sábado, 25 de outubro de 2008

Daqui e dai... Sabre07, João Lopes de Matos, Ezequiel Maia

Eleições
Mas algum candidato com bom senso apresenta propostas, digo promessas, em manifesto eleitoral? E se as apresentar são para levar a sério?
Ter ideias, inovar, desenvolver e sonhar tudo é possível, basta querer. Mas o mais importante é saber onde conseguir a parte financeira indispensável para edificar qualquer projecto. Não basta dizer que se vai fazer, mas como vamos fazer (meios).
Conseguir saneamento financeiro é o objectivo mais importante, para posteriormente existir possibilidades de alcançar investimentos, e muitos são prementes neste concelho, cito como exemplo, gimnodesportivo, parque de campismo, resolução definitiva da “carência” de água na barragem, etc. A gestão não passa apenas por obras, todos sabemos, a dinâmica autárquica e dos processos deve ser melhorada, como sempre o todo é a soma das partes.
Mas estamos desejosos de promessas, mesmo que continuem a não ser cumpridas, vamos insistir no S. Lourenço e noutros lugares comuns, quem sabe se não conseguimos um milagre?Os principais candidatos ao mais alto lugar autárquico aí estão, goste-se ou não. Estes são importantes, as companhias também, vamos ver o que nos reservam.
Sabre07


Sabre 07 aflora o problema do investimento público.
Temos que começar a pensar naquilo que verdadeiramente interessa à Câmara fazer.
Qual é a primeira necessidade? Julgo que será criar postos de trabalho, não só no sector público mas também no sector privado.
A Câmara tem que lutar por fazer obras necessárias à vivência com mais qualidade das pessoas residentes e deve promover o incremento do investimento privado, construindo as infra-estruturas.
Tanto umas como outras devem, na medida do possível, tender para a auto-sustentabilidade e para a criação de empregos.
Sem estes,Carrazeda desaparece porque fica sem ninguém nas actividades económicas. O gimnodesportivo, a busca de mais água são necessários.
Mas a construção de infra-estruturas turísticas ainda é mais. Contribuir para uma agricultura e pecuária modernas também é importante.
Contribuir para que os cidadãos válidos tomem decididamente as rédeas da economia e criem postos de trabalho é uma atitude urgente de todos os responsáveis autárquicos.
João Lopes de Matos

Caro Dr. João
Criar postos de trabalho, é o problema mais importante e ao mesmo tempo o mais difícil de conseguir. Estou plenamente de acordo, é desejável fixar os jovens, mas tarefa árdua, quase missão impossível. Onde os criar, na agricultura? Pecuária? No estado actual das coisas não sei se não é mais rentável, mesmo com os condicionalismos actuais, investir na bolsa. Os espanhóis colocam aqui todos os produtos, a preços inferiores aos nossos, esta é a realidade.
A autarquia criar emprego? Já foi chão que deu uvas, quadro completo durante vários anos. Investimento privado, nomeadamente no turismo, filme várias vezes revisto. Por muito que acenem que temos potencialidades, território virgem (não devem acreditar), ninguém lhe pega, nem assim nem com algumas infra-estruturas.
Concordo que temos uma população envelhecida e descrente, mas é isto que temos, e a renovação da população não existe, ano após ano acordamos com crescimento demográfico negativo, alguém se deu ao trabalho de saber qual o decréscimo populacional desde os censos 2001? Nem vale a pena..
Só falta desviarem deste concelho alguns serviços, para a migração, despovoamento ser maior.
Mas continuo a pensar que o saneamento financeiro autárquico é o ponto principal, e a realidade a ser o que consta, endireitar as contas vai demorar anos. Logo investimentos, em qualquer área, na linha vermelha. Não podemos desanimar, baixar os braços, convém incentivar toda a gente, mas a realidade é cruel e não se compadece com estados de alma.
Espero estar enganado e concluir que sou pessimista.
Já agora uma provocação, para quando, o JLM, ser nomeado para as listas autárquicas (não se devem desperdiçar bons elementos, a/c dos candidatos conhecidos à câmara).
Sabre07

Fiquei com a ideia de que a partir da decisão da não candidatura do actual presidente da câmara (que toda a gente aplaudiu, excepto o próprio que estava à espera que lhe implorassem para se candidatar), a posição da concelhia local do PSD seria a de acabar de vez com a promiscuidade que se respira, para de uma vez por todas apresentar à presidência da câmara pessoas até agora afastadas da politiquice reinante, mas que não deixam de estar presentes na vida activa desta vila.
Espanto meu, quando vejo anunciado o próximo candidato, que, sem ter qualquer intenção de menosprezar, penso ser uma pessoa do sistema (aquele sistema de que tanto se fala), que progrediu por seus próprios meios pela sua inteligência pela sua vontade, nada está em causa, mas que não é possível separa-lo destas décadas de puro despotismo.
Pergunto-me agora o que se passou? É o sistema que impõe as regras?
A política e os políticos estão desacreditados, toda a gente o sente, e o desinteresse vem precisamente quando são tomadas atitudes de seguidismo quando toda a gente estava à espera de rejuvenescimento.
A perpetuar-se as candidaturas existentes, mais as independentes que estão para aparecer, não vejo senão trocas de lugares. Como não tenho jeito para liderar uma candidatura, por incompetência assumo, não me vejo representado por qualquer das pessoas de que se fala, por isso, só me resta votar em branco… E se todos os abstencionistas que não vão votar por não se sentirem representados votassem em branco de certeza que seria a maioria e, aí, poderia haver espaço para se modificar as mentalidades.A abstenção significa desleixo e incapacidade de pensar.
Ezequiel Maia

3 comentários:

Anónimo disse...

