segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Projecto inovador quer potenciar a linha do Tua e levar o comboio ao Azibo

Um projecto de dinamização turística do Vale do Tua a partir da linha ferroviária foi premiado num concurso nacional de empreendedorismo, entre mais de 700 participantes.
O projecto aponta para um possível reaproveitamento da linha até Bragança, com ligação à Puebla de Sanábria, na vizinha Espanha, capitalizando tudo o que existe a nível de recursos turísticos para os aglomerar num só produto regional para o vale do Tua.
O autor do projecto, Daniel Conde, ligado ao Movimento Cívico pela Linha do Tua, está disposto a sensibilizar os autarcas da região para poder aplicar este projecto agora premiado.
O projecto de Daniel Conde foi premiado com o terceiro lugar no concurso “Realiza o teu sonho” promovido pela associação Acredita Portugal.
O membro do Movimento Cívico da Linha do Tua confessa que inicialmente não estava à espera desta distinção.
Foi um concurso que durou meses e nas primeiras fases não estava à espera de chegar tão longe, porque é um concurso nacional. Mas à medida que o concurso foi avançando, ganhei legítimas esperanças de chegar ao pódio.”
Daniel Conde refere que a sua principal motivação para participar neste concurso foi a de tentar sensibilizar o poder local para a importância da linha e do vale do Tua e o seu potencial para desenvolver toda a região.
O autor do projecto explica que a sua tese consiste em congregar todos os recursos turísticos à volta do Vale do Tua, tendo como fundamental o comboio na linha do Tua.
O centro do projecto são comboios turísticos, do Tua a Mirandela, mas que não seja um comboio para descarregar pessoas do Tua em Mirandela. Vai parando pela região e parando para oferecer o que de melhor a região tem, oferecendo actividades ao chegar a Mirandela. Mais um comboio mais pequeno, charter, para apanhar as pessoas que aproveitam o rio” para actividades radicais.
No entender de Daniel Conde, a possível construção da barragem de Foz-Tua e a consequente submersão de parte da linha compromete o projecto turístico mas não o deita por terra.
Daniel Conde considera que, mais importante, é partir já para o terreno, congregar esforços e aproveitar as oportunidades.
Entre as iniciativas apresentadas, está uma que prevê a reabertura da linha entre Mirandela e Vale da Porca, com ligação até à Praia do Azibo por uma via com apenas 60 centímetros de largura.
Para concretizar o projecto prevê que sejam necessários seis milhões de euros que poderão ser suportados pelos municípios envolvidos, cujos autarcas vai tentar sensibilizar.
Num cenário em que o Estado não comparticiparia com nada, custaria às câmaras três milhões de euros.”
Daniel Conde vai contar com a ajuda do prémio alcançado que prevê uma compensação monetária na ordem dos cinco mil euros, a par com 13 mil euros em serviços, publicidade online, serviços de gestão de relação com os media e serviços jurídicos.
A par disso, o jovem empreendedor partiu já para o terreno para tentar estabelecer parcerias com outras entidades.
CIR/Brigantia

3 comentários:

mario carvalho disse...

O jóvens têm ideias e trabalham

os Bacocos, primeiro destroem e depois sendo eleitos deputados dizem que não vale a pena transportar cabazes de laranjas e transmontanos...

Parabéns Daniel

mario

Anónimo disse...

Este mario deve ser uma inteligência!
Pena é que não contemos com ele para uma forte presença coloquial e colegial, por exemplo no Futebol de Carrazeda ou Câmara Municipal!

mario carvalho disse...

Obrigado anónimo

o meu objectivo não é o futebol nem a Camara... o meu objectivo é , como Carrazedense, defender um património que nos foi legado com muitos sacríficios pelos nossos antepassados.. A LINHA DO TUA..

qUAL É O SEU?