segunda-feira, 26 de julho de 2010

EDP já lançou concurso para construção da barragem de Foz Tua

A EDP anunciou já o lançamento do concurso para a construção da barragem do Tua, entre Carrazeda de Ansiães e Alijó.
O projecto representa um investimento de 300 milhões de euros e deverá criar de quatro mil empregos directos e indirectos.
Até ao próximo mês de Outubro, a EDP vai receber as propostas dos interessados na construção do aproveitamento hidroeléctrico.

A adjudicação deverá ocorrer até ao final deste ano, mas nunca antes de o Governo aprovar o Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução, o chamado RECAPE. Neste documento é explicado o conjunto de medidas de compensação que a eléctrica está obrigada a assegurar pela Declaração de Impacte Ambiental, emitida no passado mês de Maio, nomeadamente uma alternativa à linha ferroviária do Tua, que ainda está a ser estudada, e a criação de uma agência de desenvolvimento regional.
Apesar disso a EDP prevê que as obras de construção da barragem do Tua possam arrancar ainda no final do ano em curso, devendo a empreitada ficar concluída no início de 2015.
O novo empreendimento será constituído por uma barragem em betão, do tipo abóbada, por uma central subterrânea em poço e terá uma potência total de 263 Megawatt, prevendo-se uma produção bruta anual de 619 Gigawatt por hora.
A Brigantia procurou já ouvir José Silvano, presidente da câmara de Mirandela e uma das vozes mais ferozes contra a construção desta barragem.
Mas o autarca da cidade do Tua declarou que ainda está a analisar o RECAPE, prometendo uma reacção durante os próximos dias. No entanto, diz não entender “como se lança um concurso sem o resultado do parecer”. Mesmo assim, sublinha que tem “de estudar melhor o dossier” antes de se pronunciar. CIR/Brigantia

1 comentário:

J.Pinto disse...

Atenção! A EDP "anunciou o lançamento" mas ainda não lançou o concurso.
Antes disso há uma série de situações a resolver, nomeadamente as contrapartidas e solução para a Linha do Tua.