quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Autarca reclama renda pelo rendimento da barragem do Tua

A Câmara de Carrazeda de Ansiães não vai receber 3% da actividade líquida anual da barragem do Tua, à semelhança do que acontece com a barragem da Valeira.
Deste aproveitamento no rio Douro, a autarquia recebe, anualmente, cerca de 250 mil euros, o que dá para pagar a iluminação pública e ainda sobra.
O autarca entende que, tal como na Valeira, a câmara também deveria ter direito a uma renda de 3% do rendimento anual da barragem do Tua.
Já coloquei essa questão à EDP, aos engenheiros ligados à produção, e a resposta que eles me dão é que a percentagem relacionada com a produção líquida relativa a um ano de funcionamento está destinada, segundo a declaração de impacte ambiental, ao Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade” refere José Luís Correia.
Assim, restará aproveitar a participação numa futura Agência de Desenvolvimento Regional.
Queremos apostar forte nessa agencia e através dela queremos candidatar algumas iniciativas relevantes para o concelho” adianta.
Um deles deverá ser a reabilitação das termas de São Lourenço.
CIR/Brigantia

25 comentários:

Anónimo disse...

Mas os Senhores da EDP foram recebidos muito bem em carrazeda, com os seus "brindes"...
Como eu tinha já, em momento oportuno neste blogue comentado, a EDP só cá vem buscar milhões! para depois bem se governarem!
E os locais ficam-se??
A Autarquia fica-se?
O Concelho é descaradamente prejudicado e fica-se?
Os montantes da valeira são suficientes? Dá para pagar a iluminação local?? só???
E da nova nem nada??
Um Escandalo!!!!

Anónimo disse...

FICO CONTENTE COM O QUE O SR.PRESIDENTE DISSE,REABILITAR AS TERMAS DE LOURENÇO.
ESPERO QUE NÃO FAÇA COMO O SEU ANTECESSOR.A ANÁLISE QUE FAÇO DE SI É QUE É UMA PESSOA HONESTA,
ASIM SENDO JULGO QUE NÃO VAI FALTAR AO PROMETIDO.
DESEJO-LHE O MELHOR ÊXITO PARA ESSE TÃO ESPERADO EMPREENDIMENTO.
MC-PS

Anónimo disse...

SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CARRAZDA DE ANSIÃES,pelo que li fiquei a entender ser sua intenção reabilitar as TERMAS DE S. LOURENÇO NA FREGUESIA DE POMBAL DE ANSIÃES SOBRE AS QUAIS JÁ TANTO SE ESCREVEU.
Há muitos anos a esta parte que as TERMAS DE S.LOURENÇO têm sido apenas bandeiras eleitorais.
Agora não estamos em Campanha eleitoral,e se calhar ainda vírá a próxima sem que nada ali tenha sido feito alguma coisa uma vêz que a BARRAGEM DE FOZ-TUA penso eu ainda nem sequer começou,não sei, estou em dúvida,caso já tenha começado peço desde já desculpa.
Assim sendo deixo aqui uma pergunta.
AS OBRAS EM S.LOURENÇO PODEM COMEÇAR ANTES DA BARRAGEM?.
É que se assim não fôr quatro anos passam rápido e depois nunca se sabe o que sai das próximas eleições.Não duvido da sua boa vontade mas,"GATO ESCALDADO DA ÁGUA FRIA TEM MÊDO" e a população do (POMBAL JÁ NÃO AGUENTA MAIS ESCALDÕES).
POMBALENSE AUSENTE MAS QUE NÃO ESQUECE AS SUAS RAÍZES.

Anónimo disse...

Em vez de reclamar renda, melhor seria que reclamasse pela não construção da dita barragem.

Anónimo disse...

Dúvida:

O carvão é preto
quando arde, é vermelho.
qual é afinal a cor do carvão ?

Anónimo disse...

