terça-feira, 6 de outubro de 2009

"Os Verdes" garantem que governo não informou Unesco sobre barragem

Os Verdes garantem que “o governo está em maus lençóis” por não ter comunicado à Unesco, a intenção de construir o empreendimento hidroeléctrico na Foz do Tua.
O partido ecologista questionou o ministro do Ambiente, se tinha sido pedido algum parecer à organização internacional, já que Portugal é signatário da Convenção do Património Mundial.
Em resposta, por comunicado, o governante referiu que no âmbito da avaliação do impacto ambiental, já tinha sido consultada a Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro.
A dirigente d'Os Verdes, Manuela Cunha, considera que esta resposta confirma que o governo não informou a Unesco, e não tenciona fazê-lo, "porque considera que a Missão do Douro tem competência para dar o seu parecer, o dever de Portugal está concluído".
A dirigente partidária diz que se trata de uma omissão que pode levar "à desclassificação de zonas classificadas a nível mundial".
Os Verdes aguardam uma posição da Unesco, por isso vão enviar um comunicado à organização internacional a expôr toda esta situação. "A Unesco é que terá que dizer sim ou não, mas nós estamos convictos que o governo português vai ficar em maus lençóis".
Manuela Cunha diz que em todo o caso, se trata de uma grave falta de compromisso do governo português para com a Convenção do Património Mundial da Unesco. RBA

7 comentários:

Anónimo disse...

Oferecendo aos olhos do turista deslumbrando,
para lá da imponência dos rochedos
a singular paisagem
das encostas em socalcos
coberto de vinhedos.

Se não fossem as barragens o Douro seria mais pobre. mj

mario carvalho disse...

Caro MJ

então sugiro que aumentem a altura dos paredões das barragens do Douro para 140 metros .. seremos 7 vezes mais ricos....!!!! Quem??!!

mario carvalho disse...

E porque não até às escadas da Canara de Carrazeda,,,.. A EDP punha lá um ancoradouro???!!!

mario carvalho disse...

http://www.doclisboa.org/filmesAaZ/filmes/filmeP04.php

Anónimo disse...

Quando se cria um MOSTRO a cria supera o criador!

Anónimo disse...

Lá estão vocês a falar mal dos funcionários públicos. Pois se houve falha de comunicação à UNESCO, a culpa foi dos funcionários públicos que estão encarregados disso...

BrainStorm disse...

Digníssimo sobredotado MJ, não confunda barragens supérfluas com a paisagem socalcada do supracitado local!