segunda-feira, 2 de agosto de 2010

FARPA arrancou ameaçado pela crise

Em Pombal de Ansiães começou este fim-de-semana o FARPA. Um festival de artes que já vai na 13ª edição e que este ano tem dez dias de actividades diversas.
A Associação de Pombal de Ansiães, que organiza o FARPA, promete não o deixar morrer, apesar das dificuldades de financiamento por causa da crise:
Todos os anos debatemo-nos com esse problema mas arranjamos forças há última da hora para fazer o festival. Este ano as instituições atrasaram-se um bocadinho a darem-nos alguma parte do dinheiro. Algum até nem veio mas temos a certeza que as candidaturas foram deferidas”, explicou Fernanda Cardoso, a presidente da Associação de Pombal de Ansiães, que não quer deixar acabar o FARPA porque nesta aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães o teatro faz parte da vida da população há muitas décadas.
Casimiro Calvário é um dos actores de antigamente. Pensa que o festival deve continuar a fazer parte dos eventos da freguesia, embora pense que a adesão popular já foi maior:
O festival deve continuar até porque dá nome à freguesia. Mas devia ser só há noite, durante o dia as actividades são poucas. No princípio era melhor do que agora. Agora as pessoas já não aderem tanto.” Fernanda Cardoso concorda que a juventude nem sempre adere como seria desejável:
Acho que os jovens andam um bocadinho perdidos, preferem os cafés. Preferem o teatro do que música. Para trazer os músicos chamativos para os jovens pedem-nos muito dinheiro”, explica.
A 13ª edição do Festival de Artes FARPA, que vai decorrer até o próximo dia nove de Agosto, apresenta muito teatro, concertos musicais, poesia, pintura, danças, workshops, entre outras actividades.
CIR/Brigantia

3 comentários:

BM disse...

Parabens para as gentes de Pombal. Uma aldeia sempre em movimento. Parabens aos corpos gerentes da ARCPA uma juventudo dinâmica e trabalhadora que sabe o que quer e o que faz.

Anónimo disse...

Parabéns a organizqação do evento só é pena a escolha do grupo musical de sexta feira dia 6...vai ser a desilusão total, com uma banda que nada toca...
Mais valia a banda do vilarinho.
Querem apostar?

Anónimo disse...

O pior é que a associação precisa de ajuda para as despesas com largo e tudo aquilo e parece que ningém ajuda nada!
Diz que pediram muito mas nada?
Festas e larpadeira todos querem mas depois os que estão lá que se virem e revirem.