quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Água da Fontelonga dá até ao final do ano

As últimas chuvas e um plano de contingência adiaram por mais um mês o esvaziamento completo da barragem da Fontelonga, de onde bebe grande parte da população do concelho de Carrazeda de Ansiães.
Ao longo do mês de Novembro três camiões fizeram o transporte diário de 350 mil litros de água, desde o rio Tua para a barragem, tanto quanto a média de consumo exigia. Por outro lado, foram reforçados os apelos à população para a importância de poupar um recurso cada vez mais escasso.
"As quedas pluviais e as medidas mitigadoras prolongaram por mais um mês o prazo que tínhamos (finais de Novembro)”, disse Francisco Morais, administrador da Águas de Carrazeda, empresa privada que gere os sistemas de água e saneamento do concelho.
Desde que soaram as campainhas de alerta, a empresa também tratou de aproveitar ao máximo algumas linhas de água que habitualmente drenam para a albufeira da Fontelonga. A ribeira de Belver, que recentemente tinha sido desviada para a barragem, foi “completamente limpa para evitar qualquer desaproveitamento de água”.
De limpeza precisa também a própria barragem, mas Francisco Morais notou que esta não é boa altura para o fazer ao nível do leito, pois para além de turvar a pouca água disponível, iria criar problemas nos filtros e obrigar a que o processo de tratamento parasse muitas vezes. “Seria uma situação muito maléfica nesta altura no ano”, considerou o responsável.
Eduardo Pinto/Rádio Ansiães

13 comentários:

Anónimo disse...

Será possível que a limpeza da barragem será melhor depois de cheia ???

Deixem-se de histórias, unam esforços e deitem mãos à obra para futuro.
O São Pedro não faz sempre milagres...

A população merece o esforço, somos uns pacíficos e sacrificados por todos aqueles que nos aparecem à porta!!! mj

Anónimo disse...

Será maléfico para os cofres da empresa caso façam a limpeza, depois de cheia quem a vai limpar?? se algum dia voltar a encher

Anónimo disse...

AS CAMPAÍNHAS DE ALERTA HÁ MUITOS ANOS QUE SOARAM,SÓ QUE A EMPRESA DAS ÁGUAS FÊZ ORELHAS MOUCAS.AGORA MIREM-SE NO PORCARIA DE GESTÃO QUE FIZERAM.
TAMBÉM NÃO ME ADMIRO NADA QUE ISTO VIESSE A CHEGAR AO PONTO A QUE CHEGOU, UMA VÊZ QUE À EMPRESA APENAS IMPORTAVAM APENAS OS LUCROS E A POPULAÇÃO QUE SE LIXASSE.
"O PROTAGONISTA" PRINCIPAL DESTA TRISTE NOVELA JÁ SAÍU DE CENA QUE FOI O QUE ENTÃO PRESIDENTE EUGÉNIO DE CASTRO,UMA VÊZ QUE FOI COM ELE QUE O COTRATO FOI CELEBRADO.
ESTA É TALVÊZ A "MAIOR" DAS GRANDES ASNEIRAS PRATICADAS POR ESSE SR. ENQUANTO PRESIDENTE DA CÂMARA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES, UMA VÊZ QUE A ÁGUA É O MAIOR BEM DOS BENS ESSÊNCIAIS À VIDA DA HUMANIDADE.
AGORA ESPERAMOS QUE O ACTUAL PRESIDENTE SR PROF JOSÉ LUÍS CORREIA OLHE PARA ESTE PROBLEMA COM OLHOS DE VER E A ATENÇÃO QUE A DELICACADA SITUAÇÃO MERECE.
QUE S. PEDRO SEJA POR NÓS.

Anónimo disse...

Como os tempos mudam!...
Há uns anos atrás a Câmara incentivava os Municipes a criarem os seus próprios espaços verdes,hoje não temos água para beber, quanto mais para regar jardins,relvas etc.

Anónimo disse...

A água da albufeira (Charca) agora é que dá para regar hortas, jardins e relvados, pois tem todas as matérias orgânicas.
Dando uma volta pelo interior da mesma só se vê lixo, lodo, terra podre, etc, etc, autêntico pântano com milhões de mosquitos...
Vá ver para querer !!!!!

Anónimo disse...

A culpa de toda esta situação é nossa que aceitamos tudo que esses senhores nos fazem. Consumimos água imprópria, no final do mês pagamo-la e ninguem se opôe a esta situação ficamos todos calados. Porque não fazermos todos mas todos mesmo um boicote a esta situação?

Anónimo disse...

Por acaso já vi e não vi grande coisa.

Anónimo disse...

Cada um tem aquilo que merece!

Anónimo disse...

"Ao longo do mês de Novembro três camiões fizeram o transporte diário de 350 mil litros de água, desde o rio Tua para a barragem, tanto quanto a média de consumo exigia."

Já pensaram que no futuro irão ter a possibilidade de durante a noite ser bombeada àgua da futura barragem do TUA para a barragem da Fontelonga.
Quem se vai tramar é o dono dos três camioes e o dono da bomba do combustível...

Anónimo disse...

É verdade k a CM fez e incentivou relvados e jardins. Para os relvados há outras soluções k não precisam de água e nos jardins tb há arbustos k pouca água precisam.
A engenheira não sa´be disto?

Anónimo disse...

Em termos de consumo a barragem do Tua não vai alterar nada pois não vão fazer outra estação de tratamento e o rio Tua fica muito longe. O rio Douro fica mais perto e já alguém devia ter tido a brilhante ideia de fazer ligações até lá para captar água.

Anónimo disse...

QUE TAL UMA MANIFESTAÇÃO?! As águas de Carrazeda mereciam! Não se esqueçam de quanto se paga por requisitar ou mudar de nome um contador de água. E quantos de nós não temos de comprar agua no supermercado porque a nossa está intravável? E aqueles que pagaram balúrdios pelos ramais de esgotos, e que nunca chegaram a funcionar, os que têm de suportar cheiros nauseabundos.

Anónimo disse...

SR Anónimo de 5 de dezembro 11.56 é preferivel não lhe responder senão teria que lhe dizer coisas muito desagrádáveis o que não de encaixa na minha maneira de ser.
Para sua informação não sou engenheira,mas olhe que é desta massa que se fazem.
PONTO FINAL.