sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Carrazeda de Ansiães está concluído

Está completo o Museu Internacional de Escultura Contemporânea ao Ar Livre de Carrazeda de Ansiães, que engloba 10 esculturas em granito.
Num concelho rico em pedra, o município iniciou há seis anos a instalação de uma dezena de obras assinadas por outros tantos escultores de vários países.
O projecto devia terminar em 2014, mas como o autarca, Eugénio de Castro, vai deixar o cargo, porque não se recandidatou a novo mandato, o projecto terminou agora.
O projecto estava previsto para 10 esculturas e fez-se um esforço para se cumprir neste mandato, não por mérito meu mas porque pode haver candidatos que não concordem com o projecto e não queria que ficasse a meio” explica o presidente da câmara, salientando que “eu só quis garantir que o projecto se concluía”.
Eugénio de Castro desdramatiza os custos do projecto, assegurando que o investimento deve ter andado à volta dos 150 mil euros, muito aquém do valor real das peças.
Há uma ou duas que foram um pouco mais caras, mas eu penso que se devem ter gasto neste projecto à volta dos 150 mil euros”.
A coordenação da instalação do Museu ficou a cargo do escultor Alberto Carneiro, que considera que a partir de agora é preciso rentabilizar as esculturas.
A rentabilização deste património passa por tentar fazer uma publicação que fomente a compreensão destas esculturas junto da população escolar e também fazer uma divulgação para fora do concelho” refere.
Esta divulgação externa vai passar pela publicação de uma monografia em português e inglês, e em que vão participar três especialistas na matéria, oriundos de França, Espanha e Portugal.
Brigantia

5 comentários:

Anónimo disse...

Chama-se às peças inacabadas concluídas ?
No jardim da telheira, uma delas não está acabada.

Anónimo disse...

Senhor Presidente,deixe que lhe faça uma pergunta:
Já que somos uma zona de granito,o granito é Português ou também é Estrangeiro?.Não é por nada é apenas mera curiosidade.

Anónimo disse...

Como trouxe os artistas de fora, também é capaz de adquirir granito em qualquer outro lugar.
Independente

Anónimo disse...

O ex-Presidente da Assembleia que vá para junto da arte Contemporanea de Eugénio de Castro e que durma um sono profundo até às próximas eleições. O discurso do último dia de campanha foi vergonhoso, para um Prof. Dr. Universitário, necessitou de tanto papel que nada dizia, para tentar dizer bem do conterrâneo, discurso esse encomendado e recomendado. Tinha o Dr. Rui como um grande Sr., mas a sua participação na campanha eleitoral desfez qulquer tipo de admiração que então senti.
Amigo desiludido

Anónimo disse...

Foi vergonhoso, os independentes em quem confiou os destinos deste Concelho, sacaram-lhe abruptamente o cargo de Presidente da Assembleia. Cada qual tem o que merece...
Julio