sexta-feira, 5 de março de 2010

Barragem do Tua já causa prejuízos em Carrazeda de Ansiães

O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães diz que a barragem do Tua, já está a causar prejuízos ao concelho. José Luís Correia entende que se não fosse a barragem o desenvolvimento das Termas de São Lourenço poderia estar mais avançado.

Segundo o que alegava o Executivo anterior, que não investia nas Caldas de S. Lourenço pelo facto de ter sido anunciada a construção do aproveitamento hidroeléctrico do Vale do Tua, já estamos a perder pelo facto de se ter parado esse investimento, tendo mesmo a câmara pedido um empréstimo de cerca de um milhão de euros que não aplicou”, explica, garantindo que o dinheiro foi devolvido.
A autarquia acaba de adquirir um balneário para instalar no São Lourenço, de modo a que possa ter algum uso durante o próximo Verão.
José Luís Correia tem visitado as termas na companhia de especialistas e espera, com a sua ajuda, desenvolver o processo para a recuperação do local.
Admite que se não se faz nada enquanto há dinheiro comunitário do QREN, depois será bem mais difícil reabilitar o local.
Entretanto, o empreiteiro responsável pela construção das piscinas cobertas de Carrazeda já está a tratar de corrigir as deficiências que impediram a sua reabertura após o Verão.
Estão a avaliar as deficiências para proceder à respectiva correcção”, sublinha.
O autarca de Carrazeda não consegue, apesar de tudo, prever uma data para a reabertura das piscinas cobertas, equipamento com três anos que tem estado encerrado para corrigir deficiências técnicas. CIR /Rádio Brigantia

14 comentários:

Hugo Guimarães disse...

é isso mesmo presidente! vamos começar a travar a barragem antes que ela comece a travar o actual e potencial turismo.

Anónimo disse...

O prejuízo da barragem não se medirá somente neste episódio, nem num futuro pagamento de baixos valores (a título de "compensação") às autarquias: O prejuízo da barragem é a sua existência, e como ainda não está construída, era bom que TODOS se unissem contra esse atentado ao património e ao desenvolvimento dessa região que foi abençoada com um vale e rio únicos e com uma linha de comboio que deve preservar, não no âmbito de uma museologia ao ar livre, mas numa perspectiva de movimento e futuro, rumo a Espanha, como espinha dorsal de uma mobilidade que tanta falta faz.

Anónimo disse...

Parabéns Senhor Presidente pela coragem de colocar o dedo na frida! Ainda estamos a tempo de impedir a construção da barragem. Força!

Cristina

Anónimo disse...

Quando sabemos por onde andemos e quando temos um objectivo deve-se analisar, planear e definir as metas para implementar as soluções encontradas.
Mesmo mos projectos complexos, transversais e sujeitos a imponderáveis, é essencial que se abram as colunas de riscos e oportunidades que identificam as ameaças que importam evitar e as outras que têm potencial para se transportar em oportunidades.
Não aplicar estas regras simples que nos ajudam a descobrir os pontos fortes e fracos dos nossos projectos é meio-caminho andado para o fracasso.
Desprezar o planeamento e abandonar as fases de desenvolvimento e teste, preferindo a implementação incompleta, é um tiro no escuro sujeito a provocar a morte por ricochete de quem dispara a arma.

Isto aplica-se a quase tudo na vida, podem acreditar. mj

Paulo disse...

Força senhor Presidente. Lute contra a barragem. Lute pela Linha do Tua. Lute por uma mobilidade sustentável em Trás-os-Montes. Lute por um produto turístico único, como é o caso da Linha e do Vale do Tua.

Paulo Fonseca

Anónimo disse...

Parabéns Sr.Presidente !
O interesse económico não se pode sobrepor ao Povo.

Anónimo disse...