Isto parece o muro das lamentações!
A barragem vai ser construida não tenham dúvidas. Vai ser construida porque é necessária ao país como um todo. Vai ser construida porque vai ser uma reserva de àgua importante (como deveria ter sido construida a de Foz Cõa)e pela mesma razão está a ser construida uma no Sabor, e no Tâmega e se com esta àgua se produzir energia eléctrica melhor e se for a EDP tanto melhor que é uma empresa Portuguesa e muitos dos que aqui escrevem são acionistas.
Os rios são mais velhos do que nós. Este está assim porque após séculos de grande desenvolvimento pelo mundo os nativos não tiveram arte nem engenho para o desenvolver e agora vêm outros dizer que deve ser conservado assim, porque na terra delas já não existem rios como este.(para quando tiverem saudades virem espreitar...)
Os que analisarem a viabilidade económica das termas de S.Lourenço nunca decidirão um euro de investimento nas condições de hoje ( só assim entendo a continuada necessidade de se apelar ao poder político que faça a reabilitação...). Acredito ser possível mudar-lhes a opinião se a barragem for construida pois podem aumentar a diversidade de oferta de lazer
Alguém acredita no sucesso do turismo no Douro se não fosse navegável?
Nas minhas memórias de infância existe um Douro diferente com menos oportunidades que hoje.

"NÃO É O RIO QUE É VIOLENTO. VIOLENTAS SÃO AS MARGENS QUE O COMPRIMEM"

Anónimo disse...

VIOLENTAS SÃO AS PESSOAS, O pRESIDENTE PEDE DESENVOLVIMENTO E OS CARRAZEDENSES PEDEM QUE NADA SE FAÇA. DEIXEM O SENHOR GOVERNAR QUE FOI PARA ISSO QUE FOI ELEITO. QUANTO AO GOVERNAR DE IGUAL FORMA DO SEU ANTECESSOR, ISSO NÃO PASSA PELA CABEÇA DDE NINGUÉM, ESTE PREIDENTE É ÚNICO E VAI FAZER O MELHOR PELO CONCELHO.
UM INDEPENDENTE ARREPENDIDO

Anónimo disse...

Quem lhe disse carissimo anonimo do "muro das lamentações" , que o Tua ficará NAVEGÁVEL!!!!???? turistas????????? numa barrarrgem????

FIQUE A SABER: a barragem não contemplará eclusas!!! cerca de dois km de rio ficaram secos!!!
A barragem não servirá de PONTE!!!

QUEIRAM FAZER O FAVOR DE LER O ESTUDO FEITO PELA EDP!!! Onde diz, que agravará o isolamento da região e o desemprego!!

LEIAM o EIA!!

obrigada

Cristina

Anónimo disse...

As TERMAS DE S.LOURENÇO tanto podem ser desenvolvidas com ou sem Barragem se se mantiver a cota 170Claro está que a panorâmica será outra se a Barragem fôr feita.
Já pensaram na mais valia TURISTICA DAS TERMAS com um espelho de água a seus pés?. Sendo asim , o que se tornará navegável e útil para Desportos Nauticos será toda a zona a montante da Barragem.Outro pormenor importante que deve ter sido em conta, será o da construção de uma via terrestre desde a Barragem até onde se possa aproveitar a Linha Ferrea.
Venha a Barragem reabilitem-se as TERMAS e depois verão os resultados.

Anónimo disse...

Desportos Nauticos e não só, também de Recreio.
Depois tudo depende da orientação de quem ficar a liderar.

Anónimo disse...

Só uma explicação. Quando Brecht escreveu "Do rio, que tudo arrasta, se diz violento: mas não se dizem violentas as margens que o comprimem", estaria a pensar no facto de que quase sempre as pessoas agem não apenas por opção própria mas que é preciso ter em conta as circunstâncias que o rodeiam. Na actual situação, não adianta apenas apontar o dedo acusadoramente em termos pessoais, importa sim, e se querem prestar um bom trabalho ao concelho, é sugerir, apontar alternativas.
Se remarmos todos no mesmo sentido, a solução será mais fácil e todos sairemos vencedores.

Anónimo disse...

quem gosta de dias de nevoeiro é a favor da barragem, está claro!!

Quem gosta de água podrefacta, está a favor da barragem.

Quem se ilude, fica a favor da barragem!!

Vejam a quantidade de desportos nauticos na barragem da valeira!! Nenhum!
Meus senhores, ainda estamos a tempo, de ficar do lado na nossa terra! Com um desemvolvimento sustentado!! porque o futuro é hoje, e não devemos de nos arrepender!

Anónimo disse...

VEJAM OS DESPORTOS NAUTICOS NA REPRESA DE MIRANDELA OU ATÉ MESMO NA BARRAGEM DE BAGAÚSTE NO PESO DA RÉGUA.
PORQUE NÃO PODERIAM SER FEITOS TAMÉM NA BARRAGEM DE FOZ-TUA?.
"A INVEJA MATOU CAÍM",SERÁ ISSO?.
E PORQUE SEMPRE ASSIM FOI, É QUE CERTAS OBRAS NUNCA CHEGARAM A SER REALIDADE.

Anónimo disse...

Já agora gostava de saber qual a opinião do Senhor Presidente da Câmara no que respeita à consstrução da barragem.
Sabemos que o anterior era contra, e este?
Seria importante para o Concelho saber a sua opinião.

Anónimo disse...

Só quem nunca frequentou umas Termas é que não sabe que em todas existem lagos para barcos de recreio.Das que conheço, apenas nas do Gerês esses desportos são feitos na confluência de dois rios, que são o rio Homem e o rio Caldo.
Se com a construção da Barragem de FOZ-TUA as TERMAS DE S. LOURENÇO ficasem com a represa da dita BARRAGEM seria ouro sobre azul.
Mas cada um tem a sua opinião,é por isso que estamos no atraso em que estamos.
Há uma coisa que eu peça ao Senhor Presidente da Câmara que veja se consegue fazer alguma coisa por esta TERRA senão de caminho passamos a uma Aldeia,não esquecendo na medida do possível as freguesias.
BOM NATAL.

Anónimo disse...

Mas será que ninguém abre os olhos e pensa com algum realismo? As termas de S. lourenço NUNCA serão ampliadas, nem NUNCA serão um pólo turístico, nem NUNCA serão rentáveis ao concelho. Será que o sr. presidente terá a coragem de o dizer publicamente de uma vez por todas?

Anónimo disse...

Senhor anónimo anterior, deixe que lhe diga o sequinte:-
As TERMAS DE S. LOURENÇO não são rentáveis nem nunca foram,mas essa é a sua opinião,no entanto deixe que lhe diga o seguinte: Algumas pessoas ali passaram anos e anos a servir as pesoas que para lá se deslocavam e não se deram assim tão mal.
Concerteza que o anónimo não sabe o número de pessoas que durante a época TERMAL procuram aquelas TERMAS para tratamentos,só que marcam o seu banho pelo telefone e depois vão para casa.E tudo isto porquê,porque nas condições em que as termas se encontram não permitem a estadia como noutros tempos acontecia,em que as casas estavam sempre cheias de gente e as pessoas que davam pensão também não tinham maõs a medir.
No Pombal existe um Hotel que poderia ter sido construido no S.LOURENÇO,só que não o permitiram.E mais, se as TERMAS não eram rentáveis porque é que foram ali investidos milhares de contos,ainda na antiga moeda antiga claro,porque foram feitos estudos,análises,porque é que a Câ mara Municipal fêz o plano de pormenor teve na mão verbas para o seu dsenvolvimento e depois achou por bem recuar?.
Então se as TERMAS NÃO ERAM RENTÁVEIS escusado seria ter feito os gastos que foram feitos e tudo o que atràs já referi.
Sendo como o anónimo diz,só gente louca faria o que foi feito.Cria-me uma certa confusão esse "NUNCA".Espero que o Senhor Presidente da Câmara não leia pelos livros do seu antecessor e que aproveite o que de bom existe,o desenvolva e que não vá pelo caminho da demagogia e oportunidade politica.

Anónimo disse...

