quinta-feira, 5 de agosto de 2010

País - Três incêndios activos, vento é um problema no combate às chamas - RTP Noticias, Áudio
A noite não trouxe descanso aos bombeiros que combatem o fogo no norte do país. Esta manhã são três os incêndios por dominar. O fogo perto de Formigueiro no concelho de Terras de Bouro, Braga, já arde há mais de 24 horas. Estão lá 88 bombeiros, 22 veículos e três meios aéreos. No distrito de Bragança o fogo de Milhais, concelho de Mirandela, já foi dominado. Mas o incêndio em Marzagão, Carrazeda de Ansiães, está a dar mais trabalho. O comandante distrital de Bragança, Carlos Alves, diz que o vento pode vir a ser um problema.

15 comentários:

Anónimo disse...

mais um ano e as coisas continuam iguais. tem que haver sempre um grande incendio em carrazeda....para quando um engenheiro florestal na nossa camara, sera assim tão dificil por o chamado gtf a funcionar?

Anónimo disse...

Os BOMBEIROS são uns HERÓIS eles merecem de todos nós o maior respeito.Aqueles que têm as mãos criminosas que dão origem aos fogos esquecem-se que esses HOMENS dão o seu melhor,põem em risco as suas vidas e o futuro das suas famílias para defenderem voluntáriamente o que é do próximo.
Para todos eles o meu voto de LOUVOR E AGRADECIMENTO.
L FERNANDES.

Anónimo disse...

Os Bombeiros, são homens e mulheres com H. e M. bem grande.
Os meus agradecimentos pela coragem e desempenho.
Orgulho-me de vocês. mj

Anónimo disse...

O sr. anonimo das 9:18 deve pensar que o GTF faz milagres, limpe é os seus terrenos ou de familiares e vai ver que assim é mais facil, ou quer que seja a câmara a limpar?

Anónimo disse...

Isso de voluntário tem que se lhe diga...

Anónimo disse...

o sr. anonimo das 12:42, se não nada daquilo que fala sobre os gtf's, não venha para aqui dizer coisas sem fundamento. é que os gtf's têm a cervem para isso mesmo que o senhor me mandou fazer, se voce não limpar os seus terrenos os gtf´'s podem mandar limpa-los e depois apresentar-lhe a fatura do serviço efectuado. leia as normas dos gt´'s e depois comente.

Unknown disse...

Porque é que ainda tanta gente vê tudo dividido entre bons(bombeiros)e maus(incendiários)?
Se o problema dos incêndios fosse assim tão simples,julgo que já estaria resolvido há muito tempo.
Nem os bombeiros devem ser vistos como heróis(devem é saber alguma coisa do que estão a fazer e não devem correr riscos estúpidos só para os termos como heróis)nem podemos ver incendiários por todo o lado.
Há sim que ver que tudo está votado ao abandono e que quantos mais anos houver sem incêndios mais pavorosos eles serão quando acontecerem.
Há sítios onde é impossível limpar(por exemplo,os lugares por onde este ano as chamas andaram,montes de Marzagão,Campelos,Lavandeira) e há outros lugares que deviam estar limpos(perto das casas),sob pena de severas multas por desleixo.
Temos de estudar cada caso e,depois, tomar as medidas possíveis.
Mais um engenheiro,por si só, não vai resolver grande coisa,embora ajude a estudar as soluções possíveis.
Os incêndios,nos tempos que correm(de abandono dos terrenos),são um problema com o qual há que conviver da melhor maneira possível mas que não têm solução definitiva - muito longe disso.
JLM

Anónimo disse...

Tudo o que se vê e não se sabe fazer parece muito fácil.

GTF - Eng pode haver; será que trabalha de borla?

Bombeiros - Honra lhe seja feita. Quanto ao Sr. que coloca o voluntariado em questão e o seu trabalho, já se dirigiu à Corporação de Carrazeda fazer a sua inscrição para pertencer e engrossar aquela corporação?

Quanto à questão do porquê de um grande incêndio todos os Anos na Carrazeda? A resposta já foi dada: "limpe é os seus terrenos ou de familiares e vai ver que assim é mais fácil".

Anónimo disse...

Será que ar que todos respiramos e que a floresta nos presenteia com ele diáriamente tambem deveria destinar-se apenas aos proprietarios das florestas? talvez possa estar aqui uma fonte de receita para os proprietarios florestais? os que não têm floresta pagassem uma quota para aqueles que as têm ( e que coitados nem para tratar de pomares ou vinhas têm pessoal, andam todos a receber formação aí na vila ou têm rendimento minimo e não precisam de trabalhar) podessem com esse dinheiro contratar mao de obra estrangeira ( cá não hà) para limpar a floresta.
É evidente que não queremos que a Cãmara nos limpe as matas, pois se assim fosse saberiamos à partida que nunca seriam limpas, a fama de bons trabalhadores já ultrapassou fronteiras.

Anónimo disse...

O Decreto-Lei nº 124/2006, de 14.01estabelece as medidas e acções estruturais e operacionais relativas à prevenção e protecção das florestas contra incendios. Mas por desconhecimento ou desleixo não é cumprida... nem pelas Entidades Públicas ! Não há informação, não há prevenção, não há limpeza das florestas, nem tão pouco limpeza de caminhos agrícolas e florestais. Não se exige nem se cumpre ! E todos os anos se repete o ditado " só se lembram de Santa Bárbara quando vem a trovoada ". A Protecção Civil deve funcionar 365 dias, o que não acontece... funciona quando cai a casa... e não é da melhor forma. Mas enfim.... resta-nos a fé e a esperança: um dia vamos mudar mentalidades e evoluir. Que Deus nos ajude !

Anónimo disse...

Se ser voluntário tem muito que se lhe diga então não tenha medo e explique-se,para que afinal é ser voluntário.

Anónimo disse...

Ser "voluntário" é: reformar-me mais cedo e quando me reformo abandono os bombeiros?

Anónimo disse...

Sr. GTF ainda acredita no regresso do D. Sebastião, basta por o tico e o teco a funcionar e pode chegar à conclusão que essas medidas são impossiveis, já reparou que em grande numero de terrenos abandonados tem k entregar a factura na campa?
Se só Carrazeda não tem GTF porque razão arde em todo o pais?
Não seja teorico como lhe disse passe á acção

Anónimo disse...

Na verdade ser voluntário "tem muito que se lhe diga"...... é ser diferente de quem nem os próprios bens protege..... é sempre esquecer a máxima " nós, nós, depois nós e só depois os outros... os outros se houver segurança para nós ".... mas, infelizmente, o voluntário, entenda-se bombeiro voluntário, contínua a ajudar, a salvar, a proteger, muitas vezes sabe Deus a que custo, para que alguém esteja super-contente a fazer comentários tão tristes.... e ao anónimo de 10.agosto.2010 - 10:01 eu respondo : "pergunta estúpida resposta inútil! Passe bem....

Anónimo disse...

Se ser Bombeiro é assim tão bom e dá tantas regalias porque não vão inscrever-se para serem Bombeiros.
Depois vão enfrentar também todas as tragédias a que os BOMBEIROS estão sujeitos.Acha o anónimo que o reformarem-se mais cedo recompensa os perigos a que eles enfrentam,nomeadamente a própria morte?.
L.C.