sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Padre Ribeiro deixa Srª da Encarnação e “despede-se” dos amigos e fiéis

António Augusto Ribeiro nasceu no dia 27 de Março de 1926, na freguesia de Marzagão, concelho de Carrazeda de Ansiães. Viveu na sua aldeia até aos quatro anos e em 1930 emigrou, com os pais e irmão, para Fumel (França) onde fez o 8.º ano de escolaridade. Em 1940 ingressa no Seminário Menor de Vinhais e em 29/06/51 é ordenado presbítero pelo bispo de Miranda e Bragança, D. Abílio Augusto Vaz das Neves. Nesse mesmo ano, o Padre Ribeiro celebra a primeira Missa Nova na sede do seu concelho. em 15 de Julho e a seguirem Marzagão. Em 1960 foi colocado, como coadjutor, em Moncorvo, sendo ainda pároco de Larinho e Capelão do Asilo e do Convento das Carmelitas. Porém, em 1968, foi transferido, pelo então Bispo de Miranda e Bragança. D. Manuel de Jesus Pereira, para a paróquia de Nossa Senhora da Encarnação, na cidade de Mirandela.
O Padre Ribeiro, dotado de grande energia e dinamismo, é um homem de acção, dinamizando, ensaiando e promovendo no campo desportivo a juventude e no campo cultural o teatro e grupos corais. Uma das suas preocupações tem sido manter a juventude ocupada em sãs actividades que ajudem os jovens a crescer como homens e cidadãos, assim fundou em Mirandela o CNE (Grupo de Escuteiros) e promoveu encontros e acampamentos regionais e nacionais. Num jantar de homenagem e de despedida, organizado pela Câmara Municipal de Mirandela e pelas colectividades que o Padre Ribeiro acompanhava em termos de festas anuais como Clube Ténis de Mesa, o Sport Club de Mirandela, Bombeiros Voluntários e os Socorros Mútuos, e que juntou mais de 300 pessoas o pároco mostrava-se satisfeito por ver tantos amigos, segundo disse.

Esforcei-me por cumprir a minha missão. Nem sempre foi conseguida, mas com a graça de Deus acho que de uma maneira positiva, marquei o meu lugar em Mirandela. Para mim a catequese foi sempre a grande prioridade”, revela o padre entre beijos e abraços aos amigos.
O pároco argumenta que as igrejas agora têm mais gente do que antigamente. “Na primeira missa que realizei em Golfeiras estavam apenas três pessoas, agora há mais gente nas igrejas. Nós temos três missas paroquiais e a igreja está sempre cheia."
José Silvano, Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, revela que vai ser atribuída, dentro em breve, ao Padre Ribeiro uma medalha de mérito concelhio.“O Padre Ribeiro têm uma coisa que merece ser homenageada: é melhor quebrar do que torcer! Há quem goste e quem não goste. Ele é um verdadeiro transmontano pode ter defeitos, mas deixa marcas”, argumenta José Silvano. Terra Quente

23 comentários:

Anónimo disse...

Estou orgulhoso do Padre Ribeiro ter nascido no meu Concelho.
Toda a gente tem virtudes e defeitos, ninguém é perfeito. Um abraço MJFIEL

Anónimo disse...

Quando se assim fala é porque "hà gato escondido com rabo de fora".
É obvio que o dito representante do Senhor parece deixar saudades só a alguns...muito poucos.

Unknown disse...

Ouço dizer que o sr. Padre Ribeiro é polémico e polemizante.À semelhança do Dr.Morais.Dizem até que ambos constituem uma dupla que tornou Carrazeda mais conhecida fora do concelho.Há uma característica comum a ambos:uma enorme energia.
JLM

Anónimo disse...

Mais devagar!
Melhor, mais devagarinho Dr. JLM.
Va Exa parece não ter conhecido as duas personagens, caso contrário estava quieto "calado".
Mais;
É uma ofensa à dignidade do Dr. Morais e eu acredito que não o queira fazer propositadamente.
Informe-se e depois então sim, escreva!
Conheci um e conheço bem o outro...
e a mim nunca me faz mal!
Daqui retires as suas ilações...

Eu

Unknown disse...

O comentário anterior pressupõe que eu disse mal das duas pessoas.O comentarista é que tem uma péssima impressão do Padre Ribeiro.Eu apenas disse que ambos eram pessoas de quem toda a gente falava,bem ou mal(polémicos),e que eles próprios gostavam de discutir,até um com o outro(polemizantes),que tornaram conhecido o concelho,o Dr. Morais pelo menos pelos seus poemas(nos quais invectivava,salvo erro,a prática vivencial de alguns padres),o outro porque,como agora se viu,teve uma homenagem que não é qualquer um que consegue no fim da vida:vai-lhe ser atribuida pelo presidente da câmara de Mirandela a medalha de mérito.
É também uma evidência que ambos foram verdadeiros poços de energia.
Além disso, vi imensas fotografias de actos oficiais e sempre nelas apareciam ambos.
JLM

Fernando Gouveia disse...

O padre Ribeiro é uma personalidade que deixa a sua marca nos últimos cinquenta anos da diocese de Bragança. Isso seria suficiente para ser homenageado.
Lembro-me do enorme entusiasmo que colocava nas actividades culturais, designadamente na organização de grupos corais nas paróquias, mesmo naquelas em que não tinha responsabilidades directas. É um homem franco, sem papas ma língua, com um entusiamo permanente naquilo que faz. Aqui fica o meu abraço, recordando um dia de Julho de 1958 em que me examinou no exame de admissão ao seminário.

Anónimo disse...

Caro JLM:
"Obrigou-me" a ler e reler o meu comentário imediatamente anterior ao seu.
Nele não vejo onde eu escrevi que "...disse mal das duas pessoas..."
Apenas acho que para falarmos das pessoas e sobretudo para as colocarmos num determinado patamta temos que as conhecer,
e,
eu não acho que o Sr. Padre Ribeiro caiba no mesmo "andar" do Dr. Morais.
Ao querermos elevar um grande homem, seja ele qual for, temos que conhecer para além das suas obras, o carácter, a pureza de espirito e justeza das suas atitudes para com o próximo.
O Dr. Morais provavelmente conseguiu um pouco de tudo isto!

Eu

Anónimo disse...

Em forma de errata...
onde se lê "patamta" - deve ler-se "patamar".

Eu

Anónimo disse...

Se o sr. MJ Fiel é de Mirandela, pode bem ter razão. Em Carrazeda, qual a acção do dito cujo? O senhor João, ao comparar o homem (com os seus defeitos) ao dr. Morais (com os seus defeitos) deve só estar a ver os problemas de mercearia entre eles, por causa de uma casa ou coisa que o valha. Mas em termos religiosos e culturais, ao compará-lo com o doutor Morais é a mesma coisa que compará-lo com o «senhor padre» Bernardo. E nisso concordo com o «Eu», não tem nada a ver. Foi o dr. Morais quem criou o liceu, onde muitos andámos e não esquecemos. No fundo, para a minha Carrazeda, o doutor Morais continua vivo e o senhor padre Ribeiro é que «morreu». Medalha em Carrazeda merecia o irmão, senhor Américo, grande músico, se os nossos governantes não tivessem vergonha das coisas populares, o qual mesmo na sua cegueira era uma pessoa boa, cristã, nem para a família sendo como um peso. Relativo ao dito pelo meu camarada Gouveia, a estátua que ele insinua para o padre, de acordo com o exame de admissão que lhe fez, poderia ser uma equaestre do factor C, somos todos livres de pensar, se os seus argumentos são assim tão pessoais.
Um velho socialista, que não mete o socialismo na gaveta

Anónimo disse...

Muito bem dito!
Se a plateia fosse audível até o dito padre batia palmas!!!!
e,
essa de não meter o socialismo na gaveta é como as notas de 500 €.
MUITO RARO!

Eu

Unknown disse...

Talvez eu me tenha precipitado ao inferir das palavras do"Eu" que me tinha atribuído uma intenção que não tive.Passemos adiante.
Só não me parece que para fazer uma apreciação sobre alguém tenha que se conhecer a alma desse alguém,porque então apenas Deus poderia fazer apreciações.
Os homens têm muitas facetas:são génios dum ponto de vista e são crápulas dum outro.
As minhas comparações limitaram-se às facetas que mencionei.
De qualquer modo, as minhas palavras foram o mote para comentários que completam a visão dos dois homens.
Foram dois homens que viveram pari passu e muito perto um do outro a política de Carrazeda.Estabelecer comparações entre eles não virá(como se vê pelas posições apaixonadas que provocaram)muito a despropósito.
Sobre o sr. Américo posso eu testemunhar que em Lamego ele brilhou a alto nível a ponto de alguém de Lamego me ter dito(os outros elementos da digressão que me desculpem): - "O cego é o único que vê alguma coisa disto".
JLM

Anónimo disse...

Caro Dr. JLM:
Eu sou daqueles que dou valor aos bons exemplos do passado e também do presente e como tal, devem perpetuar-se...com reconhecimentos públicos mais ou menos marcantes e desinteressados.
Também entendo que um homem deve-o ser pelo seu todo, naquilo que é (foi) no plano colectivo mas também individual.
Caso contrário e se formos por facetas, todos teriamos que ser homenageados e,
se assim fosse,
o mérito de o ser perdia todo o valor.
Porquê?
Porque todos nós podemos ter 99 facetas más e apenas uma boa!
Priveligiemos apenas aqueles que têm 99 boas e uma má...porque são raros.

Relevo a sua precipitação.

Eu

Anónimo disse...

Os heróis de cada um (neste caso, do dr. Silvano), apesar de eu ser ainda muito novo e não o conhecer muito bem, apenas da tv e da rádio Ansiães, dizem muito sobre quem escolhe. Mais do que falar do escolhido padre Ribeiro, porque será que o dr. Silvano o escolheu? Encenação política? Ainda a religião como ópio do povo? Trabalho sério?
J.C.

