quinta-feira, 18 de março de 2010

100 mil vão limpar este sábado as florestas portuguesas

«Sabemos que são milhares de toneladas de lixo, entre 70 a 100 mil», disse ao SOL Rui Cardoso, engenheiro informático de 49 anos e um dos coordenadores distritais do projecto ‘Limpar Portugal’ (PLP) – que arranca sábado em todo o país com uma meta inédita e ambiciosa: erradicar as lixeiras ilegais depositadas em espaços verdes (matas e florestas) e também nas praias.
A organização calcula que mais de 100 mil voluntários estarão mobilizados sábado para eliminar cerca de 12 mil lixeiras já sinalizadas de Norte a Sul.
A ideia desta iniciativa surgiu em Junho do ano passado, quando três amigos (Paulo Pimentel, Rui Marinho e Nuno Mendes), inspirados numa iniciativa idêntica realizada na Estónia, lançaram o repto à sociedade e criaram o site oficial.
Em Setembro, meteram mãos à obra e, passados seis meses, já reuniram quase 50 mil inscrições e conquistaram apoios de alto gabarito. Caso do Presidente da República, Cavaco Silva, que participará numa acção de limpeza em Sintra, e também do Governoa Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, vai estar na Marinha Grande, e o Secretário de Estado, Humberto Rosa, escolheu o concelho de Proença-a-Nova. Quanto ao primeiro-ministro, José Sócrates, aguarda-se confirmação.
A Igreja Católica também não ficou à margem: o Arcebispo Primaz de Braga e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, apoiaram formalmente a iniciativa. Outro parceiro-chave foi o Exército português, que vai ceder militares, viaturas, equipamentos e materiais necessários ao transporte de resíduos. Mais recentemente, foi a vez da Autoridade Nacional de Protecção Civil se juntar ao grupo.
Sábado, quem não estiver inscrito no projecto também pode ajudar, comparecendo nos locais assinalados. É necessário levar luvas de casa, para protecção dos voluntários. Saiba mais no site oficial.
Sol

Sem comentários: