quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Daqui e dali... Manuel Serrão

Bom independente é um mau militante

Agora que a espuma das eleições autárquicas já corre pelos rios até ao mar, onde rapidamente se diluirá, temos mais calma e menos paixão para abordar o assunto dos candidatos independentes.
Só no distrito do Porto, de Valentim Loureiro a Maria José Azevedo, passando por Narciso Miranda e Avelino Ferreira Torres, sem esquecer Fátima Felgueiras, tivemos candidatos independentes para todos os gostos e de todos os feitios. Se alargássemos o leque ao país, de muitos mais estaríamos a falar.

Tenho para mim que o verdadeiro candidato independente é aquele que nunca tendo pertencido a nenhum partido político, sentiu um apelo e uma vocação de serviço público e propõe-se como candidato aos seus conterrâneos. Apesar da utopia e da visão romântica da coisa, têm existido alguns exemplos para amostra.

Outra coisa bem diferente a meu ver, mas a que também se tem convencionado chamar independentes, são aqueles políticos que por esta ou aquela razão, por esta ou aquela zanga, são preteridos pela direcção do partido e resolvem concorrer por conta própria..
No actual sistema político-partidário, adoptado por todos os partidos com expressão (parlamentar ou autárquica) o processo de indicação e escolha dos candidatos não difere muito. Sendo o lugar apetecível ou a autarquia relevante, é solicitada e ponderada a sugestão do comité local do partido, mas é numa instância mais alta , a nível distrital ou até nacional, que o candidato é validado ou chumbado.
Ainda das últimas edições sobram casos destes com resultados que oscilaram entre o alívio, como em Matosinhos ou a profunda desilusão, como em Leiria.
Passadas as eleições chegou o momento dos partidos procederem áquilo que alguns apelidam de ajustes de contas. Promovendo a realização de inquéritos disciplinares ou até expulsando liminarmente quem prevaricou.

Ora bem. Descontada a linguagem que é obviamente afrontosa e deselegante, a verdade é que um candidato independente que decidiu concorrer nessa qualidade, sem se desvincular do seu partido, não é carne, nem é peixe.
Um bom independente só pode ser mau militante.
Não está em causa a liberdade de expressão, nem sequer o exercício dos direitos cívicos de qualquer cidadão. Não há nada na lei que impeça um militante de um partido de se candidatar como independente a uma autarquia. Mas há na ética e deve haver na cabeça de qualquer politico uma limitação voluntariamente aceite.
Se um cidadão entende que é o que melhor pode servir os interesses da sua freguesia ou do seu Concelho e o partido a nível local ou nacional não está de acordo com esse entendimento, existem dois comportamentos possiveis: ou o cidadão decide levar a sua avante e descarta o partido, ou decide acatar a vontade do partido de que é militante e descarta a sua candidatura.
Alguns candidatos independentes que optaram por se manter no partido suspendendo ou não a militância, alegam que os líderes mudam e o partido fica. E que os valores que os levaram a aderir ao partido se mantêm. Neles! Porque nos partidos , enfim....

Em minha opinião estes argumentos não colhem. Por um lado, os tempos e os partidos já não se coadunam com estes romantismos e por outro lado, não conheço nenhum partido que defenda o valor de algum seu militante poder concorrer contra o candidato escolhido pelo partido.
Os partidos existem para intermediar a relação entre os cidadãos e o poder. Quem deixa de acreditar na ideologia partidária deve sair. Mas quem deixa de acreditar na capacidade do partido promover a boa intermediação entre os eleitores e o cargos, também só pode sair pela mesma porta.
De preferência, pelo próprio pé!

Manuel Serrão, JN

12 comentários:

Anónimo disse...

realmente, se concorrem contra o próprio partido, o que esperam? misericordia? o dr. rui já viu as lágrimas de crocodilo que os independentes deitam no outro blogue? e há lá uma foto do administrador, que eu nao percebo! alguém me pode explicar aquela colecção de um café de bragança?

Anónimo disse...

Este depoimento de Manuel Serrão vem a talhe de foice corroborar o que o bom senso foi dizendo da candidatura independente em Carrazeda.

Anónimo disse...

Um Independente dá tiros nos próprios pés...
Manuel João

Anónimo disse...

CANDIDATOS:

Ganhe quem ganhar, o eleitorado perde sempre.

Não se insultem, unam esforços e trabalhem...

Anónimo disse...

Amigo, ninguém se está a insultar, interprete os comentários e não seja tendencioso. Alguém tem que ganhar, e ganha sempre o melhor, porque o melhor é o escolhido do povo. Não venha com a história que o eleitorado perde sempre, uns ganham, outros perdem, mas como a vida é uma constante aprendizagem, não concordo que alguém perca seja o que for, bem pelo contrário, nem que seja experiência estamos sempre a ganhar.

Anónimo disse...

