terça-feira, 25 de setembro de 2007

Património Arqueológico do Concelho de Carrazeda de Ansiães

Um livro que inventariaria e também sintetiza um processo de quatro anos de investigação no monumental castelo e vila amuralhada de Ansiães, concelho de Carrazeda de Ansiães. Na sua nota de abertura é assim apresentado pelos autores: "Esta publicação apenas coalha e sintetiza os resultados de um projecto de investigação que no pretérito ano de 1998 foi lançado sob a égide do GEHVID (Grupo de Estudos de História da Viticultura Duriense e do Vinho do Porto), com sede na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e que contou com o apoio da autarquia de Carrazeda de Ansiães.
Desde essa altura e até 2002 a pacatez do Castelo via-se invadida durante o mês de Julho por um variado grupo de jovens locais e tantos outros oriundos de diferentes universidades portuguesas e espanholas que com o seu trabalho voluntarioso e empenhado permitiram que esta obra fosse possível. A todos eles a nossa sincera gratidão."
Sob o queimor de um cálido sol, como aquele que tisnava em agressivo rubro os rostos dos nossos jovens colaboradores, o subsolo do Castelo de Ansiães foi sendo escarafunchado numa morosa cadência, tão lenta e compassada que só a paciência do arqueólogo é capaz de suportar.
Desse metódico remexer da terra e da convivência com as gentes, com o território e com a paisagem, fomos extraindo algumas pistas, rajos de vidas e preciosas esquírolas documentais que aqui se apresentam como peças dispersas do complexo puzzle onde se exara a história desta, para nós dilecta, “Terra de Ansiães”.
Este livro é também um livro de sentires. Um livro de afeições que contém amplos resquícios de saudade de todos aqueles que sabem e que desde sempre souberam receber quem por bem chegar.
Por tudo isso, não quisemos esta publicação hermética, e muito menos a concebemos exclusivamente direccionada a qualquer agremiação de investigadores em Arqueologia; projectámo-la aberta, partilhável, simples e o mais elucidativa possível.
Património Arqueológico do Concelho de Carrazeda de Ansiães é um livro de divulgação que tem como único objectivo testemunhar a riqueza arqueológica de um concelho com excelentes potencialidades de desenvolvimento económico e social pela via turística, e onde o Património Arqueológico poderá encabeçar a lista das sinergias locais que no futuro integrarão o progresso que toda a região transmontana merece e que Carrazeda de Ansiães impreterivelmente haverá de abraçar."
Autores: António Luis Pereira e Isabel Alexandra Justo Lopes
Edição: Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães

Sem comentários: