sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Movimento denuncia destruição da linha do Tua

Alguém continua a destruir e a furtar carris da Linha do Tua, no troço desactivado, entre Carvalhais e Bragança.
A denúncia parte do Movimento Cívico da Linha do Tua que já deu conta de vários casos concretos à própria Refer e colocou mesmo um vídeo amador no Youtube.
Daniel Conde, do Movimento Cívico da Linha Tua e funcionário da empresa Metro de Mirandela, foi avisado que, na aldeia do Romeu, tinha visto maquinaria a atirar com uma linha por uma ribanceira.
Ao chegar àquela localidade do concelho de Mirandela, constatou um cenário de destruição.
Mal cheguei à aldeia vi aquele entulho todo acumulado em frente à ponte, a passagem de nível destruída, carris retorcidos e montes de terra em cima do canal” conta. “Depois estive à procura do local onde teriam derrubado a linha do leito da via e revi um cenário do ano passado que foi arrancarem carris e cortá-los em pequenos segmentos para depois serem levados” denuncia.
Este activista deparou-se ainda com “uma grande secção da via atirada pela encosta abaixo e no meio do canal havia um furo de prospecção sendo que a máquina ainda estava lá e pensa-se que esse furo pode servir para fazer prospecções para a auto-estrada transmontana”.
Alertou a Refer que garantiu não saber de nada e o próprio chefe da linha deslocou-se ao local descrito por Daniel Conde, para confirmar a situação.
Aquele elemento do Movimento Cívico da Linha do Tua considera que estamos perante um caso de contornos idênticos ao que ficou conhecido como o “Carril Dourado” em que está envolvida a empresa O2 de Manuel Godinho, que está detido no âmbito do caso “Face Oculta”.
No entanto, Daniel Conde entende que esta situação também fica a dever-se a alguma incúria por parte da Refer.
Pergunta-se onde é que está a decência de certas pessoas e empresas, neste caso públicas, que tratam a linha do Tua, que é património do Estado, pondo e dispondo de qualquer forma” refere.
Daniel Conde decidiu vestir-se de realizador e produzir um vídeo que revela todos os casos de destruição da linha, neste troço desactivado e colocá-lo no Youtube, aproveitando uma ferramenta cada vez mais poderosa.
O Movimento Cívico da linha do Tua a denunciar que continua a destruição daquela linha, no troço desactivado, um património do Estado que urge proteger.
Já a Refer confirma ter recebido a queixa e que está a tentar apurar responsabilidades
CIR/Brigantia

2 comentários:

mario carvalho disse...

20 Dezembro 2009 - 00h30

Trás-os-Montes
Carris do Tua começaram a ser retirados
Os carris da centenária Linha do Tua começaram a ser levantados por uma empresa da zona do Porto. Os primeiros trabalhos arrancaram no início da última semana, mas só anteontem a retirada das travessas e carris começou a ser levada a cabo.


A linha já está despojada de carris em cerca de três quilómetros, entre o túnel de Foz Tua e o apeadeiro de Tralhariz (Carrazeda de Ansiães). Segundo fonte da Refer, "a intervenção tem a ver com os estudo geológicos para a construção da barragem do Tua", garantindo que os trabalhos "vão continuar".

João Branco, da Quercus, considerou ao Correio da Manhã que "é uma ilegalidade o que estão a fazer". De acordo com o ambientalista, "a destruição da Linha do Tua constitui um rude golpe nas aspirações de desenvolvimento de um turismo ferroviário". Este dirigente "apela à GNR para que pare a intervenção, dada a sua ilegalidade".

Anónimo disse...

IP4 cortado na zona da Serra do Marão
Hoje às 07:31
Por causa da neve que caiu durante a madrugada a Norte, o IP 4 está cortado ao trânsito, entre Padronelo e a Campeã, ou seja é impossível neste momento atravessar a Serra do Marão.
Neste momento é impossível atravessar a Serra do Marão.

O IP4 está cortado entre Padronelo e a Campeã e não existe alternativa, uma vez que a Nacional15, paralela ao itenerário principal, está também cortada ao trânsito entre estas duas localidades.

Devido igualmente à queda de neve, não se circula também nos dois sentidos da A24, entre Vila Pouca de Aguiar e Vila Real e também na A7, nos dois sentidos, na zona de Ribeira de Pena.


Como ir ou vir de tras os montes?