quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dois consórcios para o Douro Interior

Há dois consórcios interessados na construção da concessão rodoviária do Douro Interior, que inclui o Itinerário Complementar 5 e o Itinerário Principal 2. A empreitada deve ficar concluída em 2011 ou 2012.
O IC5 vai fazer a ligação entre o Alto do Pópulo, junto ao IP4, em Alijó, e Miranda do Douro. O IP2 ligará a Zona de Vale Bem Feito, Macedo de Cavaleiros, ao distrito da Guarda. A empreitada tem uma extensão de 261 quilómetros, estando orçada em 520 milhões de euros, de acordo com o actual Plano Rodoviário Nacional.
O interesse dos dois consórcios foi ontem tornado público por Mota Andrade, deputado do Partido Socialista eleito pelo distrito de Bragança. "O processo de concessão entrou na recta final, tendo aparecido dois consórcios encabeçados pela empresa Soares da Costa e pela empresa Mota e Companhia," avançou o parlamentar ao JN.
Segundo Mota Andrade, "os dois consórcios conseguiram negociar através de sindicato bancário o financiamento das obras".
Diz Mota Andrade que "esta é mais uma certeza de que a empreitada estará concluída em 2011 ou 2012, arrancando as mesmas em simultâneo, sendo construídas de forma contínua e não por troços". O anúncio surge numa altura em que os 12 autarcas do distrito de Bragança, aos quais se juntou o presidente da Câmara de Alijó, mostraram algumas reservas em relação ao futuro dos dois traçados rodoviários, considerados de "vital importância para o desenvolvimento" da região transmontana. Aqueles responsáveis enviaram mesmo uma missiva ao ministro das Obras Públicas, Mário Lino, pedindo esclarecimentos. Mota Andrade admite que "a turbulência" vivida no mundo financeiro fez com que "houvesse alguma dificuldade" em conseguir os suportes económicos para a execução das duas obras.
Morais Machado, presidente do Município de Mogadouro, eleito pelo PSD, lamenta não ter obtido uma resposta ao pedido de audiência com o ministro da tutela e considera que "deveriam ser as entidades responsáveis pelas obras públicas a informar-nos das intenções do Governo em relação ao futuro das rodovias e não os deputados ou até mesmo o governador civil".
Artur Pimentel, presidente da Câmara de Vila Flor (PS), não ficou surpreendido com este anúncio, visto "haver um compromisso do primeiro-ministro para que estas vias fossem uma realidade".
O IC5 vai servir os concelhos de Alijó, Murça, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfândega da Fé e Mogadouro. O IP2 ligará os distritos de Bragança ao da Guarda, continuando em direcção ao Sul do país.
JN

1 comentário:

mario carvalho disse...

Governo adia construção de auto-estradas


24/10/2008


A maioria dos concursos para as novas concessões rodoviárias só vai ser fechada no próximo ano. A crise de crédito que originou as dificuldades de financiamento dos projectos está a dar lugar a sucessivos adiamentos, pedidos pelas concessionárias que não conseguem garantir os elevados montantes necessários junto da banca.

Aliás, e segundo soube o Negócios, face à dificuldade evidente de fechar as propostas nas datas previstas, é o próprio Governo que está agora a tomar a iniciativa de sugerir os adiamentos a vários interessados.

Os exemplos da Auto-Estrada Transmontana e do Douro Interior serviram para o Executivo concluir que a actual crise do sistema financeiro iria ter consequências nos restantes projectos . Apesar de ter afirmado repetidamente que as novas concessões seriam todas adjudicadas este ano, o Governo flexibilizou a sua posição, designadamente porque se tornou claro que o custo destes projectos será substancialmente mais elevado.

in Jornal de Negócios