terça-feira, 18 de setembro de 2007

100 milhões até 2013 para turismo na região Norte

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) vai disponibilizar, entre 2008 e 2013, 100 milhões de euros para a criação e desenvolvimento de uma região de turismo do Norte.
A verba será proveniente dos fundos comunitários, através do Plano Operacional Norte, devendo, nas próximas semanas, ser divulgadas as condições de acesso e os critérios de selecção das candidaturas ao projecto que Carlos Lage, presidente da CCDRN, considera "piloto". O objectivo é que o Norte do país seja "uma das regiões de maior crescimento turístico nos próximos anos". (...)

Douro é prioritário
O Douro foi identificado como pólo turístico prioritário no Plano Estratégico Nacional de Turismo. Está definido um plano de desenvolvimento turístico para o Vale do Douro para 2007-2013 e há também o programa PITER Douro, que representa mais de 60 milhões de euros de investimento privado. Paralelamente, Carlos Lage, da CCDRN, admite que "uma parte significativa" da verba consagrada no plano para a criação de uma região de turismo do Norte será, justamente, destinada ao desenvolvimento do turismo no Vale do Douro. "A ideia é transformá-lo num pólo turístico de projecção internacional, fazendo do turismo uma alavanca para o desenvolvimento sócio-económico da região". O Douro possui seis dos dez produtos considerados cruciais para atingir esta meta gastronomia e vinho, touring cultural e paisagístico, estâncias de saúde e bem estar, turismo de natureza e património histórico-cultural. Eduardo Pinto in JN

1 comentário:

Anónimo disse...

já estou a ver o nosso Primeiro a fazer novamente promessas para as Termas de S. Lourenço... a barragem já era.