanas

Em menos de duas semanas foram efectuados dois partos a bordo de ambulâncias dos bombeiros em pleno Itinerário Principal 4, as quais faziam a deslocação das grávidas para a maternidade do Centro Hospitalar de Bragança.
O mais recente foi anteontem, às 14.10 horas. A assistência à parturiente foi efectuada por dois bombeiros de Macedo de Cavaleiros e pela tripulação da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER). (...) JN

11 comentários:

Anónimo disse...

É uma situação consequente do governo do ps e das suas opções contra as pessoas, discriminando contra uns e previligiando outros.
Devem refletir todos aqueles que ainda votam PS, um partido sem escrupulos, que esmaga os fracos e os pobres.
Nunca o PSD fez coisa parecida enquanto governo - acabar com maternidades????
Engraçado não se ter falado nisso nas eleiçoes, mas claro, com os meios de comunicação controlados, o povo a dormir...
Socialista rima com fa...

Anónimo disse...

Concordo, mais uma vez se vê que o PS tem sido um mau governo para as populações do interior de Trás-os-Montes.
Marlene

mario carvalho disse...

A continuar assim ... a moda pega e fecham os Hospitais todos

Bastam 2 bombeiros e uma ambulancia ... e até corre tudo bem...lol

Anónimo disse...

Por acaso até é mentira. Quem encerrou mais maternidades foi o PSD e por acaso no tempo de Leonor Beleza com Albino Aroso como secretário de Estado. Nessa altura encerraram centena e meia de maternidades. Quanto a ser amigo de Trás os mOntes, este Governo do PS foi o único que decidiu construir o IC5, O IP2, Túnel do Marão e A4 até Bragança. Quantas pessoas não teriam morrido se estas vias rápidas já estivessem construidas ? Portanto, parabéns José Sócrates.

Anónimo disse...

O PS para o povo cego nunca fez nada de mal, mas para os mais atentos, apercembem-se que o interior transmontano se encontra num barco à deriva, que vergonha, Srs Socilaistas. Tenho nojo de ser português quando este Governo se encontra a amnadar no destino do Transmontanos.
Henrique

Anónimo disse...

Então a culpa deve ser dos Deputados do PSD que estão em maioria. Que é que eles andam a fazer? A dormir ?

mario carvalho disse...

Caro amigo

Ter vergonha de ser Português é fazer exactamente aquilo que a escumalha quer que faça.. não tenha vergonha .. tenha ORGULHO EM SER PORTUGUÊS

Para dizer mal dos Portuguses já bastam os brasileiros.....

mario carvalho disse...

Metade das corporações de bombeiros do distrito de Bragança já foram "parteiras", nos últimos três anos de, pelo menos, sete bebés nascidos em ambulâncias, com o IP4 a predominar como local de nascimento entre as estradas da região.


De acordo com dados obtidos hoje pela Lusa junto dos bombeiros, metade das 14 corporações do Nordeste Transmontano já tiveram a experiência de um parto na estrada, desde o encerramento da Maternidade de Mirandela, em Setembro de 2006.


O ano de 2009 soma já três partos em ambulâncias, dois do quais em apenas uma semana.


A 30 de Setembro os bombeiros de Vila Flor transportavam uma parturiente para a Maternidade de Bragança, quando o bebé “decidiu nascer” no IP4, a cerca de 20 quilómetros da cidade.


Uma semana depois, a 06 de Outubro, os bombeiros de Macedo de Cavaleiros seguiam em direcção ao IP4 com outra mulher em trabalho de parto e "foi tudo tão rápido" que quando o bombeiro Nino Medeiros se apercebeu "já estava o bebe a chorar", como contou hoje à Lusa.


Em Maio, uma bebé nasceu sobre a ponte de Algoso, a meio caminho entre Mogadouro e a Maternidade de Bragança, ficando conhecida como a pequena "Maria da Ponte".


Já um dos mais novos habitantes de Vimioso não quis esperar mais uns minutos e decidiu nascer na saída do IP4 para Bragança, a poucos metros da maternidade, sendo um dos dois partos registados, em 2008, em ambulâncias.


Três meses antes, em Março, os Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta, o concelho mais afastado das maternidades, tiveram de fazer um parto no IP2.


Esta é a única experiência de que tem memória o comandante Sá Lopes, embora a corporação já esteja habituada aos "transportes à pressa", tendo algumas vezes de virar para o serviço de saúde mais próximo por não dar tempo para chegar à maternidade.


Também em 2008, os bombeiros de Carrazeda de Ansiães fizeram, em Fevereiro, um parto numa ambulância no IP4, a caminho da maternidade de Vila Real,


As corporações concordam que independentemente do encerramento da maternidade de Mirandela, alguns destes partos ocorreriam na estrada, até porque parte tinha como referência Bragança.


Foram, no entanto os bombeiros de Mirandela, os primeiros a viver a experiência dos partos na estrada, quando, em Julho de 2007, ajudaram a nascer um bebé também no IP4 a caminho de Vila Real.


Além dos partos nas ambulâncias, tanto os bombeiros de Mirandela como de Vimioso já ajudaram também a nascer bebés em casa.


Para Sampaio da Veiga, director clínico do Centro Hospitalar do Nordeste, responsável pela maternidade, "a explicação para estes casos é mais de carácter social do que técnico".


"Numa mulher com mais do que uma gravidez o parto evoluiu de maneira mais rápida e basta haver algumas distracção ou não acautelar a chegada com antecedência ao hospital para que isto aconteça", disse.


Os dois últimos partos em ambulâncias num curto espaço de tempo coincidem com um movimento superior ao normal na maternidade de Bragança.


Segundo o director clínico, o serviço tem estado permanentemente cheio nos últimos dois meses, com 60 partos em Agosto e 68 em Setembro.


Para já, não é possível inferir se há mais crianças a nascer na região com os 434 partos registados este ano, até ao final de Setembro, que se aproximam, em termos estatísticos das médias de 2008, em que nasceram um total de 626 crianças.

BRAGANÇA
comentário

felicitações aos bombeiros

Sugestão :

Apesar da boa vontade dos bombeiros permitam-me que sugira o acompanhamento por veterinários,, sempre têm mais prática.. LOL!

Anónimo disse...

Com govern os a desgorvernar, qualquer português tem vergonha de o ser.

Anónimo disse...

DEIXEMOS DE TER CATARATAS NOS OLHOS E VEJAMOS A REALIDADE. o PS, DESTRUIU O SNS (Serviço Nacional de Saúde), com as suas manias de poupança e encarar as unidades hospitalares como empresas. ISSO É MAIS QUE EVIDENTE E NOTÓRIO.Náo há contestação possível.Se poupasse noutras coisas, tais como; deixar de pagar ordenados chorudos aos gestores dos hospitais, seria bem melhor e os doentes beneficiariam de uma melhor assistência, quer sob o ponto de vista técnico, quer humano. Aprendamos a por os pontos nos iis e deixemo-nos de de ser parciais e tendenciosos.

Anónimo disse...

Está visto que é preferivel nascer nas ambulâncias com todas as condições, do que na enxovia da maternidade de Mirandela que causou tantos problemas, infelizmente, a tantas crianças. Se há mais tempo tivesse encerrado e teriamos evitados, mortes e crianças com deficiências....