quinta-feira, 16 de abril de 2009

FESTIVAL DE CANOAGEM-MIRANDELA

Mirandela recebe o 1º Festival de Canoagem da Terra Quente.
O evento começa sexta-feira e termina Domingo. Divulgar e promover o rio Tua como destino de águas bravas é o objectivo da organização. O Festival serve ainda de lançamento para a abertura da Escola de Canoagem na cidade.
A Escola de Canoagem de Mirandela é um projecto há muito esperado pelos amantes da modalidade. É que as potencialidades, neste caso, do Rio Tua, são grandes.
Coagret Portugal, CAMIR (Clube Amador de Mirandela) e Associação Cultural de Mascarenhas pretendem promover a modalidade, e serão as entidades responsáveis pela dinamização de uma actividade que há dez anos tinha muita procura na região.
Os nossos percursos são, de facto, notáveis. Segundo o livro “Portugal Kayak”, o rio Tua tem as cotações máximas do global, por isso não faz sentido que não esteja aproveitado.”
A abertura da Escola integra o programa do 1º Festival de Canoagem da Terra Quente. Deste fazem parte, ainda, palestras e debates subordinados à temática dos rios.
Paulo Couteiro, responsável pela secção portuguesa da Coagret, refere que o festival serve, também, para alertar para a importância da reabertura da Linha do Tua, fechada desde Agosto de 2008. É que esta facilitava a logística da modalidade.
Pensámos que iriamos estar a caminhar para uma linha do Tua reformulada e reaberta, por isso do ponto de vista logístico é mais complexo aceder ao Rio. Tentámos com este evento casar as duas coisas, porque os canoístas portugueses de águas bravas utilizavam muito a linha do Tua, e esperamos que ainda seja possível ligar estas duas actividades: fazer canoagem e viajar de comboio.”
A canoagem pretende, ainda, mexer com a economia da região tal como acontece noutras zonas do país. As inscrições podem ser feitas no site da Coagret ou no posto de Turismo de Mirandela até amanhã.
O vento e a chuva poderão influenciar o número de participantes, no entanto Paulo Couteiro desvaloriza a questão.
Não tenham medo do tempo, creio que vai estar sol, mas mesmo que estivesse chuva, distribuímos fatos térmicos, o importante é participar.”
Os mais experientes na modalidade vão descer o rio em Kayaks, já as canoas e os rafts ficam para todos os que queiram experimentar a partir dos 14 anos. Onda Livre
Colaboração: Mário Carvalho

Sem comentários: