domingo, 16 de setembro de 2007

Daqui e dali... Rui Guerra

Saúde
Hoje falo-vos sobre saúde. Um dia perguntaram ao Dalai Lama… “o que mais te surpreende na humanidade? "E ele respondeu: - "Os homens… Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde."
Na verdade todos ambicionámos, fortuna, amor e outros bens terrenos. A sociedade actual, cria no ser humano necessidades dispensáveis e dum imediatismo incrível. Esquecemos relegamos para segundo plano, o bem precioso que é a saúde.
Uma ou duas vezes por ano, desloco-me com uma pessoa amiga, a uma unidade hospitalar do Porto. Durante a espera, vou deambulando pelos corredores, cruzando-me com rostos de gentes de todas as idades. Cansado, acabo por me sentar ao lado de doentes em situação de espera. Então aí e duma forma mais atenta, dou comigo a olhar bem fundo, cada um desses rostos, tentando entender o que dizem, a sua linguagem, as suas preocupações e angústias. Na verdade descubro facilmente um traço comum em todos esses rostos. Há entre outros aspectos um que é comum a todos, um semblante de TRISTEZA- lábios colados, pálpebras pesadas, quase fechadas sobre os olhos, que falam em silêncio, onde se lê quais janelas do coração, das preocupações, ansiedade e incertezas, que lhes vão no mais intimo da sua alma.
E vendo esses rostos assustados, penso como seria bom médicos e enfermeiros nada terem que fazer. Por tudo isto e no meio de tantas e tão tristes noticias, que ás vezes recebemos, no que à saúde respeita, não resisto dizer: felizes os que têm saúde, porque quantas vezes não têm noção do bem único que têm.
E quantas vezes e a cada minuto que passa, os horizontes humanos, apenas valorizam a meta bem estar material, somente, quando a saúde nos foge é que lhe damos o verdadeiro valor. Aí sim relegamos então para 2º ou 3º plano, os bens materiais e valores supérfluos, que as Tvs, ou revistas cor de rosa nos vendem diariamente.
Aproveito este espaço, para deixar um apelo aos que tenham por perto amigo ou familiar doente, para que sejam pacientes (sem pieguice), compreensivos e amigos, porque quantas vezes, o apoio amigo e sincero é fundamental na sua recuperação.
Deixo-vos ainda um pensamento, a que me agarro muitas vezes, “é bom ter saúde para ganhar durante o dia e saúde para o gastar à noite”, ou seja saúde para trabalhar e saúde para o gastar e viver dia a dia, sem maiores horizontes.
Felizes os que assim vivem mas com saúde quanto baste!
Caros leitores passem bem e com muita saúde! É o que vos desejo.

Rui Guerra (Do programa Tribuna Livre, emitido semanalmente na Rádio Ansiães)

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom amigo Rui.
Espero que a tua vontade não esvaeça para que possamos alertar dos males que nos rodeiam a todo o momento.
Temos de ter FORÇA, FÉ, e LUTAR contra quem de direito definiu as alterações ao quadro da saúde.
Saudações Desportivas.
Carlos Fernandes.

Anónimo disse...

Mais uma vez obrigado amigo Carlos pela força que encontras para ti e sobrando sempre alguma para os demais-para quem precisa!
Para mim é sempre reconfortante encontra-te por aqui e a mexer como é teu timbre.Um grande abraço e saude para ti e para os teus.
Rui Guerra