Ontem houve muitos discursos na cerimónia dos empossados da Câmara Municipal.
Um dos discursos, foi o do então Presidente da Câmara, onde quis dizer muito, mas nada disse.
Começou por anunciar que não ía falar daquilo que fez no Concelho durante 20 anos(são muitos anos), mas acabou por falar em tudo o que realizou. Também mostrou aos presentes que tinha um postit em branco! Quis dizer que votou em branco? Não acredito! Depois de ter falado com os seus próximos amigos, influenciando-os para votarem na Independente,( são estes os seus amigos, divulgam o seu pedido)! Certamente não votou em branco! De imediato diz que o actual Presidente se encontrava mal rodeado, ou seja, e tanto quanto percebi, aqueles que estiveram ao seu lado durante a campanham eram maus conselheiros.
Mas não, Sr. Eugénio, os que estiveram sempre ao seu lado foi por puro oportunismo, são aqueles que o procuraram para lhes garntir vencimentos chorudos, o que conseguiram, mas mais uma vez está enganado, estes foram aqueles que em surdina o criticavam! Fiéis? Ao dinheiro e aos cargos, depressa será esquecido, "águas passadas não movem moinhos".
Enfim, chegou a paz, o trabalho e a alegria ao Concelho, após tanta arrogância e opressão, eis que surge a liberdade, liberdade essa que todo o carrazedense que se preze irá usufruir, livres de rancor, veneno, humilhação e arrogância.
Seja feliz, mas não volte a fazer mal a este magnifico Concelho e suas gentes.
Chega!!!!!

Anónimo disse...

Não estive presente, por motivos pessoais, no entanto, quando me falaram dos discurso de Eugénio de Castro deduzi que a mensagem tinha sido deturpada, mas ao abrir este Blogue verifiquei, e pesarosamente, que era verdade. Também concordo com o comentário anterior, quem estve rodeado de oportunistas, e não são tão poucos quanto isso, foi ele. Tudo fizeram, nomeadamente com ditos e mexericos, para singrarem na vida em deterimentos de funcionários mais discretos, inteligentes e capazes de lutar por este Concelho, mas preferiu as bisbilhotices, sem procurar a verdade. Esteve muito mal durante os tais 20 anos, não soube gerir, não aproveitou potencialidades e fez mal a muita gente.
Ouvi vários lambe botas falar mal do Presidente, mas não lho diziam, queriam mais do que aquilo que tinham angariado. Obviamente, e rancoroso como é, "mutilou" muita gente! Felizmente que tudo terminou, tendo desde já a esperança que esse senhor se afaste de vez, e que o leva e trás tenha um ponto final, no entanto, as directrizes estão traçadas para que ande a par de qualquer movimento do actual executivo, espero que agora se ponha termo às informações passadas para esses políticos que no dia 11/10 foram arrumados.
Sr. Presidente, arrume bem aquela casa, se for necessário limpe-a, porque o que se passa não deve sair daquele edificio. Tenha fé, os seus mais próximos apoiantes estarão disponíveis para continuar a luta.
Desde já quero felicitá-lo pelas suas novas funções.
Obrigado por ser o novo Presidente do Concelho.
AP

Anónimo disse...

SOU APARTIDÁRIO, NEM FUI VOTAR, MAS TIVE TODO O PRAZER EM ASSISTIR ONTEM À TOMADA DE POSSE. TENHO A AFIRMAR QUE NÃO GOSTEI DO DISCURSO DO ENTÃO PRESIDENTE DA CÂMARA, CONTINUOU A GABAR-SE DO QUE FEZ, O QUE NO MEU PONTO DE VISTA, NADA FOI. OBVIAMENTE NÃO GOSTEI DO DISCURSO DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL, ESTE DEVIA DEMITIR-SE, DEIXAR O LUGAR PARA OS VERDADEIROS PSD's, PORQUE INDEPENDENTES JÁ HÁ ALGUNS.
RITA

Anónimo disse...

Se estivessemos a ver um filme, certamente que iríamos dar-lhe o título "The day After" (O Dia Seguinte). No filme original, retrata o dia seguinte a uma guerra nuclear em que tudo ficou destruído. Em determinada altura do filme, um dos protagonistas diz: "Não sei quais as armas que se vão usar na IIIª Guerra Mundial, mas sei quais as da IVª: paus e pedras!".
Na verdade, dado o estado em que o concelho ficou, o novo Presidente da Câmara, tem de começar do nada, tem de fazer o que outros teimaram maldosamente em destruír. Mas ele é um homem de trabalho, perseverante e de coragem.
Fica aqui um apelo: os que vêm por bem, que continuem, os mal intencionados que façam ao menos uma vez na vida uma boa acção e que o deixem trabalhar.
Os autênticos PSD's estamos consigo.
Lembre-se de que: a sorte, ajuda às vezes mas, o trabalho, ajuda sempre.

Anónimo disse...

A in dependente virou a polícia judiciária, continua apercorrer e formaliza muitas perguntas, a quem trabalha, porque diga-se, ela nada faz...

Anónimo disse...

Polícia Judiciária? Oh caro amigo, essa pessoa não tem perfil para nada, se me dissesse que virou a modelo!!! Sim, só se enquadra em desfiles, sejam carnavalescos, procissões ou passerele, apesar de ser minúscula.

Anónimo disse...

Modelo? Não deve ester no seu juízo perfeito, não tem nada que a embeleze, nem mesmo as atitudes!!!