segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Daqui e dali... Carlos Fernandes

Natação na Terceira Idade


O Verão está de partida e com ele as Piscinas Municipais Descobertas encerraram as suas portas, resta porém o consolo da breve abertura das Piscinas Municipais Cobertas.
Assim;
é necessário que tome, ou retome a actividade física aquática para que os seus músculos não percam a sua flexibilidade.
E nomeio aqui o Idoso.
Não se esqueça de primeiro passar no seu médico de família para que este possa fazer um diagnostico do estado do seu organismo.
A natação é uma excelente actividade física recomendada para a terceira idade devido aos altos benefícios que acarreta, devidamente orientada.
Diz Victo Rodrigues Matsudo que "A natação ajuda a prevenir problemas de coluna vertebral, distúrbios nas grandes articulações e facilita a recuperação da flexibilidade em pessoas idosas." , bem como integra-as na vida activa social.
É urgente que se medite, que se elabore, que se ponha em acção um Programa de Apoio ao Idoso da Nossa Autarquia, que terá como objectivos fomentar a ocupação saudável do idoso através da realização de actividades recreativas, culturais, convívios desportivos, aulas de hidroginástica, minimizando assim o seu isolamento.
Envelhecer com sucesso exige um planeamento reflectido. A experiência de se tornar idoso é um processo Físico-mental. A qualidade do nosso desempenho em relação à idade é importante para cada um de nós no decurso de toda a nossa vida.
Este é o melhor caminho para proporcionar o bem-estar de todos e integrá-los – aos idosos, com outras pessoas, preenchendo o seu tempo livre de forma activa e criativa.
O idoso não pode ser tratado como inválido, mas sim como pessoa capaz de se auto amparar.
Carlos Fernandes.

6 comentários:

Anónimo disse...

Magnífico amigo Carlos.
Mais uma vez, "meteu o dedo na ferida bem aberta".
Gostei do artigo, assim como de outros da sua autoria que tenho lido e digo-lhe que deve ser uma pessoa que se preocupa com a actividade física, nomeadamente a dos idosos. Só gostava que outros como o amigo pudessem ser sensíveis a este problema que nos preocupa, - A Actividade Física dos Idosos.
Continue com a sua luta.
Boas braçadas por esses lados.
Um amigo de ocasião.

Anónimo disse...

Tarefa árdua a de fazer que os idosos actuais de Carrazeda adiram.Não estamos a lidar com idosos citadinos mas com idosos rurais. Mas há que tentar.

Anónimo disse...

Amigo J.L.M.:
Porque não? Será que os idosos citadinos terão mais direito que os rurais?
Penso que não.
Só espero que as aulas surjam e possam dar o prazer, e alegria a esta Juventude de também ela poder praticar natação, e não só, devidamente orientada, é claro.
Um abraço amigo
Carlos Fernandes.

Anónimo disse...

O problema não está numa questão de direitos: é claro que os direitos são os mesmos. Mas será que os actuais idosos do concelho de Carrazeda estão preparados para uma actividade tão fora dos seus hábitos de vida?

Anónimo disse...

Eu percebi a sua ideia, mas deixe que lhe diga, que tudo vai da forma como o eventual projecto – Natação Para Idosos, possa ser apresentado.
Provavelmente já ouviu falar dos Passeio Pedestre em Carrazeda. Pois note, que no primeiro começamos com 40 participantes e neste último passamos para os 150 caminhantes. Que me diz a estes valores? Tudo vai da forma como os projectos são elaborados, da forma como são divulgados, bem como são dirigidos.
Um abraço amigo.
Carlos Fernandes

Anónimo disse...

Só me resta desejar que a campanha em relação aos idosos tenha êxito.