segunda-feira, 20 de abril de 2009

Empresário quer trazer 5 mil filipinos a partir de 2010

Exequiel Sabarillo, empresário filipino radicado em Madrid, quer trazer ao Douro cinco mil turistas do seu país natal, a partir de 2010. Objectivo anunciado no final de uma acção de prospecção na região.
O administrador do maior operador turístico das Filipinas veio de Espanha conhecer a região que é Património Mundial desde 2001. A Turismo do Douro, através do seu presidente António Martinho, mostrou-lhe as principais potencialidades e prometeu-lhe algum apoio de modo a que o plano do empresário vá avante
. (...) Rádio Ansiães

3 comentários:

mario carvalho disse...

tvi 24

Tua: metro de Mirandela faz ultimato à CP
A empresa não tem mais condições para continuar a suportar os custos na linha do Tua
Por: Redacção /TG | 20-04-2009 17: 13
Vote 12345Resultado 12345 votos0 comentários O Conselho de Administração do Metro de Mirandela deu esta segunda-feira um prazo de 30 dias para a CP decidir se assume os custos do transporte na linha do Tua, caso contrário a empresa transmontana deixa de assegurar o serviço, informou a Lusa.

O presidente do Metropolitano de Superfície de Mirandela, José Silvano, diz que a empresa não tem mais condições para continuar a suportar os custos com nove funcionários e três carruagens.

Responsabilidade da CP

Há oito meses que a linha está encerrada na maior parte da sua extensão, entre o Cachão e o Tua, algo que o Conselho de Administração (CA) do Metro entende ser da «exclusiva responsabilidade» da CP.

A empresa esperava pela reabertura até 31 de Março, de acordo com o que ficou estabelecido pela tutela, depois do acidente de 22 de Agosto, que provocou um morto e dezenas de feridos.

O Metro de Mirandela faz o transporte ao serviço da CP, que comparticipa com 124.550 euros os custos anuais, que, segundo José Silvano rondam os 250 mil euros.

De acordo com o responsável, o município de Mirandela, sócio maioritário do metro, tem que «entrar com seis mil euros mensais», uma despesa que não está mais disposto a suportar.

Pode haver despedimentos

A CP tem 30 dias para responder à proposta do CA do Metro e, caso não assuma os custos totais operacionais, a empresa vai denunciar o contrato e proceder à reestruturação do Metro, de que é também sócia a CP, embora minoritária.

Silvano diz que pode «haver mesmo despedimentos» nessa reestruturação que implicará redução de pessoal e de material, com a venda de algumas das três carruagens.

O Metro continuará a fazer apenas o percurso entre o Cachão e Mirandela, de que é concessionário directo e que será também o único troço não afectado pela barragem de Foz Tua.

Futuro da linha depende da barragem

A construção da hidroeléctrica, que pode submergir a maior parte dos menos de 60 quilómetros da linha, está dependente da Declaração de Impacto Ambiental, prevista para os próximos dias.

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paulo Vitorino, já fez saber que o futuro da linha depende dessa decisão sobre a barragem.

Nos últimos dois anos, a circulação esteve suspensa na ferrovia por largos períodos devido à sucessão de quatro acidentes com outras tantas vítimas mortais.

A Agência Lusa tentou obter um comentário junto da CP sobre esta matéria mas não foi possível obter uma resposta em tempo útil.

Anónimo disse...

Pode ser que tambem fique com as piscinas de carrazeda! pois seria um bom envestimento para este senhor, pois a camara como pode aguentar tal despeza, gasta mais num mes a piscina em gas, do que as escola b2e3 num ano. incrivel nao é!?

Anónimo disse...

Sabe senhor comentarista, do dia 20/04 das 18:35, se não houvesse piscina, a Câmara não fazia nada e todos os Concelhos limitrofes têm e nós não, já diz o velho ditado "Preso por ter cão e preso por não ter".
Manuela