segunda-feira, 6 de outubro de 2008

PSD quer lei para fixar médicos no interior

Uma dezena de deputados do PSD apresentou na Assembleia da República um projecto de Lei para tentar fixar mais os médicos no interior do país. Uma proposta que assenta num novo regime de incentivos, na fase de iternato em estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde. Os signatários do projecto Lei lembram que ao contrário do Litoral, o interior do país tem uma elevada carência de médicos e que o actual regime de apoios não está a funcionar.

A proposta apresentada apresenta incentivos para a vinculação dos especialistas nos hospitais da periferia, com apoio à formação em universidades de gabarito internacional. Adão Silva, deputado do PSD eleito por Bragança, um dos signatários da proposta, explica que o actual regime de incentivos não tem funcionado. No projecto lei entregue no parlamento, o PSD pretende ainda que sejam alargadas as competências formativas para os hospitais do interior. O projecto lei deverá ser votado no dia 15 de Outubro, na Assembleia da República
. RBA

6 comentários:

Anónimo disse...

Se quer Lei porque não a propõe?

Anónimo disse...

A proposta (de lei) apresentada…. Tal não significa que tenha a aprovação do parlamento.
E nisto de apresentar propostas quando se está na oposição é fácil, difícil é quando se está no governo, porque têm que se implementar e tem custos. E, convém afirmar, que a sensibilidade para estas questões é pequena, onde reside a maioria da população? No litoral, qual o peso desta região, eu digo é menor que 1%, sem mais. Significa que não temos os mesmos direitos, claro que temos, mas nisto como em muitas outras coisas a evidência diz-nos que não.
Dar incentivos a uma classe e às outras não? Parece-me injustiça.
Como resolver? Ter mais profissionais. Compete a nós simples cidadãos a resolução deste problema? Sabemos que não, mas sim aos nossos governantes.
Tudo o que escrevi não significa que não admire pela positiva o deputado citado na notícia, muito fez pelo interior e se não fez mais foi porque esteve pouco tempo no lugar de decisão (decidiu, talvez em contra natura).
Sabre07

AJS disse...

De louvar a iniciativa.No entanto, é de estranhar não ter feito essa proposta quando estava no Governo.Por outro lado, o próprio Dr. Adão diz que "o actual regime de incentivos (jé existem portanto incentivos) não tem funcionado". Quem nos garante que outro regime funcionará ? É costume dizer-se que santos da terra não fazem milagres... Porém, conheço muitas empresas privadas e até públicas que sempre privilegiaram as candidaturas de residentes, para exactamente os fixarem à terra e por lado manter o quadro de pessoal mais estável. E isso tem funcionado. Vejam-se os Bancos, as Misericórdias, etc. Porque não fazer o mesmo com os médicos e enfermeiros?

Anónimo disse...

Sim, porque não fazer o mesmo com os médicos e enfermeiros?
O Sr. AJS bem podia apresentar esta interrogação ao seu amigo deputado de Bragança Mota Andrade, ou mesmo ao Sr. Sócrates!
Porque não?!

AJS disse...

Exactamente!

Anónimo disse...

Exatamente o quê?