domingo, 8 de novembro de 2009

Metade do azeite consumido em Portugal vem de Espanha

Quase metade do azeite consumido pelos portugueses vem de Espanha, segundo dados fornecidos pelo presidente da Federação Nacional do Azeite (FENAZEITE), Aníbal Martins.
Portugal importa entre 40 mil a 50 mil toneladas de azeite da vizinha Espanha, quando o seu consumo total se situa nas 95 mil toneladas, correspondentes a um valor próximo dos 285 milhões de euros.
O presidente da FENAZEITE referiu que “apesar de o nosso país importar ainda entre 40 mil a 50 mil toneladas (de um volume total de 80 mil a 90 mil toneladas), dentro de três, quatro anos Portugal será seguramente auto-suficiente”. Essa auto-suficiência justifica-se com o facto de os olivais que foram recentemente plantados estarem “em plena produção daqui a quatro anos”.
Espanha, que representa quase 95 por cento do volume total das importações do sector, é o principal investidor em Portugal neste tipo de indústria agrícola.
O investimento em Portugal é “essencialmente espanhol, principalmente no Alentejo: Beja, Serpa e Ferreira do Alentejo”, revelou Aníbal Martins acrescentando que esta região “vai ser o centro de gravidade da olivicultura nos próximos anos”. (...)


Colheita apenas cai em Trás-os-Montes relativamente a 2008
Das três principais regiões de olivicultura em Portugal, apenas Trás-os-Montes prevê uma quebra na produção relativamente a 2008.
(...) Público

3 comentários:

Anónimo disse...

O de Portugal encontra-se nas talhas por vender. Que País...

Anónimo disse...

Pois caro amigo...
O problema é mesmo esse "encontra-se nas talhas..."
Os espanhois vendem o azeite devidamente embalado, rotulado etc. etc, porque há quem aproveite os projectos e há quem compra grandes jeep's!
E a propósito, os espanhois andam por aí a comprar as nossas talhas... para exposição e para lembrar o passado!
Jaime Silva tinha razão...

Ateu em forma de Azeiteiro.

Anónimo disse...

Mas também temos de fazer jus a todos os produtores de azeite,alguns deles aí da região, que produzem azeite de excelente qualidade, devidamente embalado e acondicionado, sem ser em talhas,e que certamente, muitos de vós não conhece, valoriza ou ajuda a escoar o seu produto. Pelo contrário, são bem capazes de optar pelo azeite de Espanha.Mas como soe dizer-se, ninguém é profeta na sua própria terra.Ditado ancestral que em pleno sec.XXI, bem podia começar de se inverter.