Que se saiba, o Plano de Pormenor para o S. Lourenço já foi aprovado em Assembleia Municipal realizada no Pombal, há cerca de 2 anos. E nesse plano já se contemplava a quota máxima da barragem. Logo não se entende porque é que a Câmara durante este tempo todo esteve parada e não fez nada pelo S. Lourenço. Então a Assembleia até foi generosa e aprovou-lhe tudo o que quiseram. De que estão à espera? Se a barragem vier, que venha, porque à quota a que serão construidas as infra-estruturas do S.Lourenço, a barragem não afecta nada, bem pelo contrário até beneficia com aquele lençol de água onde até se pode colocar um repuxo, como o do Gama em Mirandela. Ou acham que Mirandela é mais do que Carrazeda? Então destruam o açude de Mirandela a ver se gostam!

Anónimo disse...

Este Senhor é um verdadeiro PRESIDENTE, parabéns e obrigado a quem o apoiou, pois será o futuro de todos os carrazedenses.
Um simpatizante

Anónimo disse...

se o presidente mobilizar a população a população responderá. o sr. silvano conseguiu. conseguirá o zé luis?

J.Pinto disse...

Essa barragem, se for construída será uma agressão bárbara ao Douro Vinhateiro património mundial e à região, que nenhumas compensações monetárias poderão mitigar.
Com coragem e determinação, esse projecto deve ser combatido em favor de projectos que tragam desenvolvimento e empregos para fixar a população e valorizar a região, como os produtos regionais de alta qualidade, o turismo, as termas, etc.
A destruição da Linha do Tua será um prejuízo comparável para Carrazeda com a enxurrada no Funchal, peça-se a solidariedade do País!

José Neves disse...

Ainda bem que os carrazedenses estão conscientes da brutalidade com que a barragem marcará para sempre uma paisagem única.Se todos estivermos conscientes da inutilidade deste atentado de betão ao Douro histórico,então seguramente a barragem não será levada avante.

mario carvalho disse...

Barragem do sabor... destruição... crime ... incúria

http://arquivo.faroldeideias.com/arquivo_farol/index.php?programa=Documentarios

Barragem do sabor... destruição... crime ... incúria

http://arquivo.faroldeideias.com/arquivo_farol/index.php?programa=Documentarios
__._,_.___

permito-me colocar mais uma opinião de um grande amigo e defensor de um património unico, que muitos conhecem:

Magnífico trabalho!

Poderemos vir a salvar o Tua antes de ter de dar lugar a uma reportagem destas, tirando daqui lições?

Cumprimentos amigos do Arménio Ramires
.............

cumprimentos ao José Neves

Tantas pessoas ilustres de Codeçais
contra o crime que pretendem levar a cabo,...

Espero que não seja um filho de Codeçais ... o Carrasco a executar a sentença

Vejam o filme sobre o sabor e ouçam o grito

Ouçam o grito de aflição da linha do tua e todo um vale com milhões de anos...ouçam os vossos pais e avós.. todos gritam por socorro enquanto vão mutilando , destruindo e na eminencia de morte por afogamento................................

Não continuem indiferentemente surdos e covardes... como os responsáveis pela criança de Mirandela e ... depois de tudo consumado ,,, vêm os de fora criticar.. fazer debates e palestras sobre responsabilidades e sobre o atrazo dos transmontanos...enquanto vendem as fotografias, videos e livros da linha e do vale do tua àqueeles que os recebem com o que têm de melhor...

BASTA... REAJAM!!!!

Anónimo disse...

Finalmente temos um Presidente a sério

mario carvalho disse...

Vale a pena seguir o processo das barragens do Tamega...

A Estratégia dos Oportunistas e vigaristas é exactamente a mesma que ludribiou os autarcas e outros "ingénius" do Vale do Tua

embora já com outra consciencia civica e com a experiencia adquirida dos srs de gravata que vendem electricos(aquelas casas que andam como os comboios e que levam um pu às costas)

http://poramarantesembarragens.blogspot.com/

http://www.amarante.tv/

Sejamos solidários com outros para que eles sejam connosco