quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Concessão do Douro Interior em risco

As obras do IP2 e do IC5 podem parar dentro de um mês.
É o próprio presidente da Mota-Engil quem o admite.
Em entrevista à SIC, António Mota ameaça parar as obras na concessão do Douro Interior devido à falta do visto ao contrato por parte do Tribunal de Contas.
O presidente da empresa sublinha que sem o visto, só tem dinheiro para apenas mais um mês de trabalhos.
Face a esta recusa, quando o dinheiro acabar, as obras terão de ser suspensas pois só temos dinheiro para mais um mês de obras” afirma António Mota, acrescentando que “o risco está todo do lado dos empreiteiros e do Estado”.
O presidente da Mota-Engil estima que o travão do Tribunal de Contas aos contratos das novas auto-estradas ameace milhares de empregos.
São cerca de 72 mil, segundo António Mota.
Estamos a falar de uma possibilidade de gerar, nos próximos dois anos, 72 mil empregos e que podem pôr em causa este factor importante para o país” refere.
Recorde-se que o Tribunal de Contas não deu visto prévio aos contratos das auto-estradas do Douro Interior, Transmontana e do Alentejo.
A Mota-Engil tem a concessão do Douro Interior que inclui o IP2 e o IC5. Brigantia

8 comentários:

Anónimo disse...

Há quem pretenda os tribunais metidos em tudo(tribunal de contas e os outros)e a consequência é que nem é feita justiça nem(o que é pior)são feitas as obras.
E mesmo quanto à corrupção,em medida controlada,é de tolerar.De contrário,nada se faz.
Em grande medida,tem consequências piores a justiça(pelo menos,a portuguesa)do que as injustiças.

Anónimo disse...

Querem ver que mais uma vêz os TRANSMONTANOS foram enganados,pelo menos é o que parece estar a acontecer com a construção do IP2 e do IC5.Porque nos tratam de forma tão diminuida?.
Se TRÁS-OS-MONTES é a unica região com mais dificil acessso aos grandes Centros, não tem um km de Auto-Estrada e nem mesmo assim tem direito aos dois Itinerários Principais que lhe foram prometidos.SRS Politicos responsáveis pelas promessas deixem que lhes diga mas não passam de uma cambada de aldravões.Queriam ir outra vêz para o POLEIRO e agora que já lá estão dão o bico ao prego e os TRANSMONTANOS que se lixem.
POR FAVOR TENHAM VERGONHA NESSA CARA QUE DE DESPREZO JÁ BASTA E AINDA POR CIMA O SR PRIMEIRO MINISTRO É TRANSMONTANO,EU SE FOSSE A ELE NUNCA MAIS DIZIA QUE PERTENCIA A TRÁS-OS-MONTES.
UMA TRASMONTANA DE GEMA.

Anónimo disse...

O comentarista das 17:26 deveria estar contra quem está e esteve sempre contra o IC5 e IP2, (as tais grandes obras como dizia Manuela F. Leite) e não contra quem está a favor delas e está a tentar tudo para ultrapassar as dificuldades que vão surgindo, não se sabendo quem estará por detrás delas. Aqui anda mãozinha da reaça...

Anónimo disse...

A comunidade científica internacional tem proposto que se retire o Prémio Nobel ao médico português Egas Moniz porque considera que o trabalho que o fez ganhar tal distinção, afinal de contas, é prejudicial à saúde. Será que se estas obras não forem para a frente também vão retirar a medalha a Mota Andrade?

Anónimo disse...

O Anónimo anterior está enganado. Eu sou a favor dessas obras,só não comprendo como se podem adjudicar obras desta envergadura sem que todos os passos a dar tenham sido dados.Por favor não me fale da Dra FERREIRA LEITE que até me dá nauseas.Só acho estranho que se tenham iniciado AS OBRAS sem o visto do TRIBUNAL DE CONTAS E ESTE venha agora dar o seu parecer negativo.
Seja como fôr que houve falhas houve,se aqui como o anónimo diz anda mãozinha reacionária isso são palavras suas, se sabe de quem é essa mãozinha queira dizê-lo,minha não é concerteza uma vêz que sou a favor das ditas obras E TENHO CONSCIÊNCIA QUE ESSAS OBRAS SERIAM UMA MAIS VALIA PARA O NOSSO CONCELHO AO FACILITAREM AS DESLOCAÇÕES DO INTERIOR PARA O LITORAL E VICE-VERSA.PORQUE SERÁ QUE A PARTIR DAS AMENDOEIRAS EM FLOR E ATÉ FINAL DO VERÃO SE FORMOS A MIRANDELA NOS CRUZAMOS COM DEZENAS DE AUTOCARROS E ESSES APENAS SE FICAM POR VILA FLOR MONCORVO VILA NOVA DE FOZ-CÔA ETC. AO CONTRÁRIO DE CARRAZEDA QUE NÃO VÊMOS UM SÓ. A DIFERENÇA É QUE ELES TÊM UMA BOA VIA QUE OS LEVA DO IP4 A VILA FLOR,O MESMO SE PASSA COM O REGRESSO.
ORA SE NÓS TIVESSEMOS O IC5, COM TODA A CERTEZA QUE ELES PODERIAM PASSAR POR CARRAZEDA E ASSIM DAR-LHE OUTRA VIDA,CONHECER OS NOSSOS PRODUTOS E VISITAR OS LOCAIS DE INTERESSE QUE POSSUÍMOS.
ENQUANTO PERMANECERMOS ISOLADOS PODE CRER QUE NINGUÉM NOS VISITA.
ESPERO QUE TENHA FICADO ESCLARECIDO.

Anónimo disse...

GOSTAVA DE PERGUNTAR AOS SRS DEPUTADOS ELEITOS PELO CICLO DE BRAGANÇA O QUE É QUE ESTÃO A FAZER NO PARLAMENTO,É PARA DEFENDEREM O DISTRITO E FAZEREM VALER OS SEUS DIREITOS, OU É APENAS PARA SE PAVONEAREM PELOS CORREDORES DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA?.

Anónimo disse...

desde que não lhe tirem o tacho

Anónimo disse...

“Estamos a falar de uma possibilidade de gerar, nos próximos dois anos, 72 mil empregos e que podem pôr em causa este factor importante para o país”
O Sr. António como empresário que é, visa o lucro da sua empresa, objectivo primeiro de qualquer actividade empresarial o que é legítimo. O que ele não diz, é que ganhou o concurso por ter proposto um preço baixo. O Tribunal de Contas ao dia de hoje sabe que a empresa do Sr. António vai argumentar sobrecustos (derrapagem técnica) para a execução da obra(situação normal com as obras do estado neste País).
Eu como Carrezedense o que quero é melhores vias de comunicação, e espero que o TC execute o seu papel.
No meio de tudo isto os nossos eleitos assobiam para o ar na expectativa de se consolarem com as migalhas da mesa de jantar do Sr. António que pagarão a próxima campanha eleitoral, que nós iremos justificar com o nosso voto!
É A VIDA