sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Artur Cascarejo é o novo presidente da CIM Douro

Artur Cascarejo, presidente da câmara de Alijó é o novo presidente da comunidade intermunicipal do Douro.

Eleito por unanimidade, substitui o autarca de Vila Real à frente da CIM Douro. O autarca socialista quer aumentar a taxa de execução do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), que actualmente é de apenas 18% dos 105 milhões de euros contratualizados. Para isso vai solicitar ao governo a alteração do prazo de pagamento da contrapartida nacional das candidaturas. "O que acontece é que as autarquias para poderem executar estas obras financiadas pelos fundos comunitários têm que garantir a chamada contrapartida nacional, e isso implica termos 30, 40 ou 50 da totalidade da obra, ora se esses valores também contarem para os limites de endividamento, o que acontece é que muitas autarquias tendo teoricamente a possibilidade de fazer as respectivas candidaturas, na prática não as conseguem concretizar porque ultrapassa esse mesmo valor de endividamento", explica Artur Cascarejo.Para além do aumento da taxa de execução dos projectos do QREN, as escolas e a criação de emprego são também áreas prioritárias.O presidente da Câmara de Alijó substituiu o autarca de Vila Real à frente da CIM Douro, constituída em Janeiro e que engloba dezanove municípios, dez deles socialistas e os outros nove, sociais-democratas.Mantiveram-se os vice-presidentes, Francisco Lopes autarca de Lamego e Aires Ferreira, presidente da câmara de Torre de Moncorvo. RBA

3 comentários:

Unknown disse...

é SEMPRE BOM TER bons vizinhos. Oxalá o Dr. Cascarejo, lute pela continuação do IC5, pois Carrazeda merece, essa ligação ao IP4 futura auto estrada transmontana é essencial para o desenvolvimento e escoamento dos nossos produtos, para uma rápida transação de pessoas e bens. Diga lá aos governantes que os transmontanos acreditam no IC5, não queremos ficar desiludidos. obrigado.

Anónimo disse...

Para alguns independentes até esta chuva não devia cair... Parece que tentaram comprar o São Pedro com notas de 100 Euros mas pelos vistos não deu resultado!!

Anónimo disse...

que guerra surda....que chova muito mais que se agradece para ver se os convertidos das águas garantem o emprego....