quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

QUERCUS queixa-se à UNESCO por causa da barragem do Tua

A Quercus apresentou uma queixa à UNESCO contra o Governo português por causa da construção da barragem de Foz Tua.
Os ambientalistas pedem àquele organismo internacional que ajude a travar o empreendimento para evitar danos no Douro Património da Humanidade.
A QUERCUS já tinha manifestado esta intenção em Fevereiro, mas só agora formalizou a queixa.
Entende que a construção da barragem é um atentando à Paisagem Cultural do Douro Vinhateiro, património da Humanidade.
Em comunicado, a associação lembra que "o próprio Estado português reconhece que o muro da barragem está situado dentro da Paisagem Cultural do Douro Vinhateiro" e sublinha que "grande parte dos atentados paisagísticos serão visíveis a partir do Douro”.
Para a QUERCUS estas obras vão alterar a paisagem, transformando a foz do rio Tua num estaleiro de obras “cujas cicatrizes vão permanecer para sempre”.
Brigantia

8 comentários:

Anónimo disse...

Pois construção da barragem do tua...obra para a EDP ganhar mais uns milhões para se governarem, e depois virem a carrazeda dar uns "brindes" ou seja tostões ( ou centimos na noeda actual...)
Pergunta-se: qual será mais benefico para a região a construção da barragem do tua ou a "paisagem cultural do Douro vinhateiro?
Já alguem perguntou isto ás "gentes" de carrazeda??
Será que não tem direito a opinarem sobre este assunto impoortante (digo eu) para o concelho??

Anónimo disse...

As barragens podem ser construidas num qualquer rio, a paisagem e linha do Tua são únicas no mundo. São irrepetíveis. Por favor, não se deixem manobrar por esta classe dirigente que não tem respeito por nada nem por ninguém. Para muitos deles só conta a obtenção de lucros, benesses e quejandos.

Anónimo disse...

A Paisagem do Douro Vinhateiro é património mundial devido às suas barragens, caso contrário não o seria. Portanto, porque razão o Tua deixará de o ser ? Com a barragem não ficará ainda mais valorizado ? Quem é quem para dizer que não ? Parafraseando a RR, "vale a pena pensar nisto " !

Anónimo disse...

mas quem lhe disse a si que era património mundial graças às barragens???!!!

Pura idiotice de chico esperto que pretende enganar tolos

estude a candidatura, informe-se e informe

estude também o DIA da barragem.. sabe o que é pois sabe?

Graças a espertos como estes anónimos que garantiram mundos e fundos copm a barragem é que Carrazeda está como está e eles feitos nababos à custa dos outros
Já me metem nojo

Anónimo disse...

http://cciclismo-vilaflor.blogspot.com/2009/12/passeio-convivio-de-natal-socios-e.html

Anónimo disse...

Está visto que a barragem está a dar frutos; Ninguém falava no Rio Tua, no São Lourenço, em Carrazeda em turismo em economia regional etc. etc.
Foi preciso vir a barragem para o nosso Concelho ser falado e vir no mapa de Portugal...
Sendo assim que seja bem vinda.

Anónimo disse...

Respeito as ideias e pensamentos de cada um ainda que, em meu modesto entender, não concorde com eles.Contudo, interrogo-me e pergunto como é que, pessoas certamente do Douro e muito ligados a ele,podem ter esta ideia peregrina de que o Douro é Património Mundial, mercê do facto de ter muitas barragens?! E os seus inigualáveis socalcos? A sua magnificente e grandiosa paisagem, e tantas outras belezas naturais que por aqui abundam? Será que aquelas são superadas pelas pseudo belezas do cimento e do betão armado, que adulteram toda a beleza natural existente neste nosso Douro?! Alguma vez, na candidatura do Douro a Património Mundial poderia ter sido dada ênfase e pontificado um iten tão aberrante quanto aquele?! Estes argumentos não podem vingar junto de pessoas esclarecidas, com sensibilidade e uma visão nítida, precisa e clara do mundo e de tudo o que nos rodeia.
Como vai este nosso Douro e este nosso País! Não admira que estejamos neste impérvio caminho.

Anónimo disse...

QUE ME DESCULPE O SR ANÓNIMO DE 5/12 MAS NO S. LOURENÇO HÁ MUITOS ANOS QUE SE FALAVA,SÓ QUE O QUE DISSERAM FOI TUDO MENTIRA.
TIVESSE HAVIDO HONESTIDADE E HOJE O S. LOURENÇO SERIA UMA ESTÂNCIA TERMAL MARAVILHOSA.