sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cidadãos criam outro movimento para defender manutenção da linha do Tua

Há mais um movimento de cidadãos a defender a linha do Tua.
Nasceu esta semana na aldeia de Codeçais, concelho de Carrazeda de Ansiães, e pretende despertar consciências para a defesa da ferrovia que ficará irremediavelmente inutilizada se avançar a construção de uma barragem na foz do rio Tua.
Graciela Nunes é uma das principais dinamizadoras deste movimento e explica que esta iniciativa “surge por este vai e vem de incertezas”. “Temos a memória colectiva. Há pessoas que choram porque a linha se vai embora” refere. “Em todo o mundo os comboios históricos são acarinhados. Porque é que nós não o devemos fazer?” questiona.
Graciela Nunes acrescenta que a causa já tem mais de uma centena de apoiantes em Codeçais e nas aldeias vizinhas, mas o objectivo é que continue a crescer.
Armando Azevedo está também na linha da frente deste novo movimento e assegura que não quer ver a linha morrer.
Passei nesta linha desde muito pequenino e até trabalhei nela. Dói-me ver o estado em que ela se encontra e assim não pode continuar” afirma. “Faço um apelo aos nosso representantes políticos para que olhem a sério para esta linha porque ela merece ser restaurada e continuar até Puebla de Sanábria” salienta.
Maria Dulce, Armanda Ferreira e Manuel Ferreira são outros aderentes ao movimento, mas enquanto elas defendem acerrimamente a reabertura da linha do Tua, ele começa a ter dúvidas que tal venha a acontecer.
Eu não sei se a barragem vai para a frente ou não mas acredito que quando uma casa fecha já não volta a abrir” considera Manuel Ferreira.
Maria Dulce diz que viajou muito na linha “para Mirandela, Bragança e para o Porto quando o meu pai estava doente por isso digo que tem de ser aberta”. Já Armanda Ferreira que tem “amigos no Luxemburgo que conhecem a linha acham que é uma pena fechar e por isso devem voltar a abri-la”.
Está formalizado o Movimento de Cidadãos em Defesa da Linha do Tua, nascido em Codeçais, Carrazeda de Ansiães.
Já tem mais de uma centena de aderentes e promete preparar várias acções para cumprir os seus objectivos.
CIR/Brigantia

1 comentário:

mario carvalho disse...

Obrigado Rui pela divulgação

Foi sempre um grande defensor do Património de Carrazeda que conhece como poucos e da linha do tua

Temos que defender o que cá está e que tem muito valor..

para nós e para todos e... faz a diferença


Apoiem a campanha de assinaturas a favor da linha.. aqui ninguém é contra nada,,,

Não metam a política partidária no meio disto por favor,, aqui a política é a honra e o prestígio dos carrazedenses , como guardiões na defesa dos valores ancestrais contra os interesses mesquinhos

esta é a hora da viragem... Todos unidos..para que se possa demonstrar aos buricratas que sabem carregar no interruptor da luz .. mas não sabem onde fica carrazeda... conheço .. é próximo de Nova YorK?--

abraço

mario