«Verdes» pedem «demissão» de ministro das Obras Públicas. Pedido surge na sequência do relatório sobre a Linha do Tua.
Comparar os acidentes na Linha do Tua com a queda da ponte de Entre-os-Rios é relacionar casos «semelhantes». E como tal, o desfecho para o ministro da tutela deveria ser semelhante: da mesma forma que Jorge Coelho apresentou a sua demissão em 2001, também Mário Lino o deveria fazer agora, após ter sido conhecido o relatório final do inquérito ao último acidente na Linha, que aponta «defeitos grosseiros» na via férrea e «anomalias» na automotora, que conjugados terão originado o acidente.
«Desde o primeiro acidente sempre foi assegurada a segurança, pelo próprio ministro das Obras Públicas e pela secretária de Estado; em Julho, Mário Lino voltou a garantir a segurança na linha. Isto é irresponsabilidade da tutela!», acusa Manuela Cunha, dirigente da Comissão Executiva Nacional dos Verdes.
«Depois desta sucessão de acidentes, o ministro só tem duas hipóteses: ou vem à próxima reunião da comissão parlamentar, no início de Novembro, com um projecto e verbas para melhorar a linha e uma explicação sobre como ocorreram três acidentes - do qual já resultaram vítimas mortais - ou então toma uma atitude digna, e faz como o antigo ministro Jorge Coelho, apresentando a sua demissão», explica ao PortugalDiário Manuela Cunha.
Tua: podia ter-se «poupado um ano e uma vida» Acidentes de Agosto e Julho associados
«Não podemos admitir que entre o primeiro acidente e este último, com as garantias de segurança do ministro, milhares de pessoas tenham sido postas em perigo. E pior: que mais vítimas sofressem na Linha do Tua apesar das palavras da tutela. É altura de tranquilizar a população. E isso não se faz com remendos», refere Manuela Cunha.
«A culpa não pode continuar a morrer solteira»
«Afinal, com tantas deficiências na linha, encontradas por este relatório, o que se andou a fazer estes últimos dois anos?», questiona, avisando que os «Verdes» «não vão deixar passar esta situação em branco: a culpa não pode continuar a morrer solteira». «Só esperemos que não rolem as cabeças mais fracas, mas os verdadeiros responsáveis», afirmou.
Assim, a dirigente dos «Verdes» aconselha a que na próxima comissão de Obras Públicas, Mário Lino traga uma «avaliação global da Linha do Tua, propostas orçamentais» para resolver o problema e explicar para «que serviram os dois anos» após o primeiro acidente.
«Se considerar que não tem condições para explicar o que se passou, então deve apresentar a sua demissão». Portugal Diário
«Desde o primeiro acidente sempre foi assegurada a segurança, pelo próprio ministro das Obras Públicas e pela secretária de Estado; em Julho, Mário Lino voltou a garantir a segurança na linha. Isto é irresponsabilidade da tutela!», acusa Manuela Cunha, dirigente da Comissão Executiva Nacional dos Verdes.
«Depois desta sucessão de acidentes, o ministro só tem duas hipóteses: ou vem à próxima reunião da comissão parlamentar, no início de Novembro, com um projecto e verbas para melhorar a linha e uma explicação sobre como ocorreram três acidentes - do qual já resultaram vítimas mortais - ou então toma uma atitude digna, e faz como o antigo ministro Jorge Coelho, apresentando a sua demissão», explica ao PortugalDiário Manuela Cunha.
Tua: podia ter-se «poupado um ano e uma vida» Acidentes de Agosto e Julho associados
«Não podemos admitir que entre o primeiro acidente e este último, com as garantias de segurança do ministro, milhares de pessoas tenham sido postas em perigo. E pior: que mais vítimas sofressem na Linha do Tua apesar das palavras da tutela. É altura de tranquilizar a população. E isso não se faz com remendos», refere Manuela Cunha.
«A culpa não pode continuar a morrer solteira»
«Afinal, com tantas deficiências na linha, encontradas por este relatório, o que se andou a fazer estes últimos dois anos?», questiona, avisando que os «Verdes» «não vão deixar passar esta situação em branco: a culpa não pode continuar a morrer solteira». «Só esperemos que não rolem as cabeças mais fracas, mas os verdadeiros responsáveis», afirmou.
Assim, a dirigente dos «Verdes» aconselha a que na próxima comissão de Obras Públicas, Mário Lino traga uma «avaliação global da Linha do Tua, propostas orçamentais» para resolver o problema e explicar para «que serviram os dois anos» após o primeiro acidente.
«Se considerar que não tem condições para explicar o que se passou, então deve apresentar a sua demissão». Portugal Diário
6 comentários:
http://alguresemcarrazeda.blogspot.com/
cumprimentos
De facto, Mário Lino até se podia demitir ! Mas um determinado autarca que defendeu a pés juntos a tese de atentado, sabotagem, etc, também se deveria demitir. Porque, quem não se lembra da sua insistência doentia para a reabertura da linha a todo o custo? Quem não se lembra da sua constestação à circulação à vista ? Sempre se soube que aquela "motora" não era segura, mas ele sempre disse que não.Categórico afirmava que era seguríssima. Pelos vistos o relatório é fifty, fifty. Culpa da linha sim, mas também da automotora. Portanto sr. Presidente, demita-se pois o senhor é presidente da empresa que gere o metro.
Estava para escrever algo parecido com este texto do anónimo.Como ele disse tudo,limito-me a apoiá-lo abertamente.
JLM
Ou seja, Jorge Coelho não tinha nda que se demitir!
Que diremos do "Museu" do Vilarinho?
Então sobre o museu de Vilarinho ninguém diz nada?
Quem se demite?
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