quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Heliquê?

A maioria dos autarcas do distrito de Bragança não tem a mínima ideia do que é preciso para cumprir o acordo estabelecido com a Administração Regional de Saúde, para ter um heliponto a funcionar em Janeiro. Nove câmaras têm de assegurar esse local de aterragem para o helicóptero que deverá ficar estacionado em Macedo de Cavaleiros, com o objectivo de acudir ás situações de emergência médica. Só a base para a aeronave, em Macedo de Cavaleiros, parece estar assegurada e legalizada junto do Insituto Nacional de Aviação Civil (INAC).
O protocolo assinado pelas câmaras de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta. Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vimioso, Vinhais e Vila Flor visa assegurar um ponto para o socorro e transporte nestes concelhos que ficam sem Urgência e não têm hospital. A partir de 1 de Janeiro de 2008 o Ministério da Saúde compromete-se a colocar em Macedo de Cavaleiros um helicóptero SIV. As autarquias devem disponibilizar helipontos junto dos centros de saúde, para proceder à evacuação de doentes graves, de dia ou de noite, contudo, é especificado o que é um heliponto. Os presidentes de câmara alegam não saber o que se trata e acrescentam que também não foram contactados nesse sentido. O único que assegura ter todas as estruturas operacionais e certificadas pelo INAC é o de Macedo de Cavaleiros.(...)
Em Carrazeda de Ansiães e Freixo de Espada à Cinta, o campo de futebol é no imediato a solução para receber os helicópteros. (...) RBA

Sem comentários: