terça-feira, 3 de novembro de 2009

Carrazeda de Ansiães só tem água para um mês

Apesar de ter chovido nas últimas semanas, ainda não foi o suficiente para afastar os fantasmas da possível falta de água em alguns concelhos transmontanos. Carrazeda de Ansiães é a situação mais preocupante.
Na região de Trás-os-Montes e Alto Douro têm vindo a ser crónicos os problemas de abastecimento público de água durante o Verão nos concelhos de Bragança e Vimioso, sendo que no primeiro há muito que a solução foi encontrada: a construção da barragem de Veiguinhas. Só que o projecto tem esbarrado em consecutivos chumbos ambientais. A insuficiência da barragem da Serra Serrada tem obrigado ao recurso a outras captações locais para suprir as necessidade em várias aldeias, nomeadamente durante o período de permanência dos emigrantes.
Em Vimioso, durante o Estio deste ano foi necessário que os bombeiros de Bragança transportassem para lá, em seis camiões cisterna, 350 mil litros de água diários. E tudo porque não existia capacidade para reservar água nos rios que atravessam o concelho e que no Verão secam: Angueira, Maçãs e Sabor. Neste momento, a situação está normalizada.
Nos restantes concelhos da região não se vislumbram problemas de abastecimento de água no imediato, tal como o JN apurou, sendo que o caso mais complicado é o de Carrazeda de Ansiães. A barragem da Fontelonga está a dar as últimas e a situação transformou-se no primeiro dossiê a ser tratado pelo novo presidente da Câmara, José Luís Correia, que tomou posse do cargo no sábado.
"É uma situação que me preocupa muito e por isso terei de falar com o responsável da empresa Águas de Carrazeda para ver como vai ser resolvida, porque não quero que falte água à população do meu concelho", adiantou, ao JN. De resto, considera que "já deviam ter sido adoptadas medidas de prevenção", até porque, noutros anos, "com a barragem numa situação mais favorável, elas foram tomadas".
O autarca frisa que, neste momento, há água suficiente para abastecer o concelho "durante um mês, o que é muito preocupante". Informação confirmada por Francisco Morais, administrador da Águas de Carrazeda, empresa privada que explora e gere o abastecimento público de água e a rede de saneamento no concelho, uma concessão que vai até 2031.
O responsável adianta que "estão já a ser equacionadas medidas no âmbito dos planos de contingência adoptados em 2005 e 2006", mas a empresa também deverá avançar para "soluções alternativas", que Francisco Morais não explicou, preferindo aguardar por uma reunião com o novo presidente da Câmara. Entende, porém, que o facto de, em termos de histórico, Novembro e Dezembro serem meses de consumos mais baixos, é importante para não acelerar o esgotamento da barragem.
Em algumas aldeias vão manter-se em funcionamento captações locais que, com o devido tratamento, garantem o abastecimento às populações e poupam o que resta da albufeira da Fontelonga. Estas alternativas mantiveram-se activas depois do susto do Verão de há quatro anos, em que a ruptura no abastecimento esteve eminente. Desde então, foi feito o desvio da ribeira de Belver para a barragem, que ajudou ao aprovisionamento durante o passado Inverno. Não fosse isso, há muito que o concelho de Carrazeda estaria a braços com problemas de água. JN

12 comentários:

Anónimo disse...

Seria o ponto certo para fazer uma limpeza de fundo á barragem, uma limpeza até a cota, em seguida limpar tudo na zona envolvente.
Só lá existe lixo e bichos, é nojento !!

Anónimo disse...

Aí está uma herança, das muitas más, deixada pelo anterior Presidente da Câmara que não quis saber se a populaçao do Concelho tinha água ou não.Ele já sabia há muito tempo que não havia água, mas deixou este embróglio para o novo Presidente.

Anónimo disse...

É lamentável, profundamnte lamentável que o que o eis presidente fez a este concelho!
Tudo tem limites, mas esta questão das águas, barragem, abastecimento, Empresa de Águas,contrato que rege o abastecimento etc,atinge os limites do inaceitável e do incompreensível!
Só asneiras que nos empobrecem e faz de nós autênticos tolos!
Gostava de ouvir o que vai na alma do actual Presidente da Câmara e da maioria que o sustentará no poder!
Gostava de ouvir o Senhor Faustino e o Senhor Nuno do CDS!

Anónimo disse...

Acho estranho o nosso emérito joranlista só agora depois da tomada de posse se lembrar da falta de água no concelho de Carrazeda... Será que foi alguma Pitoniza que lhe ditou a notícia??

Anónimo disse...

O problema da limpeza de fundo agora é que acabaria com a pouca água existente e lá se ia o mês que falta para ela acabar.

Temos que compreender que o nosso concelho, ou melhor, as reservas de água do concelho estão exclusivamente dependentes da chuva. Como podemos ver todos os canais que abastecem a albufeira estão completamente secos desde à muito.

Por muito que as pessoas se esforcem não hã volta a dar ou chove muito e depressa ou acaba a agua na grande parte do concelho.

A solução tem que passar sempre por uma adução proveniente de um rio, mas isso custa milhões de euros e a nossa autarquia não tem dinheiro nem para pagar aos funcionário no final do mês.

Anónimo disse...

Todos nós temos culpa: toda a gente vê a barragem sem água, as ruas por limpar, os buracos nos passeios, as ferragens da propaganda política que já deviam estar arrumadas, a Praça dos Combatentes sem luz, as casas de banho públicas uma miséria pegada, a Zona envolvente do cemitério uma desgraça etc.etc.

Ninguém diz nada, por isso somos todos culpados !!!

Anónimo disse...

Abastecimento de água - A batata quente na mão do actual Presidente deixada por um incompetente. As funcioanarias dapiscina estao a limpar tudo para abrirem as portas ao publico, penso que o Presidente não deixará que abram a piscina, caso contrário começa muito mal.

mario carvalho disse...

parabéns ao último anónimo

a culpa não é deste nem daquele principalmente quando fomos nós que os escolhemos

a culpa é de todos e para resolver o problema é tão simples... :

-" que cada um faça a sua parte"

Anónimo disse...

Os canais que abastecem a barragem estaram mesmo secos????Sim porque as barragens dos diversos pomares na zona estão cheias....será que os canais estão secos ou as águas retidas ou desviadas????!!!!!Os Aquíferos não secam de um momento para o outro...o lameiro que desce de Belver corre água, quem passa na estrada vem o manto de água...porque motivo as águas deixaram de chegar???è um facto que a vegetação envolvento terá de ser limpa, mas só essa vegetação não "bebe" a água que corre por lá.....
Barragens manilhadas, poços e poços a ser abertos sem controle depois dá nisto...Até pode que os lençois friáticos estejam fracos, mas não quero crer que seja apneas isso..

Um desconfiado...

Anónimo disse...

QUERES VER QUE AGORA ACULPA E DO POBRE DO AGRICULTOR ?????????
MEU CARO AMIGO O QUE DEVERIA SER FEITO 'OU MELHOR JA DEVERIA ESTAR FEITO ,ERA UMA BARRAGEM DE ABASTECIMENTO DOS VARIOS POMARES UM INESTIMENTO UNICO QUE POUPARIA MUITOS DOS NOSSOS IMPOSTOS MAL GASTOS E POR SUA VEZ AJUDAVA A NOSSA AGRICULTURA

Anónimo disse...

Eu acho que ñ se devia fazer nada, deixar morrer tudo a sede....LOL

Anónimo disse...

Mais uma corda no pescoço do nobre e novo Presidente da Câmara. O Sr. Presidente é capaz de levantar este Concelho, contando com a ajuda de todos os Municipes.