Unknown disse...

Este J.C.(Jesus Cristo,Júlio César ou José Carpinteiro)já quer dizer que a culpa é do presidente da câmara de Mirandela,que não sabe fazer escolhas para as suas medalhas ou que as faz obedecendo a critérios não muito escorreitos.
Desculpe, J.C.,mas que raio de pensamento tão enviesado o seu!E as 300 pessoas que estiveram presentes?
JLM

Anónimo disse...

Já que o senhor JC veio aqui procurar, a que todos deviam responder era: como o verá Cristo ao padre Ribeiro? se não quiserem ir tão acima, como o verão os simples, como o Escapou, seu inquilino? Um padre castigador do antigo testamento, do «antes quebrar que torcer», ou um padre, seguindo o evangelho? A mim não me fica mal o antes quebrar. Agora a ele!!! Valha-o Deus!!!
Um velho socialista que não mete o socialismo na gaveta

antonio disse...

Pela controvérsia que o Padre Ribeiro provocou relativamente à homenagem que lhe foi prestada, infere-se, sem qualquer esforço, que o homem não passou despercebido, pelo contrário, soube despertar reconhecimento, de uns, e críticas de outros pelas atitudes eventualmente tomadas ao longo da sua vida. Por que não quero ou jamais quis ser juiz, quem sou eu, mais do que procurar fraquezas do Padre Ribeiro associo-me, com muito gosto, à homenagem que lhe foi prestada com votos de ainda muitos anos de vida.
A.M.Amaro

Anónimo disse...

ó senhor joão, apanhou-me com essa do josé carpinteiro. estou morto!!! mas dizer que a culpa é do presidente da câmara de Mirandela, essa é sua, eu só perguntei. «Os homens têm muitas facetas: são génios dum ponto de vista e são crápulas dum outro», foi o senhor joão que disse, não eu. Também quero dizer do senhor a.m.amaro que a sua argumentação politicamente correcta dá-me vertigens, porque é totalmente contraditória. Diz que «não quero ou jamais quis ser juiz, quem sou eu», e depois associa-se à homenagem. Seguindo o seu raciocínio, não devia abster-se? ou associa-se a qualquer homenagem, para ficar bem na fotografia?
J. C.

Anónimo disse...

O plesidente da camara de mirandela é que tem a culpa disto. Homenageia uma pessoa e fala-lhe nos defeitos. Homenageia por um lado e arrependimento por outro. Culpa pesada! Estragou a homenagem, para lavar as maos daí, pois falava para o povo e sabe o que o que o povo pensa. Um paroquiano da Conceiçao

Anónimo disse...

O meu camarada Amaro meteu a pata na poça. Se fosse o Salazar e o cardeal Cerejeira também se unia à homenagem, como se uniu à da d.ra Olímpia, gabando-lhe a obra e criando mais dificuldades aos meus camaradas Faustino e HR!!!! O que mais irá acontecer ao PS!!!!
Um velho socialista que não mete o socialismo na gaveta

Anónimo disse...

MEU CARO CAMARADA, NÃO ESTAMOS NA ALTURA DE MISTURAR HOMENAGENS COM POLITICA E, SALAZAR COM CARDEAIS...

UM SOCIALISTA COM QUOTAS PAGAS.

Anónimo disse...

Quero dar os parabéns a todos os intervenientes neste dabate que me parece o melhor que já li aqui. Espero que não mo estraguem agora com silenciamento da minha linha à Manuel Alegre (um socialista que não mete o socialimo na gaveta) pelos meus camaradas da linha de Sócrates (mais liberal!!!!). São duas formas de superioridade, a minha ideológica, que não desiste do socialismo, outra mais populista, de quotas pagas pelos yesses men. Mantenho-me na minha da Liberdade de Manuel Alegre e que se pode falar de tudo, com respeito, sem medos. Este meu camarada (com quotas pagas) acha que a homenagem não é um acto político? E esta «ligação» do autarca de Mirandela ao padre Ribeiro não tem muito, numa escala reduzida, do Salazar com o cardeal Cerejeira? Para mim, tem. Mas admito que para si não tenha! Só espero que possa continuar a pensar de outra forma.
Um velho socialista

Anónimo disse...

O presidente da Câmara Mirandelense homenageia o dito a pensar no seu rebanho!
Hipocrisia, claro!
Mas foi coerente;
Falou dos defeitos!

Uma maneira hábil de conquistar o povo e o clero sem beliscar a burguesia e a nobreza!
Valentim Loureiro não faria melhor.

Uma ovelha do rebanho.

Anónimo disse...

Meu caro velho socialista, tenho o maior respeito pelo seus comentários.
Mas, vamos deixar o passado e trabalhar para o futuro par ver se ainda conseguimos corrigir o que tem feito o PSD no nosso Concelho...
Um socialista com as quotas pagas.