segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dois socialistas e um independente na Mesa da Assembleia Municipal

A nova Mesa da Assembleia Municipal de Carrazeda de Ansiães é composta por dois eleitos do PS (João Lima, presidente, e Hélder Rodrigues, segundo secretário) e um da candidatura independente (Carlos Pires, primeiro secretário).
As duas forças apresentaram-se a votação juntas numa mesma lista, contra a da coligação PSD-CDS/PP que venceu as eleições no concelho para a Câmara e para a Assembleia Municipal.
Mas apesar da vitória, a coligação não tem maioria nos dois órgãos, o que acabará por criar dificuldades ao executivo camarário para fazer passar as suas propostas.
De qualquer forma, o próximo Plano e Orçamento deverá ser aprovado na Assembleia Municipal, pois o novo presidente da Mesa, João Lima, apelou aos deputados da oposição para “deixar trabalhar a Câmara, pelo menos no início”. Considerou que “seria muito complicado” estar a travar, numa fase inicial, o trabalho do executivo.
Para além disso, João Lima pretende que a nova Assembleia Municipal, com muitas caras novas, possa ser mais participativa do que o que tem sido até agora. O anterior presidente da Mesa, Rui Moreira, do PSD, tentou-o, mas não conseguiu. “Fui uma das tristezas que o dr Rui Moreira levou consigo, não ter conseguido que a Assembleia fosse aquilo que ele pretendia: Mais participação e mais diálogo”, notou, desejando que os actuais deputados possa participar mais.
O presidente da Mesa pediu ainda à Câmara que sejam garantidas melhores condições à Assembleia Municipal, nomeadamente um gabinete próprio nos Paços do Concelho, para que “os papéis não andem em cima das secretárias” e para que “haja sempre alguém com quem falar para resolver qualquer problema”.
João Lima ficou com a garantia do presidente da Câmara, José Luís Correia, de que vai ter em atenção as suas reivindicações, mas quanto ao espaço onde se realizam as reuniões daquele órgão – actualmente o auditório do Centro de Apoio Rural – não poderá ser alterado, por não existir outro melhor. Pelo menos até ser aberto o Centro Cívico. Eduardo Pinto, JN

2 comentários:

Anónimo disse...

Assim é que é a verdadeira democracia, Quando todos lutaram por um propósito, juntam-se para o conseguir. O Dr. Rui Moreira teve aquilo que mereceu. Deixou-se manipular por Eugénio de Castro e os representantes do povo mostraram-lhe o cartãovermelho. Muitos parabéns aos novos membros da Assembleia e que juntos lutem por um melhor Concelho.
PSD

Anónimo disse...

Sou PSD, mas quero aqui parabelizar o novo Presidente da Assembleia Municipal. Bom mandato e muitas felicidades Sr. João Lima.
Toninho