A meu ver, o posicionamento de SABRE07, JLM e Izequiel Maia, traduz de certa forma o pensamento corrente da maioria das pessoas que "livremente e com qualidade q.b.", pensam neste concelho...que infelizmente ainda são a minoria, na generalidade falando.
SABRE07 fala em investimentos e promessas e se estas serão para levar a sério - reforço de água de abastecimento concelhio, Gimno-desportivo, Parque de Campismo e insistir no tema Caldas de S. Lourenço-;
JLM pronuncia-se sobre obras para mais qualidade de vida para as pessoas, investimento privado, Infraestruturas turísticas, contribuir para haver uma agricultura e pecuária modernas, criando postos de trabalho;
Izequiel Maia observa que Eugénio de Castro desejava que lhe implorassem a recandidatura e sobre o candidato do psd acha que ele faz parte do modo déspota como este concelho tem vivido. Acha também que se aguarda uma candidatura independente, etc..
No meu modo de ver acho que os três comentadores + - se completam, embora as apreciações careçam objectivamente de resposta ao que diz SABRE07, ou seja, e os meios?
Desde logo, tudo aquilo que se prometa esbarrará na falta de meios!
O lógico é pedir às pessoas que sejam sérias e que não venham atirar com areia para os olhos dos eleitores, pois torna-se evidente para toda a gente que primeiro é preciso sanear o Município financeiramente.
Isso leva anos e é uma tarefa que deve ser levada a sério por todos, desde as freguesias à Assembleia Municipal.
Tudo o resto não passa de artimanhas com o fim de iludir os incautos Carrazedenses.
Ou seja, o que eu gostava de ver era uma proposta séria e competentemente formulada, por parte dos políticos, que garantisse o saneamento financeiro do Município ao longo do tempo, e de que tempo, sem desprezar investimentos necessários mas doseados de seriedade e prudência.
Quando Izequiel Maia nos fala em candidaturas independentes, eu direi que também estarei de acordo com pessoas que ocupem esse espaço, mas é interessante reparar no seguinte:
Olímpia Candeias, militante do psd desde logo descartada pela comissão política concelhia que favoreceu o agora anunciado candidato, foi logo alvo da atenção "independentista", pois como toda a gente sabe, a maioria do concelho não se revia nos cndidatos anunciados.
Ao que se sabe, os tais AUTOCRATAS, a começar pelo actual Presidente logo e urgentemente mandaram avisar a Senhora para não se meter em "funduras" ou "superficialidades", direi eu, pois para ela se reserva um lugar nas listas a deputados pelo PSD para o Distrito de Bragança.
Ou seja, nada nem niguém poderá atrever-se a impedir a eleição do candidato do psd, continuando o despotismo a ser o "modus vivendi" desta gente que desde sempre e desprecatadamente só assim sabem viver.
Impregnar de ódios, vinganças e prepotências os relacionamentos em sociedade foi desde sempre prática desta gente que agora culmina nesta acção "Caminho livre - Olímpia para Lisboa em 2009!"
Esta por sua vez, até precisa e muito que no Município não haja ondas (...), o conformismo é o absolutamente conveniente!
O RESTO, CAROS SABRE07, JLM e IZEQUIEL MAIA, é para distrair!
É Carrazeda!
É A VIDA como diria Guterres!

Anónimo disse...

As coisas até estão bem vistas...a Prof.ª Olimpia já aprendeu a ser politica em seis meses e por isso até prefere não fazer ondas, porque Adão nem quer que ela faça ondas (que escandalo...),embora ao que dizem terá amedrontado os PSD da Comissão Local, e a Distrital de Bragança com medo dos efeitos das ondas e para não perder a distrital e não perder a deputação toca a fazer ja a promessa do 2.º lugar para 2009, à Prof.ª Olimpia, mas isto só demonstra que os actuais politicos só estão interessados em si e não nas pessoas, e tudo fazem para usar o povão e assim atingirem o estrelato...tudo tem de ser desmascarado e com partidos destes mais vale apoiar o PS e dar uma nova maioria a Socrates e derrotar os proximos candidatos a deputados, Adao e Olimpia porque não merecem o voto das pessoas...
Na politica dos interesses o que interessa é o interesse de cada um...onde está a ombridade. a ética??????????????'

Anónimo disse...

A PROMISCUIDADE CONTINUARÁ!
Partindo do princípio que Eugénio de Castro não continuará a propor-se a candidato à Câmara Municipal de Carrazeda (a vaga de fundo ainda pode surgir), tendo durante tanto tempo existido esse mistura de pessoas e pensamentos contrários pelo menos aos bons costumes, é de prever que os continuadores autárquicos via psd (pelo menos são estes que se conhecem como activo político desde 1976) venham a renovar em continuidade as políticas da incompetência e da arbitrariedade.
É que de facto, são os mesmos, e mais dos mesmos, mas infelizmente para PIOR!
O concelho deve acautelar-se!
É que em vez de termos um grandecíssimo (passe a redundância) problema financeiro de curto, médio e longo prazo, passaremos a ter outros vários que se prenderão, inevitavelmente com a necessidade premente de nos libertarmos da subserviência de que tanto e há tanto tempo sofremos.
Se calhar é também por isso que se torna necessário MUDAR!
No entanto, se me perguntarem, mudar para onde,(?) confesso que ainda não sei!
Isto é revoltante mas é verdade!