Ora bem Senhor anónimo dos três "NUNCAS",pelo que eu leio no artigo postado pelo Senhor DR RUI MARTINS será intenção do Senhor Presidente da Câmara reabilitar as ditas TERMAS DE S.LOURENÇO, isto porque ele diz o seguinte:-
"RESTARÁ APROVEITAR A PARTICIPAÇÃO NUMA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL.QUEREMOS APOSTAR FORTE NESSA AGÊNCIA E ATRAVÉS DELA QUEREMOS CANDIDATAR ALGUMAS INICIATIVAS RELEVANTES PARA O CONCELHO."UM DELES DEVERÁ SER A REABILITAÇÃO DAS TERMAS DE S.LOURENÇO".Perante esta declaração, tudo leva a crer que ele tudo fará para pôr em pé o processo e continuar em frente com ele.Esperamos que não seja mais uma promessa.Tenho o Senhor Presidente como uma pessoa com obra feita e espero que assim continue neste progecto.

Anónimo disse...

NÂO SEI QUANDO SERÁ.
MAS SEI DE UMA COISA. SERA COM ESTE PRESIDENTE QUE O SÃO LOURENÇO IRÁ PARA A FRENTE.SEM DUVIDA NENHUMA NENHUMA...
DESCUPEM... (para aqueles que me vão ja responder) TER TANTA CERTEZA
Uma Pombalense

Anónimo disse...

QUE DEUS E S.LOURENÇO A OIÇAM E TAMBÉM O SR PRESIDENTE.SEI QUE AS COISAS SE ENCONTRAM COMPLICADAS,MAS O SR. PRESIDENTE DEVIA TER O S.LOURENÇO COMO UMA DAS PRIORIDADES DESTE CONCELHO ENTRE OUTRAS QUE TAMBÉM SÃO URGENTES.
FAÇO TANTO GOSTO NISSO OU MAIS DE QUE A POMBALENSE, PORQUE EU TAMBÉM SOU POMBALENSE,SABE NASCI LÁ.

Anónimo disse...

NINGUÉM TEM MAIS VONTADE DE VER DO QUE O (CEGO),E COMO O POVO DO POMBAL SEMPRE ANDOU CEGO, PODE SER QUE COM ESTE PRESIDENTE SE FAÇA CLARIDADE.OXALÁ ASSIM SEJA.
UMA DEFENSORA DAS TERMAS.

Anónimo disse...

O modelo de desenvolvimento turistico que está a ser implementado na região do Douro, não é o de um turismo de massas, exige investimentos em unidades pequenas de grande qualidade.
Nunca será o estado a faze-lo, se a iniciativa não for privada não há nenhum presidente de camara ou candidato a qualquer "coisa" que o fará.
Um cidadão honesto num cargo publico não poderá prometer mais do que aligeirar a burocracia que sempre acompanha estes investimentos.

Anónimo disse...

Quem garante que as águas termais não são afectadas com a subida das águas?
A EDP não o garante
E Para quê uma estancia termal em S. Lourenço se não houver águas termais?

Hão roubar tudo e vpcês a discutirem o que fica

Ficará , isso não tenham dúvidas,

LIXO


PARA TODOS

Anónimo disse...

PORQUE SÃO APROVEITADAS EM OUTRAS LOCALIDADES E NÃO PODEM SER APROVEITADAS NO POMBAL?.
DEIXEM-SE DE POLITIQUICES E APROVEITEM O QUE DE BOM TÊM NA VOSSA REGIÃO.
MESMO COM A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM ELAS PODEM SER DESENVOLVIDAS ASSIM HAJA CORAGEM E VONTADE POLITICA PARA O FAZER.

edgar disse...

o presidente da Camara todos os anos promete a reconstrução das termas ,mas até agora ainda não fez nada em vez de isso foram construir umas piscinas de água quente que nem dinheiro têm para o reabastecimento de gas nem os alunos lá podem ter aulas ..Qual a utilidade de umas piscinas assim ..???

com 5 ou 6 nascentes naturais no S.lourenço ...que abasteseria as piscinas ....


Nós podiamos ser dos concelhos mais desenvolvidos e somos os mais atrasados em tudo ...Senao passai em Vila Flor e encontrareis as diferenças ...



NOme :Um habitante do POmbal ...que gostava de ver as coisas de outra forma ....
tenho 15 anos e precebo isso e homens com 40 50 anos nao veêm um burro a frente dos olhos ...