sábado, 4 de abril de 2009

Governo negligente na linha do Tua

O Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT) acusa o Ministério das Obras Públicas de incompetência, negligência e má-fé.
Tudo porque o prazo estipulado para a reabertura da linha do Tua (31 de Março) já terminou e a via-férrea continua encerrada.
Esta semana, a secretária de estado dos transportes admitiu que é preciso esperar por uma decisão sobre a barragem do Tua.
O Movimento considera que se está perante um caso de má-fé que já ultrapassou todos os limites da razoabilidade.
Se garantiram que a linha ía estar pronta em Março, depois de mais seis meses de inactividade e de ter estado dez meses encerrada, foi tempo mais do que suficiente para ter todas as intervenções possíveis” refere Daniel Conde, do MCLT acrescentando que “depois de já ter havido um estudo profundo em 2000 e outro depois do acidente de 2007 quanto mais tempo vamos ter a linha encerrada?” questiona. “Estamos à mercê de promessas vãs” considera.
Apesar disso Daniel Conde acredita que a linha pode sobreviver. “Até ao lavar dos cestos é vindima” refere. “O próprio estudo de impacte ambiental conclui de forma categórica que esta barragem vais ser um desastre para a região a nível de emprego, turismo, mobilidade e vai agravar a desertificação” salienta.
Daniel Conde diz ainda que o empreendimento “não vai criar emprego porque os trabalhadores vêm de fora e os empreiteiros têm sede fora da região”.
Além disso, considera que a barragem é um perigo porque vai ser construída numa zona de troço de influência de ruptura de barragem.
Brigantia
Colaboração: Mário Carvalho

Sem comentários: